Postado em 21 de Setembro de 2017 às 11h03

Cuide da alimentação e durma bem

Alimentação (58)Sono (64)
Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou não dormimos, estes hormônios não são produzidos e nem secretados. Por consequência, ocorre…

Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou não dormimos, estes hormônios não são produzidos e nem secretados. Por consequência, ocorre aumento do apetite, vontade de comer doces, irritabilidade e dificuldades de concentração.

A nutricionista Janice Danielli explica que a alimentação pode interferir diretamente no sono. Ao consumirmos alimentos muito gordurosos, pesados ou grandes quantidades antes de dormir, nosso organismo gasta muita energia para digerir estes alimentos. Algumas pessoas, por exemplo, têm grande sensibilidade à alimentos e/ou bebidas estimulantes. Por isso, devem evitar o consumo de café, chocolates, chimarrão, energético, bebidas à base de cola e pimentas.

O açúcar também pode ser vilão, pois alimentos que contêm grandes quantidades fazem com que o sono diminua. Além disso, a nutricionista explica que a melatonina (hormônio produzido durante o sono) é sintetizada a partir da serotonina, um neurotransmissor responsável por deixar nosso cérebro em alerta. A baixa concentração de serotonina no corpo pode acarretar em irritabilidade, vontade de comer doces, sonolência diurna, perda de concentração e redução do foco. Consequentemente, se tivermos baixa serotonina, não haverá uma boa produção de melatonina, levando a quadros de insônia.

Para auxiliar nesse processo de produção e sintetização de hormônios alguns alimentos são importantes, como banana, feijões, sementes oleaginosas, além de magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio. Outra dica importante é que a última refeição seja feita, no mínimo, 3 horas antes de dormir.

    Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de uma boa noite de sono, Janice indica duas receitas. Confira:

Shake

– 1 colher de levedo de cerveja;

– 1 colher de sopa de farinha de linhaça;

– 1 banana;

– 1 copo de leite.

Bater tudo no liquidificador e consumir na sequência.

 

Smoothie de cabotiá

– ½ xícara de cabotiá cozida;

– ½ xícara de água ;

– ½ xícara de banana picada;

– 1 colher de sopa de farinha de linhaça;

– ¼ de xícara de leite de coco;

– 1 colher de sobremesa de óleo de coco;

– 1 castanha do Pará.

Bata no liquidificador a cabotiá, a banana, a água, o óleo de coco e o leite de coco. Depois acrescente a farinha de linhaça e a castanha do Pará e bata por mais 1 minuto.

Veja também

Sabotadores do sono11/02/20 Quantas vezes você acordou de manhã com o despertador e teve a sensação que apenas tirou um cochilo ao invés de ter dormido por horas? Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, 60% dos brasileiros dormem menos de sete horas por noite. A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano. A falta de tempo de descanso......
Café, vilão ou mocinho?18/07/17 Os brasileiros são apaixonados por café, as combinações criativas inserem o famoso gosto de café nos mais variados cardápios, além de ser consumido purinho, como um ritual diário, a bebida também marca presença em doces, sobremesas e pós refeições. Além do......
Três dicas para consumir menos óleo na alimentação17/02/22Pequenas mudanças são suficientes e não afetam o sabor da comida. Você tá cansado de saber que o consumo de gorduras em excesso pode lhe trazer uma série de consequências. Problema é que fica difícil resistir aos alimentos fritos, não é mesmo? Pode continuar comendo sua......

Voltar para Blog

categorias-noticias