Postado em 20 de Abril de 2017 às 18h34

A importância da vacinação infantil

Saúde (72)
A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental. A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves.…

A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental.

A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves. Para garantir o fortalecimento do sistema imunológico é essencial que os intervalos recomendados entre as doses sejam seguidos pontualmente.

Antes da vacinação é necessário conhecer um pouco mais sobre a criança a ser vacinada. É muito importante saber se faz uso de alguma medicação, se tem alergia a ovo, se teve febre ou gripe recente, por exemplo. Giseli explica que após a vacinação é comum a criança apresentar febre, porém os pais devem ficar atentos. Se os sintomas  persistirem por mais de 72 horas,  o médico pediatra deve ser consultado.

Os calendários atualizados podem ser encontrados no site do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunologia. O calendário do Ministério da Saúde é utilizado na rede pública e os demais utilizados na rede privada.

Na rede privada são encontradas vacinas diferenciadas, além daquelas encontradas na rede pública.

Doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade do bebê com reforço nos 15 meses:

  • Hexavalente (DTPa+ Hib+ HB+IPV) essa vacina é acelular, em sua formulação tem a vacina poliomielite
  • Pneumocócica 13
  • Vacina oral rotavírus humano pentavalente

Doses administradas aos 3, 5 e 7 meses de idade do bebê com reforço nos 12 meses:

  • Meningocócica ACWY
  • Meningocócica B

Doses administradas aos 12 e 15 meses:

  • Febre amarela
  • Tetraviral

Doses administradas aos 12 e 18 meses:

  • Hepatite A

Dose administrada aos 4 anos:

  • Tetravalente (DTPa+ IPV)

Vacina influenza quadrivalente licenciada a partir de 6 meses, administrada anualmente.

Veja também

Cansaço fora do normal? Doenças podem causar essa sensação21/05 Costumamos associar o cansaço com o excesso de trabalho, de tarefas domésticas, de atividades físicas ou até mesmo com uma noite mal dormida. Porém, quando essa sensação de fadiga persiste por vários dias consecutivos, pode ser um indicativo de que seu organismo não está muito bem. Quando isso acontece, é um sinal do surgimento de......
Testosterona: Você sabe o que é DAEM?02/11/17 A testosterona é um hormônio esteroide fundamental para o desenvolvimento e manutenção das características sexuais do homem. Participa crucialmente das funções de reprodução de seu organismo, e nas atribuições sexuais como a libido e as etapas de......
Gema do ovo faz mal?03/09/18 Falamos a pouco tempo atrás sobre os benefícios do consumo do ovo, suas vitaminas e minerais. Agora é hora de desvendar uma das maiores dúvidas que surge entre os adoradores deste alimento: a gema do ovo é ruim para nosso organismo? Devo comer apenas as......

Voltar para Blog

categorias-noticias