Postado em 24 de Agosto de 2021 às 16h36

      Pesquisas e descobertas sobre o açaí

      Alimentação (58)

      Amigo do verão, o açaí, além de ser muito refrescante, pode ser benéfico para a saúde. Embora seja conhecido pelo seu alto valor calórico, quando consumido da forma correta, apresenta resultados positivos, inclusive, faz parte do cardápio de alguns atletas. Recomenda-se um consumo moderado tanto em calorias, quanto em vezes por semana, além disso, acompanhamentos como o leite condensado, devem ser deixados de lado. A fruta é tão interessante que tem sido pauta de muitas pesquisas. 

      Um estudo feito na Universidade Federal do Pará, por exemplo, comparou dois grupos, um que não consumia açaí e outro que ingeria uma bebida à base da fruta. 12 semanas depois, os pesquisadores notaram que o grupo que consumia a fruta apresentou queda no LDL, chamado colesterol ruim. Além disto, o periódico científico Atherosclerosis, da Sociedade Europeia de Aterosclerose, publicou um estudo que mostra que o açaí tem substâncias que ajudam a controlar a pressão alta e melhorar a circulação sanguínea. 

      Outra pesquisa feita por cientistas do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, mostrou que o açaí tem arabinogalactana, uma sustância que estimula a ação das células de defesa do organismo, o que fortalece o sistema imune e previne infecções. 

      E não para por aí, outros trabalhos sobre o alimento mostram que o extrato da fruta ajuda combater processos de inflamação crônica, que são característica de quadros de transtorno bipolar, os indícios foram encontrados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade de Toronto, Canadá.

      Lembre-se que antes de inserir o alimento no seu cardápio, é bacana ter auxilio de um profissional, principalmente se você busca algum tipo de resultado com a fruta. Quando for consumir, observe se na hora de comprar o alimento você não está levedado um industrializado, existem alguns, por exemplo, que contém apenas 5% de fruta. Por isso, leia o rótulo, e se caso tiver alguma dúvida para entender, pesquise e peça ajuda para algum nutricionista.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Alimentação ideal após noite de insônia22/10/21 Dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e sonolência são sintomas que aparecem após uma noite mal dormida. Sabia que a insônia afeta os hormônios da saciedade e fome? Por isso, dormir mal pode te fazer consumir mais calorias, no entanto, existem alguns alimentos e bebidas que podem ajudar a amenizar os sintomas após uma noite de insônia e ainda, são......
      Quatro benefícios da boa alimentação28/07/22 Já sentiu que seu corpo pede por uma pausa após um fim de semana de comilança? Às vezes a gente passa do ponto, faz parte, mas quando a má alimentação torna-se algo corriqueiro, a pessoa fica com......
      Hortelã e seus benefícios22/08/17 Você certamente já ouviu sua mãe ou avó dizer para fazer chá de hortelã ao reclamar que estava com dor de estômago. E elas estavam certas. A folha de hortelã é bastante conhecida por seu cheiro e sabor agradáveis, além das propriedades medicinais presentes na......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias