Postado em 23 de Abril de 2018 às 19h15

      Tempero pronto: mais perigoso do que você imagina

      Alimentação (58)
      Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que os temperos industrializados não são recomendados para o consumo, pois possuem alto teor de sódio. Quando…

      Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que os temperos industrializados não são recomendados para o consumo, pois possuem alto teor de sódio. Quando consumido em excesso sobrecarregam os rins, aumentam a pressão arterial e podem causar hipertensão. ?Além disso, nestes temperos há adição também de glutamato monossódico, que é um intensificador de sabor, que em excesso, pode causar toxidade? comenta a nutricionista.

      O consumo diário de sódio recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de, no máximo, duas gramas por dia, o equivalente a aproximadamente cinco gramas de sal. Aqui no Brasil, a OMS estima que o consumo diário de sal por pessoa seja de 12 gramas, mais que o dobro recomendado. E os temperos prontos contribuem para esses dados. Um tablete possui de 0,9 até 1,7g de sódio, correspondendo de 45 a 85% do total diário da recomendação.

      A nutricionista Vivian Zanella comenta que ?pessoas que possuem pressão alta, colesterol alto ou outras patologias do gênero não devem consumir produtos que tenham em sua composição o glutamato monossódico, pois ele é rico em sódio, fator que contribui para a piora da doença?.

      Mas como substituir algo tão prático? Gisele sugere a troca por ervas frescas como alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, tomilho, hortelã e orégano que são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos, além disso possuem valor calórico muito baixo. Os temperos frescos podem ser utilizados em diversas preparações culinárias adicionando sabor e aroma às receitas.

      Outra dica é optar por quantidades generosas de cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais. Ervas frescas ou secas, assim como pimenta, gergelim e outros, agregam sabor às preparações e também ajudam na redução do uso do sal. Já nas saladas, o uso do limão reduz a necessidade de adição de sal e óleo. A nutricionista ainda fala de outras combinações que podem ser feitas, como o louro em sopas, alecrim em carnes, salsa na macarronada, manjericão no molho de tomate e tomilho na batata.

      Para quem quer deixar as refeições mais saudáveis, trouxemos duas receitas de sal de ervas. Confira:

      Receita 01

      Ingredientes:

      1 colher (sopa) de sal

      3 colheres de louro

      1 colher (sopa) de orégano desidratado

      1 colher (sopa) de manjericão desidratado

      1 colher (sopa) de alecrim desidratado

       Modo de preparo:

      Bata todos os ingredientes no liquidificador e armazene o sal em um recipiente com tampa.

       

      Receita 2 

      Ingredientes:

      1 colher (sopa) de alecrim

      1 colher (sopa) de salsinha desidratada

      1 colher (sopa) de manjericão

      1 colher (sopa) de orégano

      ½ xícara (chá) de sal refinado ou sal light

      Modo de preparo:

      Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até que fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro com tampa.

       

      Veja também

      Azeite de Oliva: gordura que faz bem17/11/17 O azeite de oliva é muito popular em todo o mundo. Sua fabricação é um processo simples de lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação de azeitonas maduras. Além disso, esse óleo é um dos mais antigos e saudáveis.  O azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico), polifenóis, ômega 3, vitamina A e vitamina…...
      Aposte no Ômega 313/03/17 O peixe é um alimento de alto valor nutritivo, por isso torna-se item indispensável na alimentação. Afinal possui um suplemento essencial à saúde, o ômega 3. Esse eficiente complemento alimentar traz inúmeros benefícios para quem o consome, como a diminuição......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias