Postado em 27 de Abril de 2021 às 11h57

ALIMENTOS ESTIMULAM A MELATONINA

Alimentação (58)

Já pensou em melhorar seu sono através da alimentação? Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revisou análises sobre o efeito dos alimentos ricos no hormônio do sono, a melatonina, e o resultado mostrou que é possível utilizar a comida para melhorar o sono. Conforme a pesquisa, alimentos como ovos, peixes, carne e leite apresentam melatonina, também constam na lista frutas, cereais, óleo, cerveja, vinho, pimenta, cereja e cogumelos.

Entre os citados, o leite e a cereja se destacam, mesmo sem saber exatamente a dosagem ideal a ser consumida, o que os pesquisadores afirmam é que ambos podem ser parceiros para uma boa noite de sono, quando aliados a uma vida saudável.

Ou seja, da mesma forma como os alimentos podem ser utilizados para melhorar seu sono, o abuso de comidas processadas, com grande quantidade de sal, açúcar e gorduras trans e saturadas são extremamente prejudiciais. Em resumo, se você não se alimentar bem durante o dia, e não manter uma rotina saudável, nem mesmo os ingredientes mais ricos em melatonina serão capazes de lhe ajudar.

O que é melatonina e como funciona?

No centro do cérebro há uma estrutura pequena chamada glândula pineal, responsável pela produção do hormônio do sono, a melatonina. Ela é gerada à noite, quando o sol se põe a glândula pineal é ativada e então começa a produção. Mais do que regular o sono, a melatonina repara as células expostas a poluição, estresse e demais componentes nocivos.

Presente em todos os seres vivos, a substância começa a ser liberada ao fim do dia, e sua resposta no organismo varia conforme a espécie. Os humanos buscam pelo descanso, enquanto bichos podem ficar mais ativos para caça.

A melatonina pode ser encontrada também em medicamentos, que devem ser utilizados somente em casos específicos e sob prescrição médica. Se não houver a necessidade de utilizar o medicamento, o melhor é preservar sua fábrica natural, e para isso, comece cuidando da sua saúde e seus hábitos.

Evite muitas luzes ao anoitecer, principalmente aquelas vindas dos aparelhos eletrônicos. Também não é recomendado fazer refeições e exercícios físicos muito pesados antes de dormir. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Quais alimentos consumir no verão?09/01/18 O verão geralmente é associado a férias, diversão e principalmente, ao calor. As altas temperaturas fazem com que nosso organismo sofra uma série de mudanças para se adaptar ao novo clima. Contudo, muitas vezes ele não consegue fazer isso sozinho e nós temos que entrar em ação para ajudá-lo. Uma das formas, é o controle…...
Colágeno, substância vital!01/08/18 O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é essencialmente estrutural, afinal proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. A proteína é produzida normalmente no organismo desde o nascimento, mas a partir......
POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......

Voltar para Blog

categorias-noticias