Postado em 20 de Abril de 2017 às 18h34

A importância da vacinação infantil

Saúde (82)
A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental. A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves.…

A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental.

A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de Pediatria (CIPED/Chapecó) explica que a vacinação é a forma mais segura de proteção contra doenças graves. Para garantir o fortalecimento do sistema imunológico é essencial que os intervalos recomendados entre as doses sejam seguidos pontualmente.

Antes da vacinação é necessário conhecer um pouco mais sobre a criança a ser vacinada. É muito importante saber se faz uso de alguma medicação, se tem alergia a ovo, se teve febre ou gripe recente, por exemplo. Giseli explica que após a vacinação é comum a criança apresentar febre, porém os pais devem ficar atentos. Se os sintomas  persistirem por mais de 72 horas,  o médico pediatra deve ser consultado.

Os calendários atualizados podem ser encontrados no site do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunologia. O calendário do Ministério da Saúde é utilizado na rede pública e os demais utilizados na rede privada.

Na rede privada são encontradas vacinas diferenciadas, além daquelas encontradas na rede pública.

Doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade do bebê com reforço nos 15 meses:

  • Hexavalente (DTPa+ Hib+ HB+IPV) essa vacina é acelular, em sua formulação tem a vacina poliomielite
  • Pneumocócica 13
  • Vacina oral rotavírus humano pentavalente

Doses administradas aos 3, 5 e 7 meses de idade do bebê com reforço nos 12 meses:

  • Meningocócica ACWY
  • Meningocócica B

Doses administradas aos 12 e 15 meses:

  • Febre amarela
  • Tetraviral

Doses administradas aos 12 e 18 meses:

  • Hepatite A

Dose administrada aos 4 anos:

  • Tetravalente (DTPa+ IPV)

Vacina influenza quadrivalente licenciada a partir de 6 meses, administrada anualmente.

Veja também

Dicas para prevenir osteoporose10/07/17 Estima-se que, mundialmente, 50% das mulheres e 20% dos homens com idade superior a 50 anos apresentará uma fratura por osteoporose durante a vida. A osteoporose começa com uma desordem esquelética caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea, predispondo risco maior de fraturas. Como qualquer outro tecido do nosso corpo, o osso é uma estrutura viva…...
Varizes27/03/17 Pernas e pés cansados, queimação e câimbras. Se você convive com estes problemas,   fique atento: os sintomas podem estar relacionados a varizes. Mais que um problema estético, estas veias dilatadas causam dor, desconforto e inchaço. Nosso convidado de hoje é......
Sem tabu: a importância da saúde mental29/01 A internet trouxe para o mundo milhares de oportunidades, entre tantas coisas, o fácil e rápido acesso à informação pode ser destacado. Centenas de sites de notícias e blogs foram criados, concedendo espaço......

Voltar para Blog

categorias-noticias