Postado em 07 de Outubro às 11h27

Outubro Rosa por outro olhar: alimentação na prevenção ao câncer de mama

Datas Comemorativas (33)

A campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção ao câncer de mama já está bem disseminada e é reconhecida por todo o país. No ano passado, contamos um pouco sobre como esse movimento iniciou e ainda publicamos uma entrevista com a médica ginecologista, Cândice Bocaccio Sperb. Neste ano, vamos falar sobre a prevenção à doença por outra perspectiva, a da alimentação.

O câncer de mama é sim uma doença possível de previnir, e nesse sentido, os alimentos consumidos podem ser grandes aliados. A alimentação é essencial uma vida saudável em todos os âmbitos, tudo começa com alimentos menos processados, os que preservam suas características naturais, tais como: feijão e arroz, que já fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros.

De acordo com o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (Inca), os legumes, frutas, sementes e cereais integrais, fortalecem as defesas do corpo e auxiliam no funcionamento do intestino. Além disto, o Inca explica que os esses alimentos podem inibir a chegada de substâncias cancerígenas às células.

Questões como a obesidade e excesso de gordura corporal, provocam alterações hormonais e uma condição inflamatória crônica que estimula a proliferação celular,  a apoptose reduzida, a instabilidade genômica e, como consequência, o desenvolvimento do tumor. Importante lembrar que a alimentação adequada, quando aliada ao exercício físico e boas noites de sono, formam o tripé da vida saudável, o que garante bons resultados para sua saúde.

Riscos da má alimentação


Aquelas guloseimas que fazem sucesso, como salgadinhos, bolachas de pacote, temperos prontos e outros, são vilões quando falamos em prevenção ao câncer de mama. O Inca alerta que, tais alimentos tem alto teor de açúcares, amidos, sódio ou gorduras, quando consumidos de forma assídua, favorecem o excesso de peso o que aumenta a chance de desenvolver pelo menos 12 tipos de câncer.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA20/11/20 Há 17 anos, o Congresso Brasileiro aprovou uma lei federal para instituir o Dia da Consciência Negra. A data, 20 de novembro, é em homenagem ao líder guerreiro do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, que foi assassinado neste dia, no ano de 1695. Zumbi era símbolo de resistência e tem importância histórica na luta pela libertação de escravos.......
Outubro Rosa: atenção e cuidado com a saúde02/10/19 O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano no país. Causada pela multiplicação desordenada de células da mama, esse processo gera células anormais que se......
Uma doce data: a celebração da Páscoa em família21/04/19 A Páscoa é uma data especial, circundada por significados. Carrega o espírito da comunhão, momentos desfrutados de maneira coletiva e a partilha da empatia. Acima de qualquer crença, tem como objetivo a união familiar, através da renovação de laços afetivos e......

Voltar para Blog

categorias-noticias