Postado em 02 de Outubro de 2020 às 16h33

OUTUBRO ROSA: conheça o objetivo e o início do movimento

Saúde (77)Datas Comemorativas (28)

O mês de conscientização sobre o câncer de mama ganhou força nos últimos anos, mas você conhece a história por trás do Outubro Rosa? A campanha é internacional e visa auxiliar na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, através de consultas médicas frequentes, mamografia e autoexame.

Embora seja recente no Brasil, o movimento nasceu na década de 90, nos Estados Unidos. O seu início foi marcado por campanhas isoladas nos estados americanos, até ser reconhecido e aprovado pelo congresso do país. O laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for The Cure, e apareceu na primeira corrida pela cura, realizada na cidade de Nova York. Naquele dia os corredores utilizaram o laço durante todo o percurso, depois passou a ser distribuído em locais públicos e eventos.

Somente após 12 anos os brasileiros começaram a se envolver na campanha. Em outubro de 2002, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes rosa em alusão ao movimento. Demoraram mais alguns anos até que a campanha ganhasse força no Brasil. A partir de 2008 diversas cidades abraçaram a causa e passaram a realizar ações voltadas ao Outubro Rosa.


Índices do câncer de mama no Brasil

O Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), divulgou no ano passado um estudo sobre possíveis novos casos de câncer de mama no Brasil para 2020, segundo o INCA, a estimativa é de mais de 66 mil, o que representa 43,74 casos a cada 100 mil mulheres.

É a partir dos 40 anos que a incidência do câncer de mama tende a crescer, da mesma forma, a mortalidade também aumenta desta faixa etária em diante, a partir dos 60 anos o risco torna-se dez vezes maior. Nos casos com menos de 40 anos, a ocorrência de mortes é menor que dez a cada 100 mil mulheres, números que podem ser reduzidos com o diagnóstico precoce. Por isso queremos saber, você já fez o autoexame, ou foi ao médico este ano?

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Seu pai merece Eko'729/07/19 Ser pai?! A figura paterna é construída no dia a dia, representa segurança, responsabilidade e comprometimento, é uma figura fundamental para o desenvolvimento emocional e social da criança. Nossa sociedade impõe o papel de pai e o papel de mãe. Da mãe, as condições de existir. Do pai, as possibilidades de viver em sociedade. Ser…...
Quais as frutas indicadas para diabéticos20/03/19 Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser......
Dia especial: O amor entre pai e filho13/08/17 Chegou um dia super especial. É dia de família reunida, muito amor, carinho, almoço surpresa e presentes, tudo para comemorar o Dia dos Pais. Para marcar esta data tão especial, convidamos a psicóloga Thaíse Kunzler que fala sobre um lindo tema: a relação......

Voltar para Blog

categorias-noticias