Postado em 20 de Abril de 2017 às 18h34

      A importância da vacinação infantil

      Saúde (94)
      A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental. A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves.…

      A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental.

      A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves. Para garantir o fortalecimento do sistema imunológico é essencial que os intervalos recomendados entre as doses sejam seguidos pontualmente.

      Antes da vacinação é necessário conhecer um pouco mais sobre a criança a ser vacinada. É muito importante saber se faz uso de alguma medicação, se tem alergia a ovo, se teve febre ou gripe recente, por exemplo. Giseli explica que após a vacinação é comum a criança apresentar febre, porém os pais devem ficar atentos. Se os sintomas  persistirem por mais de 72 horas,  o médico pediatra deve ser consultado.

      Os calendários atualizados podem ser encontrados no site do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunologia. O calendário do Ministério da Saúde é utilizado na rede pública e os demais utilizados na rede privada.

      Na rede privada são encontradas vacinas diferenciadas, além daquelas encontradas na rede pública.

      Doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade do bebê com reforço nos 15 meses:

      • Hexavalente (DTPa+ Hib+ HB+IPV) essa vacina é acelular, em sua formulação tem a vacina poliomielite
      • Pneumocócica 13
      • Vacina oral rotavírus humano pentavalente

      Doses administradas aos 3, 5 e 7 meses de idade do bebê com reforço nos 12 meses:

      • Meningocócica ACWY
      • Meningocócica B

      Doses administradas aos 12 e 15 meses:

      • Febre amarela
      • Tetraviral

      Doses administradas aos 12 e 18 meses:

      • Hepatite A

      Dose administrada aos 4 anos:

      • Tetravalente (DTPa+ IPV)

      Vacina influenza quadrivalente licenciada a partir de 6 meses, administrada anualmente.

      Veja também

      O cálculo do IMC é válido para todos?17/05/18 Ouvimos muito falar do cálculo do Índice do Massa Corporal (IMC). Quando vamos à academia pela primeira vez é comum que o educar físico nos pese e verifique nossa altura para calcular esse índice. Mas para que ele serve? Os números estão sempre corretos? O educador físico Felipe Saretta comenta que este método avaliativo foi…...
      Andar descalço faz bem à saúde14/11/18 Em algum momento da vida você já deve ter escutado a sua mãe ou pai falando a seguinte frase: ?Coloque o chinelo, não faz bem ficar descalço!?. Porém, isso não é bem verdade. O corpo humano tem uma conexão com a natureza desde o início dos tempos e o contato......
      Brasil teve aumento no consumo de bebidas alcoólicas17/02/21 Uma taça de vinho ou uma cerveja no almoço de domingo para muitas famílias brasileiras são como uma tradição. Com exceção dos casos onde a bebida alcoólica é consumida com......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias