Postado em 20 de Abril de 2017 às 18h34

A importância da vacinação infantil

Saúde (88)
A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental. A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves.…

A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental.

A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves. Para garantir o fortalecimento do sistema imunológico é essencial que os intervalos recomendados entre as doses sejam seguidos pontualmente.

Antes da vacinação é necessário conhecer um pouco mais sobre a criança a ser vacinada. É muito importante saber se faz uso de alguma medicação, se tem alergia a ovo, se teve febre ou gripe recente, por exemplo. Giseli explica que após a vacinação é comum a criança apresentar febre, porém os pais devem ficar atentos. Se os sintomas  persistirem por mais de 72 horas,  o médico pediatra deve ser consultado.

Os calendários atualizados podem ser encontrados no site do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunologia. O calendário do Ministério da Saúde é utilizado na rede pública e os demais utilizados na rede privada.

Na rede privada são encontradas vacinas diferenciadas, além daquelas encontradas na rede pública.

Doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade do bebê com reforço nos 15 meses:

  • Hexavalente (DTPa+ Hib+ HB+IPV) essa vacina é acelular, em sua formulação tem a vacina poliomielite
  • Pneumocócica 13
  • Vacina oral rotavírus humano pentavalente

Doses administradas aos 3, 5 e 7 meses de idade do bebê com reforço nos 12 meses:

  • Meningocócica ACWY
  • Meningocócica B

Doses administradas aos 12 e 15 meses:

  • Febre amarela
  • Tetraviral

Doses administradas aos 12 e 18 meses:

  • Hepatite A

Dose administrada aos 4 anos:

  • Tetravalente (DTPa+ IPV)

Vacina influenza quadrivalente licenciada a partir de 6 meses, administrada anualmente.

Veja também

Você sofre de procrastinação noturna?12/08/20 Procrastinar causa insônia ou a procrastinação pode ser um resultado da insônia? Você sabe quem são os procrastinadores? São aqueles que adiam as responsabilidades do cotidiano. Segundo estudo publicado na revista científica Personality and Individual Differences, de Israel, as mesmas pessoas que adiam suas responsabilidades possuem problemas ao......
NOVEMBRO AZUL: sem medo, sem preconceito13/11/20 Uma das primeiras campanhas produzidas no Brasil, em relação a prevenção do câncer de próstata, foi realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, no ano de 2008. 12 anos se passaram, e o Novembro Azul......
Brotoeja e micose: doenças da coceira05/09/17 Brotoeja e micose são comuns nos meses mais quentes do ano. As duas são doenças de pele, porém causadas por motivos e com tratamentos diferentes. Um sintoma em comum é a coceira. Para a dermatologista, Luciane Cela, isso ocorre pois ambas provocam um processo......

Voltar para Blog

categorias-noticias