Postado em 26 de Junho de 2018 às 14h00

Benefícios do Pilates para gestantes

Dicas (64)Bem-Estar (70)
Muitas mulheres grávidas continuam praticando exercícios físicos durante a gestação. Um exemplo destes exercícios são as populares aulas de Pilates. Essa prática pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães e também para o bebê. É claro, sempre com a autorização do obstetra e com a orientação de um profissional. E porque essa prática é…

Muitas mulheres grávidas continuam praticando exercícios físicos durante a gestação. Um exemplo destes exercícios são as populares aulas de Pilates. Essa prática pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães e também para o bebê. É claro, sempre com a autorização do obstetra e com a orientação de um profissional.

E porque essa prática é recomendada para as grávidas? Primeiro, o foco destes exercícios é o fortalecimento da musculatura da coluna, do abdômen e do assoalho pélvico da mulher, o que facilita (e muito!) na hora do parto. Isso porque quando o abdômen está fortalecido, ajuda a empurrar o bebê durante as contrações da mulher. Para a criança, esse exercício libera endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, isso ajuda no bem-estar e permite também ao bebê sentir a tranquilidade da mamãe.

Outro ponto bastante importante é o ambiente em que esse exercício é praticado, geralmente climatizado e com um som agradável, fatores que proporcionam maior sintonia e harmonia entre a mamãe e o bebê, que a partir das 19 semanas já consegue ouvir tudo o que se passa do lado externo.

Além disso, o Pilates ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso e condicionamento físico depois do parto, em relação as outras mamães que levam uma vida mais sedentária. Ou seja, esse método favorece o processo de recuperação no pós-parto, acelerando a cicatrização.

O estresse e a ansiedade, que são realidade de muitas gestantes, também podem ser controlados com a prática de Pilates. Isso acontece pois a respiração é trabalhada intensamente durante as aulas, causando um relaxamento para quem pratica.  Desta forma, os níveis de ansiedade e estresse podem ser controlados, diante do aprendizado de uma respiração voluntária e consciente.

Veja também

O OLFATO E A CONEXÃO COM A MEMÓRIA15/09/20 Provavelmente você já associou um cheiro a um momento ou lugar. Isto acontece, porque o olfato é o sentido que está mais conectado com a memória e às emoções. Desde os tempos primitivos, o olfato auxilia na compreensão das mensagens de sobrevivência, a exemplo de casos onde há perigo, como uma vazão de gás. Nos......
Como usar o protetor solar de forma correta?29/11/17 O câncer de pele, do tipo não-melanoma, é o mais frequente no corpo humano. No Brasil, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Porém, desde que detectado e tratado precocemente, apresenta alto percentual de cura. De acordo com o......
Queda de cabelo é mais comum do que se imagina14/04/18 É muito comum ouvirmos pessoas falando que estão sofrendo com queda de cabelo. Os relatos falam da queda na hora do banho, de pentear e que os travesseiros estão cheios, repletos de fios. Antes de se desesperar e sair em busca de remédios e shampoos......

Voltar para Blog

categorias-noticias