Postado em 12 de Setembro de 2019 às 11h13

Cinco fases do sono

Sono (64)
Se engana quem pensa que dormir é simplesmente fechar os olhos e desligar-se do mundo. Como já compartilhamos na matéria sobre o que o organismo faz enquanto dormimos, é sabido que ele continua trabalhando para nos preparar para um novo dia. E, nesse período que estamos descansando geralmente passamos por cinco ciclos de sono, que…

Se engana quem pensa que dormir é simplesmente fechar os olhos e desligar-se do mundo. Como já compartilhamos na matéria sobre o que o organismo faz enquanto dormimos, é sabido que ele continua trabalhando para nos preparar para um novo dia. E, nesse período que estamos descansando geralmente passamos por cinco ciclos de sono, que se repetem constantemente.
As primeiras quatro fases do sono são chamadas de NREM (iniciais em inglês das palavras Non Rapid Eye Movement ou Ausência de Movimento Rápido dos Olhos), até chegar ao REM (iniciais das palavras em inglês Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos).
Conforme explica a Fundação Nacional do Sono, o NREM dura 75% do tempo de nosso sono e caracteriza-se pela liberação do hormônio do crescimento em grandes quantidades. Nas pessoas adultas, o hormônio do crescimento é responsável pela recuperação da energia física do nosso corpo.
Após passar por essa etapa, chegamos ao REM. Nesta fase os olhos movimentam-se rapidamente e a atividade cerebral é intensa, igual a quando estamos acordados. A primeira fase do sono REM ocorre de 70 a 90 minutos após dormir e dura de 5 a 15 minutos. Em uma noite a pessoa passa por cerca de quatro ou cinco períodos de sono REM. Os primeiros períodos são mais curtos e vão alongando-se com a aproximação da madrugada.

Fases do sono:
1ª: A primeira fase do sono dura até cinco minutos. Ela funciona como um estado de transição entre a vigília e o sono leve. Somos facilmente acordados nesta fase.
2ª: A segunda fase do sono ainda é caracterizada como um estado de sono leve e dura entre 10 e 20 minutos.
3ª: A terceira fase já é o início do sono profundo. A atividade cerebral se torna mais lenta e o organismo começa a fazer a recuperação fisiológica. Este estágio dura cerca de 5 minutos.
4ª: A quarta fase é quando chegamos ao sono profundo. É muito difícil acordarmos neste ciclo e é quando o nosso organismo começa a produzir os hormônios de reparação de energias.
5ª: Aqui nós chegamos ao REM. Os olhos se movem rapidamente por baixo das pálpebras fechadas, porém o restante da musculatura do corpo permanece relaxada. Esse período de sono dura de cinco a 15 minutos e alonga-se conforme repetimos os cinco ciclos de sono.

Por fim, lembre-se de que para que esses ciclos aconteçam naturalmente e com qualidade, é importante recordar do tempo aconselhável que o nosso corpo precisa para descansar e de manter uma alimentação saudável aliada a prática de exercícios.

_________________________________________________________________

EKO’7

 

Veja também

INFLUÊNCIA DO TRAVESSEIRO NA SAÚDE DA SUA COLUNA07/06/21 Será que você está dormindo no travesseiro ideal? O seu travesseiro preferido pode não ser o indicado, o produto precisa corresponder a alguns requisitos para não prejudicar sua coluna. A falsa sensação de conforto, pode levar a lesões na coluna e trazer consequência para a vida toda.  A função do travesseiro é dar......
DISTÚRBIO FAZ PESSOAS ENVIAREM MENSAGENS DURANTE O SONO16/04/21 Acordou, conferiu o celular e viu que você mandou mensagens das quais não se lembra. Isso acontece, e tem até nome: "sleep texting", em tradução não literal: "mensagens de texto ao dormir". O......
Como escolher um colchão de qualidade?19/08/19 Para ter uma boa noite de sono, um colchão de qualidade faz toda a diferença. Mas, como saber qual é a melhor opção? Existem tantos modelos que fica difícil saber qual formato é o adequado para a nossa saúde. Pensando nisso, a dica primordial na hora de......

Voltar para Blog

categorias-noticias