Postado em 26 de Junho de 2018 às 14h00

Benefícios do Pilates para gestantes

Dicas (54)Bem-Estar (61)
Muitas mulheres grávidas continuam praticando exercícios físicos durante a gestação. Um exemplo destes exercícios são as populares aulas de Pilates. Essa prática pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães e também para o bebê. É claro, sempre com a autorização do obstetra e com a orientação de um profissional. E porque essa prática é…

Muitas mulheres grávidas continuam praticando exercícios físicos durante a gestação. Um exemplo destes exercícios são as populares aulas de Pilates. Essa prática pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães e também para o bebê. É claro, sempre com a autorização do obstetra e com a orientação de um profissional.

E porque essa prática é recomendada para as grávidas? Primeiro, o foco destes exercícios é o fortalecimento da musculatura da coluna, do abdômen e do assoalho pélvico da mulher, o que facilita (e muito!) na hora do parto. Isso porque quando o abdômen está fortalecido, ajuda a empurrar o bebê durante as contrações da mulher. Para a criança, esse exercício libera endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, isso ajuda no bem-estar e permite também ao bebê sentir a tranquilidade da mamãe.

Outro ponto bastante importante é o ambiente em que esse exercício é praticado, geralmente climatizado e com um som agradável, fatores que proporcionam maior sintonia e harmonia entre a mamãe e o bebê, que a partir das 19 semanas já consegue ouvir tudo o que se passa do lado externo.

Além disso, o Pilates ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso e condicionamento físico depois do parto, em relação as outras mamães que levam uma vida mais sedentária. Ou seja, esse método favorece o processo de recuperação no pós-parto, acelerando a cicatrização.

O estresse e a ansiedade, que são realidade de muitas gestantes, também podem ser controlados com a prática de Pilates. Isso acontece pois a respiração é trabalhada intensamente durante as aulas, causando um relaxamento para quem pratica.  Desta forma, os níveis de ansiedade e estresse podem ser controlados, diante do aprendizado de uma respiração voluntária e consciente.

Veja também

OS QUATRO ESTÁGIOS DO SONO10/06/20 1 - O primeiro começa cerca de cinco minutos depois que caímos na cama. É a mudança do estado de vigília para o sono mais profundo, mas ainda leve. Ficamos pouco conscientes e com a atenção reduzida. Nesse momento é possível despertar com facilidade e os sonhos são relacionados a fatores recentes. 2 - O segundo leva de cinco a 15 minutos,......
Qual o melhor açúcar?09/08/19 Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua......
Motivação: como colocar em prática as metas de início de ano05/01/18 Todo ano fazemos promessas para colocá-las em prática, mas nem sempre conseguimos cumprir, fazendo com que ela seja adiada para o próximo, novamente. Isso acontece com você? Saiba que isso é algo comum com muitas pessoas e que existe sim uma forma de......

Voltar para Blog

categorias-noticias