O mês de conscientização sobre o câncer de mama ganhou força nos últimos anos, mas você conhece a história por trás do Outubro Rosa? A campanha é internacional e visa auxiliar na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, através de consultas médicas frequentes, mamografia e autoexame.
Embora seja recente no Brasil, o movimento nasceu na década de 90, nos Estados Unidos. O seu início foi marcado por campanhas isoladas nos estados americanos, até ser reconhecido e aprovado pelo congresso do país. O laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for The Cure, e apareceu na primeira corrida pela cura, realizada na cidade de Nova York. Naquele dia os corredores utilizaram o laço durante todo o percurso, depois passou a ser distribuído em locais públicos e eventos.
Somente após 12 anos os brasileiros começaram a se envolver na campanha. Em outubro de 2002, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes rosa em alusão ao movimento. Demoraram mais alguns anos até que a campanha ganhasse força no Brasil. A partir de 2008 diversas cidades abraçaram a causa e passaram a realizar ações voltadas ao Outubro Rosa.
Índices do câncer de mama no Brasil
O Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), divulgou no ano passado um estudo sobre possíveis novos casos de câncer de mama no Brasil para 2020, segundo o INCA, a estimativa é de mais de 66 mil, o que representa 43,74 casos a cada 100 mil mulheres.
É a partir dos 40 anos que a incidência do câncer de mama tende a crescer, da mesma forma, a mortalidade também aumenta desta faixa etária em diante, a partir dos 60 anos o risco torna-se dez vezes maior. Nos casos com menos de 40 anos, a ocorrência de mortes é menor que dez a cada 100 mil mulheres, números que podem ser reduzidos com o diagnóstico precoce. Por isso queremos saber, você já fez o autoexame, ou foi ao médico este ano?