Postado em 12 de Abril de 2018 às 15h43

As mãos merecem cuidado

Dicas (51)
Você as usa todos os dias, mas muitas vezes não dá a devida atenção que elas merecem. Nossas mãos são, sem dúvida, são as ferramentas de trabalho e lazer que mais utilizamos no dia a dia. Precisamos estar atentos a algumas situações que envolvem esta parte do corpo, entre elas o fato delas serem a…

Você as usa todos os dias, mas muitas vezes não dá a devida atenção que elas merecem. Nossas mãos são, sem dúvida, são as ferramentas de trabalho e lazer que mais utilizamos no dia a dia. Precisamos estar atentos a algumas situações que envolvem esta parte do corpo, entre elas o fato delas serem a principal porta de entrada para infecções no nosso organismo, se não forem cuidadas da maneira adequada.

Além de infecções, o não cuidado adequado com as mãos podem causar dermatites, uma espécie de inflamação na pele. As unhas e cutículas também podem se tornar suscetíveis a fragilidade e infecções se não receberem a atenção necessária.

O uso de detergentes e/ou sabões não específicos para as mãos também podem trazer riscos à saúde da pele nesta região. A dermatologista Elisa Grando explica que esses tipos de produtos de limpeza provocam uma grande sensibilização, com risco de alergias. ?Além disso, as mãos apresentam características próprias, e podem não se adaptar a tratamentos muito oleosos nem muito ?fracos?, alerta a dermatologista.

            Mas quais a importância de cuidar da saúde de nossas mãos? Bom, nossa pele possui poros que perdem água, e como consequência inicia um quadro de ressecamento, caso não seja hidratada. Quando a hidratação não acontece podem surgir lesões vermelhas, descamação e muita coceira. Muitas vezes as mãos ressecadas também apresentam rachaduras e muita dor.  A dica de Elisa é manter-se sempre hidratado, tanto por via oral, bebendo água, de um a dois litros por dia, quanto com a aplicação de cremes hidratantes várias vezes ao dia.

 Dicas

           Para evitar todos esses problemas mencionados pela dermatologista, ela separou algumas dicas importantes de cuidados com nossas mãos:

  • Evite contato com muitos produtos químicos alergênicos,
  • Utilize equipamentos de proteção como luvas
  • Realize a hidratação de forma correta.
  • Evite manter as mãos úmidas por longos períodos para evitar infecções por fungos e bactérias nas cutículas e nas unhas.
  • Mantenha as mãos sempre limpas, mas não realizar lavagens excessivas para evitar ressecamento desnecessário.

Veja também

Colchão é tudo igual?17/04/20 A resposta é: Não!  Existem produtos que oferecem diferentes tipos de benefícios e os mesmos devem ser analisados e escolhidos conforme a necessidade de cada indivíduo. A dica primordial na hora de procurar um novo colchão é consultar um especialista do sono. Os mesmos tem como o objetivo auxiliar o consumidor à escolha perfeita, entendendo o  perfil......
Como usar o protetor solar de forma correta?29/11/17 O câncer de pele, do tipo não-melanoma, é o mais frequente no corpo humano. No Brasil, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Porém, desde que detectado e tratado precocemente, apresenta alto percentual de cura. De acordo com o......
O que comer para dormir melhor?07/10/19 Quando nos deitamos na cama para dormir, nosso cérebro, assim como os nossos órgãos, começam um processo de memorização de todas as informações recebidas. É o momento de relaxar e descansar. Porém, a dificuldade de adormecer e manter o sono contínuo é um......

Voltar para Blog

categorias-noticias