Postado em 15 de Agosto de 2017 às 11h07

Chocolate nosso de cada dia

Alimentação (58)
O chocolate por muito tempo foi considerado o principal inimigo das dietas e da saúde das pessoas. Mas uma pesquisa italiana, divulgada no periódico Fronties in Nutrition, revelou que o consumo de pequenas doses diárias do doce pode, na verdade, ajudar a combater alguns problemas do nosso corpo. Isso se deve a algumas propriedades do…

O chocolate por muito tempo foi considerado o principal inimigo das dietas e da saúde das pessoas. Mas uma pesquisa italiana, divulgada no periódico Fronties in Nutrition, revelou que o consumo de pequenas doses diárias do doce pode, na verdade, ajudar a combater alguns problemas do nosso corpo.

Isso se deve a algumas propriedades do cacau, principalmente aos chamados flavonoides, que contribuem para o melhoramento de atividades cognitivas coordenadas pelo cérebro, como a obtenção de memórias, atenção e raciocínio. Os flavonoides possuem antioxidantes, o que facilita a absorção de algumas vitaminas pelo nosso corpo.

A pesquisa foi realizada com um grupo de pessoas e analisou o comportamento do cérebro, algumas horas após o consumo de chocolate. Os resultados surgiram de acordo com o perfil de cada um. O teste revelou que nos mais velhos, o consumo em longo prazo melhorou a atenção, raciocínio, memória de curto prazo e até mesmo a dicção. Além disso, ele também se mostrou mais efetivo em idosos que já possuíam algum prejuízo cognitivo, como perda de memória.

Apesar de se mostrar mais eficaz em pessoas com certa idade, o estudo também mostrou resultados positivos em pessoas jovens e saudáveis, principalmente para as mulheres. O estudo mostrou que esses flavonoides presentes no cacau auxiliaram a minimizar os efeitos da falta de sono no cérebro. Isso permitiu que elas passassem noites inteiras em claro e se mantivessem dispostas no dia seguinte, como se tivessem dormido a noite toda. Graças ao consumo do doce.

Viu só? Aquele chocolatinho pós refeição, na verdade, mais ajuda do que atrapalha. Principalmente se o consumo for do meio amargo que é composto em 70% por cacau. Agora, é só aproveitar essa maravilha do mundo gastronômico.

Veja também

Saiba a diferença entre light, zero e diet28/09/18 Os alimentos light, zero e diet são algumas alternativas quando precisamos controlar a alimentação. Eles contêm menos açúcar, sal ou gordura. Para saber sobre essa redução ou ausência de ingrediente, é preciso verificar a embalagem do produto. Porém algumas pessoas ainda confundem a finalidade dessas três opções. Por isso aqui vai algumas dicas básicas para…...
O poder do Hibisco29/05/18 O chá de hibisco tem se popularizado nos últimos anos aqui no Brasil. Não é para menos: ele atua de forma muito favorável no  nosso organismo. Ajuda no controle da pressão arterial, funciona como diurético, melhora as funções do coração, além de evitar......
Jantar tarde faz mal?31/01/22Entenda os impactos deste hábito na sua saúde e qualidade de sono?? Quem nunca teve uma noite mal dormida depois de um jantar pesado? Provavelmente já aconteceu com você! Uma pesquisa realizada pela Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a ligação entre o tempo de consumo de alimentos antes de......

Voltar para Blog

categorias-noticias