Postado em 17 de Outubro de 2022 às 08h30

Câncer de mama: especialistas estudam novo tratamento

Datas Comemorativas (38)

Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer de Mama (Inca), aponta que mais de 66 mil brasileiras podem ser atingidas com a doença em 2022, sendo que 35% das pacientes descobrem em estágio avançado, o que pode limitar o tratamento e chances de cura.

Especialistas estão em busca de novos recursos, e neste ano, durante o Congresso Anal da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), um dos maiores eventos da área, apresentaram um estudo que deve mudar a perspectiva para o tratamento de câncer de mama metastático.

Trata-se de um medicamento chamado anticorpos conjugados, que tem como proposta aumentar a eficácia dos quimioterápicos, por ser uma terapia-alvo, também busca diminuir os efeitos colaterais sistêmicos se comparado à quimioterapia convencional.

Como será o acesso ao novo tratamento?

É de fato animadora a notícia de que haverão novas possibilidades para o tratamento de câncer de mama, mas apesar dos avanços, poucas pessoas estão usufruindo dos benefícios no momento. Isto porque, as pesquisas foram realizadas fora do país, na Europa e Estados Unidos, e aqui no Brasil ainda não houve aprovação.

Antes de ser colocado à disposição, o medicamento precisará de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sem a produção nacional, pelo menos por enquanto, o processo torna-se ainda mais demorado, tudo para garantir a segurança de quem receberá o tratamento.

Cuide-se, previna-se, pratique o autocuidado!

Ao longo dos anos a ciência tem evoluído tanto nos diagnósticos, quanto para a cura, através de novos recursos. Mas ainda assim, nenhuma opção é melhor que a prevenção! O autoexame deve ser constante, e pode começar cedo, aprender a observar seu corpo é essencial para garantir uma vida saudável. Além disso, mulheres acima de 40 anos devem fazer a mamografia, e se acaso houver histórico familiar da doença, precisam ser avaliadas por um especialista e seguirem com o rastreio periódico. Com o tripé da vida saudável em dia, alimentação, sono e atividade física, o risco de desenvolver a doença reduz significativamente.



  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

FEVEREIRO ROXO: campanha busca conscientizar sobre doenças como fibromialgia, lúpus e alzheimer07/02/22 O diagnóstico precoce é sempre a melhor solução para tratamento de doenças. É por isso que, cada vez mais, aparecem campanhas de conscientização pelo mundo. Até mesmo para doenças que não tem cura, ter o diagnóstico precoce favorece o tratamento, como é o caso das doenças abordadas na campanha Fevereiro......
Halloween e o sono das crianças25/10/19 Ao nascer e passar por todas as fases de desenvolvimento, as crianças entram em contato com várias experiências. E para que essas vivências sejam transformadas em aprendizado, o sono tem um papel muito importante. Enquanto elas dormem, o conhecimento é......
Outubro Rosa: atenção e cuidado com a saúde02/10/19 O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano no país. Causada pela multiplicação desordenada de células da mama, esse processo gera células anormais que se......

Voltar para Blog

categorias-noticias