Postado em 24 de Agosto às 16h36

Pesquisas e descobertas sobre o açaí

Alimentação (53)

Amigo do verão, o açaí, além de ser muito refrescante, pode ser benéfico para a saúde. Embora seja conhecido pelo seu alto valor calórico, quando consumido da forma correta, apresenta resultados positivos, inclusive, faz parte do cardápio de alguns atletas. Recomenda-se um consumo moderado tanto em calorias, quanto em vezes por semana, além disso, acompanhamentos como o leite condensado, devem ser deixados de lado. A fruta é tão interessante que tem sido pauta de muitas pesquisas. 

Um estudo feito na Universidade Federal do Pará, por exemplo, comparou dois grupos, um que não consumia açaí e outro que ingeria uma bebida à base da fruta. 12 semanas depois, os pesquisadores notaram que o grupo que consumia a fruta apresentou queda no LDL, chamado colesterol ruim. Além disto, o periódico científico Atherosclerosis, da Sociedade Europeia de Aterosclerose, publicou um estudo que mostra que o açaí tem substâncias que ajudam a controlar a pressão alta e melhorar a circulação sanguínea. 

Outra pesquisa feita por cientistas do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, mostrou que o açaí tem arabinogalactana, uma sustância que estimula a ação das células de defesa do organismo, o que fortalece o sistema imune e previne infecções. 

E não para por aí, outros trabalhos sobre o alimento mostram que o extrato da fruta ajuda combater processos de inflamação crônica, que são característica de quadros de transtorno bipolar, os indícios foram encontrados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade de Toronto, Canadá.

Lembre-se que antes de inserir o alimento no seu cardápio, é bacana ter auxilio de um profissional, principalmente se você busca algum tipo de resultado com a fruta. Quando for consumir, observe se na hora de comprar o alimento você não está levedado um industrializado, existem alguns, por exemplo, que contém apenas 5% de fruta. Por isso, leia o rótulo, e se caso tiver alguma dúvida para entender, pesquise e peça ajuda para algum nutricionista.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Ceia de Natal saudável22/12/17 Estamos em dezembro, mês em que ocorrem muitas festividades, entre elas, a ceia de Natal. A origem dessa comemoração é europeia e iniciou como um gesto de solidariedade com os viajantes e peregrinos, junto das famílias para celebração da noite de Natal. Com o tempo, a tradição de reunir a família ao redor da mesa…...
Brasil consome 50% mais açúcar do que o recomendado pela OMS10/06 Em casa por mais tempo por conta da pandemia, alguns brasileiros resolveram colocar o talento na confeitaria para jogo. Entre março e abril de 2020, o que você via com frequência nos stories do Instagram eram fotos e mais fotos de bolos.......
Dieta na terceira idade: A importância das vitaminas e proteínas28/08/17 Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder......

Voltar para Blog

categorias-noticias