Postado em 26 de Junho de 2018 às 14h00

Benefícios do Pilates para gestantes

Dicas (51)Bem-Estar (62)
Muitas mulheres grávidas continuam praticando exercícios físicos durante a gestação. Um exemplo destes exercícios são as populares aulas de Pilates. Essa prática pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães e também para o bebê. É claro, sempre com a autorização do obstetra e com a orientação de um profissional. E porque essa prática é…

Muitas mulheres grávidas continuam praticando exercícios físicos durante a gestação. Um exemplo destes exercícios são as populares aulas de Pilates. Essa prática pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães e também para o bebê. É claro, sempre com a autorização do obstetra e com a orientação de um profissional.

E porque essa prática é recomendada para as grávidas? Primeiro, o foco destes exercícios é o fortalecimento da musculatura da coluna, do abdômen e do assoalho pélvico da mulher, o que facilita (e muito!) na hora do parto. Isso porque quando o abdômen está fortalecido, ajuda a empurrar o bebê durante as contrações da mulher. Para a criança, esse exercício libera endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, isso ajuda no bem-estar e permite também ao bebê sentir a tranquilidade da mamãe.

Outro ponto bastante importante é o ambiente em que esse exercício é praticado, geralmente climatizado e com um som agradável, fatores que proporcionam maior sintonia e harmonia entre a mamãe e o bebê, que a partir das 19 semanas já consegue ouvir tudo o que se passa do lado externo.

Além disso, o Pilates ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso e condicionamento físico depois do parto, em relação as outras mamães que levam uma vida mais sedentária. Ou seja, esse método favorece o processo de recuperação no pós-parto, acelerando a cicatrização.

O estresse e a ansiedade, que são realidade de muitas gestantes, também podem ser controlados com a prática de Pilates. Isso acontece pois a respiração é trabalhada intensamente durante as aulas, causando um relaxamento para quem pratica.  Desta forma, os níveis de ansiedade e estresse podem ser controlados, diante do aprendizado de uma respiração voluntária e consciente.

Veja também

Dormir com o pet auxilia na qualidade do sono?25/10/19 Ter um animal de estimação em casa é ter a certeza de que sempre terá um companheiro. Os bichanos oferecem carinho e trazem alegria. Muitas pessoas encontram neles uma fonte de desestresse. E não estão errados. Essa conexão entre humano e animal tem uma explicação. A professora do curso de Medicina Veterinária da Unochapecó, Katia…...
Você tem ESCOLIOSE?03/03/17 Quando vamos para frente do espelho, observamos se a roupa está alinhada, o cabelo arrumado, e quem é mulher, ainda fica de olho na maquiagem. Mas na maioria das vezes, não prestamos atenção em um aspecto super importante, nossa postura. É ela quem pode......
Como prevenir a dor nas costas30/01/19 Vários são os motivos que podem originar dor nas costas.  Como cada caso é diferente, é preciso buscar um especialista para obter o diagnóstico correto e o melhor tratamento. "De maneira geral, a lombalgia é um problema postural, cuja causa é uma má......

Voltar para Blog

categorias-noticias