Postado em 24 de Agosto de 2021 às 16h36

Pesquisas e descobertas sobre o açaí

Alimentação (58)

Amigo do verão, o açaí, além de ser muito refrescante, pode ser benéfico para a saúde. Embora seja conhecido pelo seu alto valor calórico, quando consumido da forma correta, apresenta resultados positivos, inclusive, faz parte do cardápio de alguns atletas. Recomenda-se um consumo moderado tanto em calorias, quanto em vezes por semana, além disso, acompanhamentos como o leite condensado, devem ser deixados de lado. A fruta é tão interessante que tem sido pauta de muitas pesquisas. 

Um estudo feito na Universidade Federal do Pará, por exemplo, comparou dois grupos, um que não consumia açaí e outro que ingeria uma bebida à base da fruta. 12 semanas depois, os pesquisadores notaram que o grupo que consumia a fruta apresentou queda no LDL, chamado colesterol ruim. Além disto, o periódico científico Atherosclerosis, da Sociedade Europeia de Aterosclerose, publicou um estudo que mostra que o açaí tem substâncias que ajudam a controlar a pressão alta e melhorar a circulação sanguínea. 

Outra pesquisa feita por cientistas do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, mostrou que o açaí tem arabinogalactana, uma sustância que estimula a ação das células de defesa do organismo, o que fortalece o sistema imune e previne infecções. 

E não para por aí, outros trabalhos sobre o alimento mostram que o extrato da fruta ajuda combater processos de inflamação crônica, que são característica de quadros de transtorno bipolar, os indícios foram encontrados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade de Toronto, Canadá.

Lembre-se que antes de inserir o alimento no seu cardápio, é bacana ter auxilio de um profissional, principalmente se você busca algum tipo de resultado com a fruta. Quando for consumir, observe se na hora de comprar o alimento você não está levedado um industrializado, existem alguns, por exemplo, que contém apenas 5% de fruta. Por isso, leia o rótulo, e se caso tiver alguma dúvida para entender, pesquise e peça ajuda para algum nutricionista.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Benefícios do consumo do ovo02/02/18 O ovo é um alimento que está presente em muitas receitas de bolos, tortas, doces e salgados. Mas além disso, ele pode ser consumido de forma mais natural, como cozido, por exemplo. Mas você sabe quais são os benefícios deste alimento?             A nutricionista clínica e esportiva, Raiara Forcelini fala que o ovo é rico…...
Arco íris no prato22/01/18 Saiba o que encontrar em alimentos de todas as cores             Você sempre ouviu que para uma refeição ser saudável ela precisa ser o mais colorida possível. Mas você sabe qual a função e quais os nutrientes das cores dos alimentos? A nutricionista Raiara......
Ceia de Natal saudável22/12/17 Estamos em dezembro, mês em que ocorrem muitas festividades, entre elas, a ceia de Natal. A origem dessa comemoração é europeia e iniciou como um gesto de solidariedade com os viajantes e peregrinos, junto das famílias para celebração da noite de Natal. Com o......

Voltar para Blog

categorias-noticias