Postado em 27 de Maio às 15h50

PINHÃO É ALIADO DA VISÃO E DO CÉREBRO

Alimentação (52)

Conhecido principalmente na região sul e sudeste do Brasil, o pinhão vem da semente da araucária e é legitimamente brasileiro. Cheio de nutrientes, e com comercialização elevada entre os meses de março a agosto, o consumo do pinhão pode ter muitos benefícios.

Embora algumas pessoas imaginem que a semente seja calórica, na verdade, tem menos calorias do que castanhas, amêndoas e nozes, muito usados em dietas. O alimento tem fibras, potássio e antixoxidantes que fazem bem para o corpo humano, desde que, sem exageros. Confere aí algumas vantagens em consumir a semente:??

- Ajuda na saciedade: por conta das fibras , ao serem consumidas, elas formam uma espécie de gel no estômago, o que atrasa o ‘esvaziamento’ do órgão, e assim, promove absorção gradativa dos nutrientes, além de proporcionar sensação de saciedade.

- Aliado de quem sofre de anemia: o pinhão conta com quantidades de ferro e cobre. Enquanto o ferro é importante para a prevenção da anemia, o cobre ajuda na absorção.

- Eleva a imunidade: com a presença da vitamina C, o alimento torna-se um aliado para o organismo no combate à doenças como resfriados e gripes.

- Bom para a visão: a semente contém luteína, antioxidante que evita a degeneração macular pela idade, o que diminui os riscos de catarata.

- Melhora o funcionamento do intestino: novamente, graças as fibras presentes no pinhão é possível prevenir problemas intestinais, como a prisão de ventre.

-Contribui para as funções cerebrais: a semente tem minerais importantes para o cérebro, como o potássio e o fósforo, e ainda contém fonte de vitaminas do complexo B, bom para o funcionamento cerebral. ?


Depois de tanta informação positiva, a gente acredita que você vai querer incluir o pinhão na sua alimentação. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Os benefícios do vinho para o coração09/08/18 Há tempos se ouve falar que o vinho previne doenças cardíacas, mas será que isso é realmente verdade?  O médico cardiologista Dr. Douglas Ricardo Alba explica que sim, isso realmente é possível! O especialista diz quealguns grupos de pessoas de diversos países, que consomem vinho, vivem mais em comparação às pessoas que não têm o…...
FRUTAS DE INVERNO E SEUS BENEFÍCIOS22/07/19 Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo. Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso,......
POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......

Voltar para Blog

categorias-noticias