Postado em 15 de Agosto de 2019 às 18h50

      Uso de eletrônicos antes de dormir

      Bem-Estar (77)Sono (65)
      Você já parou pra pensar qual a última coisa que você faz antes de dormir? Talvez a resposta seja mexer no celular. É tão natural levarmos o pequeno aparelho para onde formos que não pensamos quando o seu uso pode ser deixado de lado para podermos descansar. Existem também pessoas que dormem assistindo TV, ou…

      Você já parou pra pensar qual a última coisa que você faz antes de dormir? Talvez a resposta seja mexer no celular. É tão natural levarmos o pequeno aparelho para onde formos que não pensamos quando o seu uso pode ser deixado de lado para podermos descansar.
      Existem também pessoas que dormem assistindo TV, ou trabalhando até tarde no computador ou até mesmo se atualizando sobre as notícias do dia em um tablet. Estamos cercados por eletrônicos e não percebemos o quanto estamos conectados a eles.

      Em 2016, a empresa de estatísticas Statista realizou um levantamento sobre o uso de smartphones e o resultado foi espantoso: os brasileiros passam mais de quatro horas no celular e essa média é a maior do mundo!
      Parece um resultado a se comemorar, mas se engana quem pensa assim. O uso de eletrônicos deve ser moderado, principalmente perto do horário que vamos dormir. O otorrinolaringologista, especialista em Medicina do Sono e Membro da Associação Brasileira do Sono, George Pinheiro, explica que uso de eletrônicos próximo ao horário de dormir pode comprometer o início do sono e até mesmo sua manutenção. ?Há influência também na ocorrência de pesadelos, principalmente em crianças?, alerta.
      Isso acontece porque os eletrônicos emitem um tipo de luz de espectro azul que inibe a produção da melatonina pela glândula pineal. É como se o cérebro ficasse ?confuso? se é dia ou noite. Com isso, ele não manda a informação de liberação de melatonina no momento certo, comprometendo o início do sono.
      ?Portanto, diminuir a exposição a estes equipamentos uma a duas horas antes do horário de dormir, usar a função ?não perturbe? nos smartphones para evitar os disparos de luz com as notificações de mensagens e evitar televisão no quarto são medidas que impactam positivamente na melhora da noite de sono?, orienta o médico.
      Controlar o uso de eletrônicos é fundamental para a qualidade de sono e para a saúde. O que acha de monitorar o uso deles na sua casa?

      Veja também

      Quando é aconselhável tirar um cochilo?19/05/22 Sempre tem aquela pessoa que ama tirar um cochilo, e embora seja uma prática comum em alguns países, existem algumas discussões sobre os benefícios ou não deste hábito. Em alguns casos, o cochilo pode atrapalhar o sono noturno ou piorar casos de insônia. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre quando é interessante usar o famoso cochilo ao seu favor. A......
      A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono17/12/19 Cada vez mais no mundo atual se estuda a qualidade do sono. A medicina do sono investiga não apenas problemas relacionados a um sono não reparador mas também estuda formas de prevenir futuros problemas do sono que atrapalham a qualidade de vida de todos nós.......
      Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias