Postado em 02 de Outubro de 2020 às 16h33

OUTUBRO ROSA: conheça o objetivo e o início do movimento

Saúde (88)Datas Comemorativas (38)

O mês de conscientização sobre o câncer de mama ganhou força nos últimos anos, mas você conhece a história por trás do Outubro Rosa? A campanha é internacional e visa auxiliar na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, através de consultas médicas frequentes, mamografia e autoexame.

Embora seja recente no Brasil, o movimento nasceu na década de 90, nos Estados Unidos. O seu início foi marcado por campanhas isoladas nos estados americanos, até ser reconhecido e aprovado pelo congresso do país. O laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for The Cure, e apareceu na primeira corrida pela cura, realizada na cidade de Nova York. Naquele dia os corredores utilizaram o laço durante todo o percurso, depois passou a ser distribuído em locais públicos e eventos.

Somente após 12 anos os brasileiros começaram a se envolver na campanha. Em outubro de 2002, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes rosa em alusão ao movimento. Demoraram mais alguns anos até que a campanha ganhasse força no Brasil. A partir de 2008 diversas cidades abraçaram a causa e passaram a realizar ações voltadas ao Outubro Rosa.


Índices do câncer de mama no Brasil

O Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), divulgou no ano passado um estudo sobre possíveis novos casos de câncer de mama no Brasil para 2020, segundo o INCA, a estimativa é de mais de 66 mil, o que representa 43,74 casos a cada 100 mil mulheres.

É a partir dos 40 anos que a incidência do câncer de mama tende a crescer, da mesma forma, a mortalidade também aumenta desta faixa etária em diante, a partir dos 60 anos o risco torna-se dez vezes maior. Nos casos com menos de 40 anos, a ocorrência de mortes é menor que dez a cada 100 mil mulheres, números que podem ser reduzidos com o diagnóstico precoce. Por isso queremos saber, você já fez o autoexame, ou foi ao médico este ano?

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem04/11/19 Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.…...
Valorize seu sono e envelheça com mais saúde14/03/19 Com o slogan "Dormir Bem É Envelhecer com Saúde", os especialistas da Associação Brasileira do Sono (ABS), Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e Associação Brasileira de......
COMO EVITAR QUEDA AO LEVANTAR DA CAMA22/07/21 É possível que alguma vez você já tenha caído da cama, acontece com frequência na infância, mas pode ocorrer também com idosos, e nesta fase, os riscos da queda podem ser maiores. Observa-se que a partir......

Voltar para Blog

categorias-noticias