Postado em 18 de Março de 2021 às 13h12

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: apenas 83,7% dos brasileiros têm acesso à água tratada

Datas Comemorativas (38)

Na próxima segunda-feira, dia 22, comemoramos o Dia Mundial da Água, embora seja um insumo considerado básico e essencial, nem todos os brasileiros são abastecidos com água potável. De acordo com pesquisa feita em 2019, pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), cerca de 35 milhões de brasileiros não tem acesso ao insumo tratado, ou seja, somente 83,7% dos habitantes do país consomem à água da forma adequada.

O estudo "Pobreza na Infância", feito em 2018 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que 14,3% das crianças e adolescentes não tem acesso à água, e 6,8% não tem sequer sistema de água em suas casas. Embora 7,5% de crianças e adolescentes brasileiros tenham acesso à água, o insumo não é apto para consumo da forma apropriada, filtrado ou de fonte segura.

Quando se trata do fornecimento correto entre as regiões do Brasil, de acordo com o SNIS, o Sudeste fica com o primeiro lugar, onde 91,1% dos habitantes tem água tratada. Na sequência aparece o Sul, com 90,5%; logo abaixo o Centro-Oeste, com 89,7%; em penúltimo a região do Nordeste, com 73,9%; e por último, o Norte, onde somente 57,5% da população é abastecida com água tratada.

Existem perdas na distribuição de água potável?

No momento da distribuição os sistemas perdem uma média nacional que chega a 39,2%, conforme o SNIS. O montante perdido representa 7,1 mil piscinas de água potável perdidas todos os dias, é o que diz o estudo "Perdas de Água: Desafios à Disponibilidade Hídrica e Necessidade de Avanço na Eficiência do Saneamento 2020", do Instituto Trata Brasil.

O SNIS fez a divisão de percas por região, ao observar percebe-se que o local que menos fornece água potável para a população, é também o que mais apresenta perca. Confira abaixo a quantidade perdida por região:

  • A perda de água potável no Norte é de 55,2%;
  • O Nordeste 45,7% são perdidos antes mesmo de chegar às residências;
  • Em terceiro lugar, o Sul do país apresenta 37,5% de perdas;
  • No Sudeste, 36,31% da água é perdida;
  • Para finalizar, o Centro-Oeste é o que tem menos perda, com 34,4%.



Qual é o consumo médio do insumo entre os brasileiros?


A mesma pesquisa feita pelo SNIS, aposta que o consumo médio no país é de 153,9 litros por habitante ao dia, acima do indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que afirma ser suficiente 110 litros/dia de água para as necessidades básicas de uma pessoa. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA20/11/20 Há 17 anos, o Congresso Brasileiro aprovou uma lei federal para instituir o Dia da Consciência Negra. A data, 20 de novembro, é em homenagem ao líder guerreiro do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, que foi assassinado neste dia, no ano de 1695. Zumbi era símbolo de resistência e tem importância histórica na luta pela libertação de escravos.......
NOVEMBRO AZUL: tudo começou em um pub06/11/20 Chegou a vez dos homens! No mês passado falamos sobre o câncer de mama, como prevenir e combater a doença. O Novembro Azul vem com o mesmo intuito, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e auxiliar no combate ao......
Cookies de natal para a família24/12/18 O natal é uma época mágica, tanto para as crianças quanto para os adultos. É o período para reunir a família, contar histórias e compartilhar momentos de alegria. Além disso, é uma ótima oportunidade para cozinhar. E para isso, nada mais natalino do que......

Voltar para Blog

categorias-noticias