Postado em 15 de Agosto de 2017 às 11h07

      Chocolate nosso de cada dia

      Alimentação (58)
      O chocolate por muito tempo foi considerado o principal inimigo das dietas e da saúde das pessoas. Mas uma pesquisa italiana, divulgada no periódico Fronties in Nutrition, revelou que o consumo de pequenas doses diárias do doce pode, na verdade, ajudar a combater alguns problemas do nosso corpo. Isso se deve a algumas propriedades do…

      O chocolate por muito tempo foi considerado o principal inimigo das dietas e da saúde das pessoas. Mas uma pesquisa italiana, divulgada no periódico Fronties in Nutrition, revelou que o consumo de pequenas doses diárias do doce pode, na verdade, ajudar a combater alguns problemas do nosso corpo.

      Isso se deve a algumas propriedades do cacau, principalmente aos chamados flavonoides, que contribuem para o melhoramento de atividades cognitivas coordenadas pelo cérebro, como a obtenção de memórias, atenção e raciocínio. Os flavonoides possuem antioxidantes, o que facilita a absorção de algumas vitaminas pelo nosso corpo.

      A pesquisa foi realizada com um grupo de pessoas e analisou o comportamento do cérebro, algumas horas após o consumo de chocolate. Os resultados surgiram de acordo com o perfil de cada um. O teste revelou que nos mais velhos, o consumo em longo prazo melhorou a atenção, raciocínio, memória de curto prazo e até mesmo a dicção. Além disso, ele também se mostrou mais efetivo em idosos que já possuíam algum prejuízo cognitivo, como perda de memória.

      Apesar de se mostrar mais eficaz em pessoas com certa idade, o estudo também mostrou resultados positivos em pessoas jovens e saudáveis, principalmente para as mulheres. O estudo mostrou que esses flavonoides presentes no cacau auxiliaram a minimizar os efeitos da falta de sono no cérebro. Isso permitiu que elas passassem noites inteiras em claro e se mantivessem dispostas no dia seguinte, como se tivessem dormido a noite toda. Graças ao consumo do doce.

      Viu só? Aquele chocolatinho pós refeição, na verdade, mais ajuda do que atrapalha. Principalmente se o consumo for do meio amargo que é composto em 70% por cacau. Agora, é só aproveitar essa maravilha do mundo gastronômico.

      Veja também

      Kefir: o que é e como fazer o alimento queridinho das dietas?29/01/18 Um alimento que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses é o chamado Kefir. Mas afinal, o que faz com que ele seja o queridinho das dietas? Para começar a entender o que o Kefir tem de tão especial é preciso saber que ele é um probiótico, produzido através da fermentação do leite, com uma…...
      ALIMENTOS ESTIMULAM A MELATONINA27/04/21 Já pensou em melhorar seu sono através da alimentação? Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revisou análises sobre o efeito dos alimentos ricos no hormônio do sono, a melatonina, e o......
      Alimentos que auxiliam na hidratação da pele no verão07/01/19 A primavera já apresenta indícios de como vai ser o verão. Sol e calor fazem parte dessas duas estações, que costumam nos fazer sair regularmente de casa. Seja para passear ou praticar exercícios, a nossa pele sempre está em contato com os raios solares. Além......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias