Postado em 27 de Abril às 11h57

ALIMENTOS ESTIMULAM A MELATONINA

Alimentação (52)

Já pensou em melhorar seu sono através da alimentação? Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revisou análises sobre o efeito dos alimentos ricos no hormônio do sono, a melatonina, e o resultado mostrou que é possível utilizar a comida para melhorar o sono. Conforme a pesquisa, alimentos como ovos, peixes, carne e leite apresentam melatonina, também constam na lista frutas, cereais, óleo, cerveja, vinho, pimenta, cereja e cogumelos.

Entre os citados, o leite e a cereja se destacam, mesmo sem saber exatamente a dosagem ideal a ser consumida, o que os pesquisadores afirmam é que ambos podem ser parceiros para uma boa noite de sono, quando aliados a uma vida saudável.

Ou seja, da mesma forma como os alimentos podem ser utilizados para melhorar seu sono, o abuso de comidas processadas, com grande quantidade de sal, açúcar e gorduras trans e saturadas são extremamente prejudiciais. Em resumo, se você não se alimentar bem durante o dia, e não manter uma rotina saudável, nem mesmo os ingredientes mais ricos em melatonina serão capazes de lhe ajudar.

O que é melatonina e como funciona?

No centro do cérebro há uma estrutura pequena chamada glândula pineal, responsável pela produção do hormônio do sono, a melatonina. Ela é gerada à noite, quando o sol se põe a glândula pineal é ativada e então começa a produção. Mais do que regular o sono, a melatonina repara as células expostas a poluição, estresse e demais componentes nocivos.

Presente em todos os seres vivos, a substância começa a ser liberada ao fim do dia, e sua resposta no organismo varia conforme a espécie. Os humanos buscam pelo descanso, enquanto bichos podem ficar mais ativos para caça.

A melatonina pode ser encontrada também em medicamentos, que devem ser utilizados somente em casos específicos e sob prescrição médica. Se não houver a necessidade de utilizar o medicamento, o melhor é preservar sua fábrica natural, e para isso, comece cuidando da sua saúde e seus hábitos.

Evite muitas luzes ao anoitecer, principalmente aquelas vindas dos aparelhos eletrônicos. Também não é recomendado fazer refeições e exercícios físicos muito pesados antes de dormir. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Azeite de Oliva: gordura que faz bem17/11/17 O azeite de oliva é muito popular em todo o mundo. Sua fabricação é um processo simples de lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação de azeitonas maduras. Além disso, esse óleo é um dos mais antigos e saudáveis.  O azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico), polifenóis, ômega 3, vitamina A e vitamina…...
Qual a importância do consumo de fibras?06/06/18 Muito se fala da importância do consumo de fibras para nosso organismo, mas você sabe em quais alimentos é possível encontrar esse tipo de nutriente ou quais os benefícios delas para nosso corpo? A nutricionista Raiara Forcelini explica que as fibras auxiliam......
Cuide da alimentação e durma bem21/09/17 Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou......

Voltar para Blog

categorias-noticias