Postado em 27 de Maio de 2021 às 15h50

PINHÃO É ALIADO DA VISÃO E DO CÉREBRO

Alimentação (58)

Conhecido principalmente na região sul e sudeste do Brasil, o pinhão vem da semente da araucária e é legitimamente brasileiro. Cheio de nutrientes, e com comercialização elevada entre os meses de março a agosto, o consumo do pinhão pode ter muitos benefícios.

Embora algumas pessoas imaginem que a semente seja calórica, na verdade, tem menos calorias do que castanhas, amêndoas e nozes, muito usados em dietas. O alimento tem fibras, potássio e antixoxidantes que fazem bem para o corpo humano, desde que, sem exageros. Confere aí algumas vantagens em consumir a semente:??

- Ajuda na saciedade: por conta das fibras , ao serem consumidas, elas formam uma espécie de gel no estômago, o que atrasa o ‘esvaziamento’ do órgão, e assim, promove absorção gradativa dos nutrientes, além de proporcionar sensação de saciedade.

- Aliado de quem sofre de anemia: o pinhão conta com quantidades de ferro e cobre. Enquanto o ferro é importante para a prevenção da anemia, o cobre ajuda na absorção.

- Eleva a imunidade: com a presença da vitamina C, o alimento torna-se um aliado para o organismo no combate à doenças como resfriados e gripes.

- Bom para a visão: a semente contém luteína, antioxidante que evita a degeneração macular pela idade, o que diminui os riscos de catarata.

- Melhora o funcionamento do intestino: novamente, graças as fibras presentes no pinhão é possível prevenir problemas intestinais, como a prisão de ventre.

-Contribui para as funções cerebrais: a semente tem minerais importantes para o cérebro, como o potássio e o fósforo, e ainda contém fonte de vitaminas do complexo B, bom para o funcionamento cerebral. ?


Depois de tanta informação positiva, a gente acredita que você vai querer incluir o pinhão na sua alimentação. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Arco íris no prato22/01/18 Saiba o que encontrar em alimentos de todas as cores             Você sempre ouviu que para uma refeição ser saudável ela precisa ser o mais colorida possível. Mas você sabe qual a função e quais os nutrientes das cores dos alimentos? A nutricionista Raiara Forcelini fala que a cor dos alimentos revela parte dos nutrientes…...
Jejum intermitente é saudável?02/05/18 Você já experimentou a sensação de ficar horas sem comer? E quase um dia inteiro? É o que sugere o chamado jejum intermitente, a dieta da moda que propõe longos períodos, de até 24 horas, sem ingerir alimentos. Segundo especialistas, esse tipo de dieta é uma......
Saiba a diferença entre light, zero e diet28/09/18 Os alimentos light, zero e diet são algumas alternativas quando precisamos controlar a alimentação. Eles contêm menos açúcar, sal ou gordura. Para saber sobre essa redução ou ausência de ingrediente, é preciso verificar a embalagem do produto. Porém algumas......

Voltar para Blog

categorias-noticias