Postado em 10 de Junho de 2021 às 14h53

Brasil consome 50% mais açúcar do que o recomendado pela OMS

Alimentação (58)

Em casa por mais tempo por conta da pandemia, alguns brasileiros resolveram colocar o talento na confeitaria para jogo. Entre março e abril de 2020, o que você via com frequência nos stories do Instagram eram fotos e mais fotos de bolos. Esse cenário trouxe aos brasileiros uma consequência: o aumento no consumo de doces, é o que aponta um estudo de comportamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pesquisa, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contou com a participação de mais de 44 mil brasileiros, e o resultado apontou que aproximadamente metade das brasileiras passou a consumir doces e chocolates em dois ou mais dias por semana.

O aumento é de 7% a mais se comparado ao consumo antes da pandemia. E ainda, 63% dos entrevistados entre 18 e 29 anos afirmaram consumir doces duas vezes por semana ou mais. Por estarem mais tempo em casa, com a rotina desconfigurada, as visitas à geladeira aumentam, e isso pode ser causa de ansiedade, cansaço e irritabilidade, o que interfere diretamente no descontrole alimentar.

Dados do Ministério da Saúde apontam que os brasileiros consomem 50% de açúcares a mais do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa informação indica que cada cidadão consome cerca de 18 colheres de chá de açúcar diariamente, equivalente a 80 gramas.

Como reduzir a quantidade de doces?

Alguns costumes rotineiros devem ser excluídos aos poucos, como inserir açúcar no café e no chá. Os dados do Ministério da Saúde mostram que 64% dos brasileiros acrescentam açúcar nos alimentos, e o restante do consumo total representa os produtos industrializados que já contém o ingrediente, sendo assim, é importante também estar atento aos rótulos.

Se você gosta muito e sente falta do açúcar, precisa treinar seu paladar para diminuir de forma gradativa, e não se engane com o chamado “açúcar saudável”, pode ser menos processado e ter mais nutrientes, no entanto, ainda é açúcar.

Evite utilizar o doce, ou a sobremesa, como recompensa. É um erro comum descontar as emoções diárias com um ‘docinho’. Quando for comer, lembre-se de saborear, desta forma ficará mais fácil alcançar a saciedade. Procure ajuda de um especialista, nutricionistas podem lhe passar opções que vão ajudar no processo de reeducação alimentar. Faça isso pela sua saúde!

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Quais alimentos consumir no verão?09/01/18 O verão geralmente é associado a férias, diversão e principalmente, ao calor. As altas temperaturas fazem com que nosso organismo sofra uma série de mudanças para se adaptar ao novo clima. Contudo, muitas vezes ele não consegue fazer isso sozinho e nós temos que entrar em ação para ajudá-lo. Uma das formas, é o controle…...
Chocolate nosso de cada dia15/08/17 O chocolate por muito tempo foi considerado o principal inimigo das dietas e da saúde das pessoas. Mas uma pesquisa italiana, divulgada no periódico Fronties in Nutrition, revelou que o consumo de pequenas doses diárias do doce pode, na verdade, ajudar a......
Café da manhã, refeição essencial!16/06/17 Acordar com tempo para se deliciar com um bom café da manhã é uma receita de saúde e qualidade alimentar. Afinal, a principal refeição do dia é o café da manhã. De acordo com a nutricionista Monique Zanini, quando nos alimentamos adequadamente pela manhã,......

Voltar para Blog

categorias-noticias