Postado em 09 de Janeiro de 2018 às 11h07

Quais alimentos consumir no verão?

Alimentação (46)
O verão geralmente é associado a férias, diversão e principalmente, ao calor. As altas temperaturas fazem com que nosso organismo sofra uma série de mudanças para se adaptar ao novo clima. Contudo, muitas vezes ele não consegue fazer isso sozinho e nós temos que entrar em ação para ajudá-lo. Uma das formas, é o controle…

O verão geralmente é associado a férias, diversão e principalmente, ao calor. As altas temperaturas fazem com que nosso organismo sofra uma série de mudanças para se adaptar ao novo clima. Contudo, muitas vezes ele não consegue fazer isso sozinho e nós temos que entrar em ação para ajudá-lo.

Uma das formas, é o controle na alimentação. Em dias quentes, muitos nutricionistas recomendam a redução de alimentos mais calóricos e gordurosos. Outra dica importante é conhecer o local onde você vai comer. É muito comum nessa época do ano os casos de intoxicação alimentar, pois temperaturas elevadas, em conjunto com um ambiente impróprio, pode aumentar consideravelmente a proliferação de bactérias nos estabelecimentos.
Além do cuidado com as comidas, é recomendado reduzir o consumo de refrigerantes, já que esses não possuem nenhuma propriedade vitamínica, além da quantia exagerada de açúcar e muitos aditivos químicos. Ao invés disso, opte por água, sucos naturais ou chás gelados. É recomendado também aumentar as inserções de comidas durante o dia, entre cinco e seis refeições em pequenas quantidades.
Mas o que comer?
Separamos alguns alimentos que podem ser uma boa escolha para os dia quentes:
Café gelado – Além de ser uma boa maneira de dar início as manhãs de verão, beber uma única xícara de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver câncer de pele. Um estudo publicado no European Journal of Cancer Prevention, revelou que quem bebe uma xícara de café com cafeína por dia reduz o risco de desenvolver câncer de pele em cerca de 10%.
Cerejas – Elas conferem uma série de benefícios à saúde. Seu suco, por exemplo, pode ajudar a obter uma melhor noite de sono, pois eleva os níveis do hormônio que regula o sono. Por conta dos compostos ácidos, pode ajudar no processo de emagrecimento.

Tomate – Comer tomate pode otimizar a proteção do filtro solar: o licopeno faz com que os tomates vermelhos possam proteger a pele das queimaduras solares.

Melancia – 92% da composição da melancia é água, por isso, ela é uma ótima aliada para manter o organismo hidratado durante essa época de altas temperaturas. Além disso, pesquisas mostram que a ingestão de alimentos compostos por muita água ajuda a manter a saciedade com menos calorias.
Chá gelado – Alguns estudos mostram que beber chá regularmente pode reduzir o risco de doenças como Alzheimer e diabetes, além de manter dentes e gengivas saudáveis e ossos mais fortes. Isso acontece pois o chá é rico em uma classe de antioxidantes chamados flavonoides, os principais responsáveis pelos seus benefícios.
Água ? É extremamente importante manter o copo hidratado, principalmente em dias quentes. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde é dois litros para adultos e 1,2 litros para crianças.
Sucos – Outra coisa que pode contribuir e aliviar o calor da estação, são os sucos naturais, misturados com outros ingredientes que podem dar um sabor diferente mas sem perder nutrientes. Por isso, separamos uma receita de suco de melancia com gengibre, para você fazer quando as temperaturas estiverem muito altas:
Ingredientes:
1 copo médio de melancia;
1 colher de sopa de gengibre cheia;
250 ml de água.
Modo de preparo
Descasque e corte o gengibre em pedaços bem pequenos.
Corte a melancia em pedaços grandes.
Coloque a melancia, a água e o gengibre no liquidificador.

Coe o suco numa peneira, leve a geladeira e depois sirva.

 

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