Postado em 20 de Abril de 2017 às 18h34

      A importância da vacinação infantil

      Saúde (94)
      A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental. A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves.…

      A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental.

      A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves. Para garantir o fortalecimento do sistema imunológico é essencial que os intervalos recomendados entre as doses sejam seguidos pontualmente.

      Antes da vacinação é necessário conhecer um pouco mais sobre a criança a ser vacinada. É muito importante saber se faz uso de alguma medicação, se tem alergia a ovo, se teve febre ou gripe recente, por exemplo. Giseli explica que após a vacinação é comum a criança apresentar febre, porém os pais devem ficar atentos. Se os sintomas  persistirem por mais de 72 horas,  o médico pediatra deve ser consultado.

      Os calendários atualizados podem ser encontrados no site do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunologia. O calendário do Ministério da Saúde é utilizado na rede pública e os demais utilizados na rede privada.

      Na rede privada são encontradas vacinas diferenciadas, além daquelas encontradas na rede pública.

      Doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade do bebê com reforço nos 15 meses:

      • Hexavalente (DTPa+ Hib+ HB+IPV) essa vacina é acelular, em sua formulação tem a vacina poliomielite
      • Pneumocócica 13
      • Vacina oral rotavírus humano pentavalente

      Doses administradas aos 3, 5 e 7 meses de idade do bebê com reforço nos 12 meses:

      • Meningocócica ACWY
      • Meningocócica B

      Doses administradas aos 12 e 15 meses:

      • Febre amarela
      • Tetraviral

      Doses administradas aos 12 e 18 meses:

      • Hepatite A

      Dose administrada aos 4 anos:

      • Tetravalente (DTPa+ IPV)

      Vacina influenza quadrivalente licenciada a partir de 6 meses, administrada anualmente.

      Veja também

      Seu coração precisa de um sono tranquilo.28/05/20 Durante o sono nosso metabolismo desacelera para nos proporcionar descanso. O mesmo efeito acontece com o coração, quando o sistema nervoso auxilia no relaxamento do músculo cardíaco. Com isso, os batimentos ficam mais lentos, provocando uma queda temporária nos níveis da pressão arterial. Quando nos privamos desse momento ou dormimos mal, impedimos que o......
      Dieta na terceira idade: A importância das vitaminas e proteínas28/08/17 Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias