Postado em 04 de Novembro de 2019 às 12h39

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

Datas Comemorativas (39)Saúde (94)
Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.…

Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 68 mil novos casos foram descobertos. O câncer de próstata só perde para o de pele no número de casos entre homens. Um dado preocupante e que nos leva a refletir que sim, cuidar da saúde também é coisa de homem.
O desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado sobretudo ao envelhecimento masculino. Apesar de poder ser diagnosticado em jovens, inclusive abaixo dos 40 anos, o risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos casos nessa faixa etária.
Segundo o médico urologista, Julio Zawadzki, homens a partir de 50 anos ou que tenham em seu histórico familiar casos da doença, devem procurar anualmente realizar o exame de toque retal, além dos exames gerais. ?Pessoas da raça negra também são mais propensas a apresentar a doença, por isso precisam ter um cuidado redobrado?, explica.
O exame de toque retal tem como finalidade detectar qualquer alteração na próstata que possa estar relacionada com a presença do câncer. Apesar de desconfortável, é parte fundamental da avaliação prostática, servindo também para auxiliar na decisão da melhor forma de tratamento, caso o câncer esteja presente.
?A mulher já tem essa cultura preventiva com a saúde e é preciso que os homens também criem esse hábito, deixando de lado o medo e o preconceito de realizar os exames de próstata?, recomenda o médico.
Além disso, adotar hábitos saudáveis auxiliam na prevenção. Uma alimentação balanceada, exercícios físicos e uma vida de qualidade são essenciais para o bem-estar do corpo e da mente. Cuidar da saúde não interfere na masculinidade, pelo contrário, é sinal de que o homem está preocupado consigo e com seus familiares.

EKO’7

______________________________________________________________

Veja também

Quais as frutas indicadas para diabéticos20/03/19 Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado. Segundo ela, diabéticos devem cuidar…...
NOVEMBRO AZUL: sem medo, sem preconceito13/11/20 Uma das primeiras campanhas produzidas no Brasil, em relação a prevenção do câncer de próstata, foi realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, no ano de 2008. 12 anos se passaram, e o Novembro Azul......

Voltar para Blog

categorias-noticias