Postado em 21 de Setembro de 2017 às 11h03

Cuide da alimentação e durma bem

Alimentação (47)Sono (52)
Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou não dormimos, estes hormônios não são produzidos e nem secretados. Por consequência, ocorre…

Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou não dormimos, estes hormônios não são produzidos e nem secretados. Por consequência, ocorre aumento do apetite, vontade de comer doces, irritabilidade e dificuldades de concentração.

A nutricionista Janice Danielli explica que a alimentação pode interferir diretamente no sono. Ao consumirmos alimentos muito gordurosos, pesados ou grandes quantidades antes de dormir, nosso organismo gasta muita energia para digerir estes alimentos. Algumas pessoas, por exemplo, têm grande sensibilidade à alimentos e/ou bebidas estimulantes. Por isso, devem evitar o consumo de café, chocolates, chimarrão, energético, bebidas à base de cola e pimentas.

O açúcar também pode ser vilão, pois alimentos que contêm grandes quantidades fazem com que o sono diminua. Além disso, a nutricionista explica que a melatonina (hormônio produzido durante o sono) é sintetizada a partir da serotonina, um neurotransmissor responsável por deixar nosso cérebro em alerta. A baixa concentração de serotonina no corpo pode acarretar em irritabilidade, vontade de comer doces, sonolência diurna, perda de concentração e redução do foco. Consequentemente, se tivermos baixa serotonina, não haverá uma boa produção de melatonina, levando a quadros de insônia.

Para auxiliar nesse processo de produção e sintetização de hormônios alguns alimentos são importantes, como banana, feijões, sementes oleaginosas, além de magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio. Outra dica importante é que a última refeição seja feita, no mínimo, 3 horas antes de dormir.

    Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de uma boa noite de sono, Janice indica duas receitas. Confira:

Shake

– 1 colher de levedo de cerveja;

– 1 colher de sopa de farinha de linhaça;

– 1 banana;

– 1 copo de leite.

Bater tudo no liquidificador e consumir na sequência.

 

Smoothie de cabotiá

– ½ xícara de cabotiá cozida;

– ½ xícara de água ;

– ½ xícara de banana picada;

– 1 colher de sopa de farinha de linhaça;

– ¼ de xícara de leite de coco;

– 1 colher de sobremesa de óleo de coco;

– 1 castanha do Pará.

Bata no liquidificador a cabotiá, a banana, a água, o óleo de coco e o leite de coco. Depois acrescente a farinha de linhaça e a castanha do Pará e bata por mais 1 minuto.

Veja também

APOSTE NO LIMÃO02/05/17 Além de ser um ingrediente muito utilizado na culinária, para dar um toque especial aos sabores, o limão é uma fruta conhecida e apreciada por suas capacidades e possibilidades preventivas, afinal é uma fruta cítrica que proporciona muitos benefícios para a saúde. Que o limão elimina as toxinas e regula o metabolismo todo mundo já…...
Como ter uma boa rotina de sono?22/08/19 Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada......
Tempero pronto: mais perigoso do que você imagina23/04/18 Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que......

Voltar para Blog

categorias-noticias