Postado em 10 de Junho de 2021 às 14h53

      Brasil consome 50% mais açúcar do que o recomendado pela OMS

      Alimentação (58)

      Em casa por mais tempo por conta da pandemia, alguns brasileiros resolveram colocar o talento na confeitaria para jogo. Entre março e abril de 2020, o que você via com frequência nos stories do Instagram eram fotos e mais fotos de bolos. Esse cenário trouxe aos brasileiros uma consequência: o aumento no consumo de doces, é o que aponta um estudo de comportamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

      A pesquisa, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contou com a participação de mais de 44 mil brasileiros, e o resultado apontou que aproximadamente metade das brasileiras passou a consumir doces e chocolates em dois ou mais dias por semana.

      O aumento é de 7% a mais se comparado ao consumo antes da pandemia. E ainda, 63% dos entrevistados entre 18 e 29 anos afirmaram consumir doces duas vezes por semana ou mais. Por estarem mais tempo em casa, com a rotina desconfigurada, as visitas à geladeira aumentam, e isso pode ser causa de ansiedade, cansaço e irritabilidade, o que interfere diretamente no descontrole alimentar.

      Dados do Ministério da Saúde apontam que os brasileiros consomem 50% de açúcares a mais do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa informação indica que cada cidadão consome cerca de 18 colheres de chá de açúcar diariamente, equivalente a 80 gramas.

      Como reduzir a quantidade de doces?

      Alguns costumes rotineiros devem ser excluídos aos poucos, como inserir açúcar no café e no chá. Os dados do Ministério da Saúde mostram que 64% dos brasileiros acrescentam açúcar nos alimentos, e o restante do consumo total representa os produtos industrializados que já contém o ingrediente, sendo assim, é importante também estar atento aos rótulos.

      Se você gosta muito e sente falta do açúcar, precisa treinar seu paladar para diminuir de forma gradativa, e não se engane com o chamado “açúcar saudável”, pode ser menos processado e ter mais nutrientes, no entanto, ainda é açúcar.

      Evite utilizar o doce, ou a sobremesa, como recompensa. É um erro comum descontar as emoções diárias com um ‘docinho’. Quando for comer, lembre-se de saborear, desta forma ficará mais fácil alcançar a saciedade. Procure ajuda de um especialista, nutricionistas podem lhe passar opções que vão ajudar no processo de reeducação alimentar. Faça isso pela sua saúde!

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      ALIMENTOS ESTIMULAM A MELATONINA27/04/21 Já pensou em melhorar seu sono através da alimentação? Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revisou análises sobre o efeito dos alimentos ricos no hormônio do sono, a melatonina, e o resultado mostrou que é possível utilizar a comida para melhorar o sono. Conforme a pesquisa, alimentos como ovos, peixes, carne e leite......
      A água como fonte de vida22/03/19 Dia Mundial da Água, 22 de março, tem como objetivo gerar reflexão para uma sociedade mais responsável e sustentável.        Apontada como recurso natural de alto valor estratégico, econômico e social, a água é um dos bens fundamentais para a preservação da......
      Alimentação ideal após noite de insônia22/10/21 Dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e sonolência são sintomas que aparecem após uma noite mal dormida. Sabia que a insônia afeta os hormônios da saciedade e fome? Por isso, dormir mal pode te fazer consumir......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias