Postado em 07 de Outubro de 2021 às 11h27

      Outubro Rosa por outro olhar: alimentação na prevenção ao câncer de mama

      Datas Comemorativas (39)

      A campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção ao câncer de mama já está bem disseminada e é reconhecida por todo o país. No ano passado, contamos um pouco sobre como esse movimento iniciou e ainda publicamos uma entrevista com a médica ginecologista, Cândice Bocaccio Sperb. Neste ano, vamos falar sobre a prevenção à doença por outra perspectiva, a da alimentação.

      O câncer de mama é sim uma doença possível de previnir, e nesse sentido, os alimentos consumidos podem ser grandes aliados. A alimentação é essencial uma vida saudável em todos os âmbitos, tudo começa com alimentos menos processados, os que preservam suas características naturais, tais como: feijão e arroz, que já fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros.

      De acordo com o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (Inca), os legumes, frutas, sementes e cereais integrais, fortalecem as defesas do corpo e auxiliam no funcionamento do intestino. Além disto, o Inca explica que os esses alimentos podem inibir a chegada de substâncias cancerígenas às células.

      Questões como a obesidade e excesso de gordura corporal, provocam alterações hormonais e uma condição inflamatória crônica que estimula a proliferação celular,  a apoptose reduzida, a instabilidade genômica e, como consequência, o desenvolvimento do tumor. Importante lembrar que a alimentação adequada, quando aliada ao exercício físico e boas noites de sono, formam o tripé da vida saudável, o que garante bons resultados para sua saúde.

      Riscos da má alimentação


      Aquelas guloseimas que fazem sucesso, como salgadinhos, bolachas de pacote, temperos prontos e outros, são vilões quando falamos em prevenção ao câncer de mama. O Inca alerta que, tais alimentos tem alto teor de açúcares, amidos, sódio ou gorduras, quando consumidos de forma assídua, favorecem o excesso de peso o que aumenta a chance de desenvolver pelo menos 12 tipos de câncer.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Junho vermelho: por mais doadores de sangue02/06/21 E se você pudesse salvar vidas? De acordo com matéria divulgada, em 2019, pelo Ministério da Saúde, cada bolsa de sangue doada, pode salvar até quatro vidas. Ou seja, se você se encaixa no perfil apto para doações, você pode sim, ser responsável por uma vida salva. Os dados apontam que cerca de 3,3 milhões de brasileiros são......
      SETEMBRO AMARELO: campanha busca previnir o suicídio03/09/21 A cada 45 minutos uma pessoa dá fim a própria vida no Brasil, o que representa cerca de 32 pessoas por dia. Os dados citados são do  Centro de Valorização da Vida (CVV), a associação é pioneira no......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias