Postado em 04 de Novembro de 2019 às 12h39

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

Datas Comemorativas (38)Saúde (88)
Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.…

Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 68 mil novos casos foram descobertos. O câncer de próstata só perde para o de pele no número de casos entre homens. Um dado preocupante e que nos leva a refletir que sim, cuidar da saúde também é coisa de homem.
O desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado sobretudo ao envelhecimento masculino. Apesar de poder ser diagnosticado em jovens, inclusive abaixo dos 40 anos, o risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos casos nessa faixa etária.
Segundo o médico urologista, Julio Zawadzki, homens a partir de 50 anos ou que tenham em seu histórico familiar casos da doença, devem procurar anualmente realizar o exame de toque retal, além dos exames gerais. ?Pessoas da raça negra também são mais propensas a apresentar a doença, por isso precisam ter um cuidado redobrado?, explica.
O exame de toque retal tem como finalidade detectar qualquer alteração na próstata que possa estar relacionada com a presença do câncer. Apesar de desconfortável, é parte fundamental da avaliação prostática, servindo também para auxiliar na decisão da melhor forma de tratamento, caso o câncer esteja presente.
?A mulher já tem essa cultura preventiva com a saúde e é preciso que os homens também criem esse hábito, deixando de lado o medo e o preconceito de realizar os exames de próstata?, recomenda o médico.
Além disso, adotar hábitos saudáveis auxiliam na prevenção. Uma alimentação balanceada, exercícios físicos e uma vida de qualidade são essenciais para o bem-estar do corpo e da mente. Cuidar da saúde não interfere na masculinidade, pelo contrário, é sinal de que o homem está preocupado consigo e com seus familiares.

EKO’7

______________________________________________________________

Veja também

Terceira Idade: Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas27/06/17 Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais intensidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada…...
Saiba tudo sobre a labirintite27/09/17 Tontura, náuseas, alterações gastrintestinais, desequilíbrio e zumbidos no ouvido. Esses sintomas podem estar atrelados a uma doença chamada labirintite. Mas o que é labirintite? Quando seu ouvido sofre alguma inflamação na parte interna, ou labirinto, seus......
Zumbido no ouvido21/11/17  Mais de 270 milhões de pessoas sofrem de zumbido no ouvido O zumbido é uma percepção sonora involuntária devido a um transtorno em alguma parte da via auditiva, desde a orelha externa até o córtex auditivo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),......

Voltar para Blog

categorias-noticias