Postado em 23 de Abril de 2018 às 19h15

      Tempero pronto: mais perigoso do que você imagina

      Alimentação (58)
      Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que os temperos industrializados não são recomendados para o consumo, pois possuem alto teor de sódio. Quando…

      Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que os temperos industrializados não são recomendados para o consumo, pois possuem alto teor de sódio. Quando consumido em excesso sobrecarregam os rins, aumentam a pressão arterial e podem causar hipertensão. ?Além disso, nestes temperos há adição também de glutamato monossódico, que é um intensificador de sabor, que em excesso, pode causar toxidade? comenta a nutricionista.

      O consumo diário de sódio recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de, no máximo, duas gramas por dia, o equivalente a aproximadamente cinco gramas de sal. Aqui no Brasil, a OMS estima que o consumo diário de sal por pessoa seja de 12 gramas, mais que o dobro recomendado. E os temperos prontos contribuem para esses dados. Um tablete possui de 0,9 até 1,7g de sódio, correspondendo de 45 a 85% do total diário da recomendação.

      A nutricionista Vivian Zanella comenta que ?pessoas que possuem pressão alta, colesterol alto ou outras patologias do gênero não devem consumir produtos que tenham em sua composição o glutamato monossódico, pois ele é rico em sódio, fator que contribui para a piora da doença?.

      Mas como substituir algo tão prático? Gisele sugere a troca por ervas frescas como alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, tomilho, hortelã e orégano que são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos, além disso possuem valor calórico muito baixo. Os temperos frescos podem ser utilizados em diversas preparações culinárias adicionando sabor e aroma às receitas.

      Outra dica é optar por quantidades generosas de cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais. Ervas frescas ou secas, assim como pimenta, gergelim e outros, agregam sabor às preparações e também ajudam na redução do uso do sal. Já nas saladas, o uso do limão reduz a necessidade de adição de sal e óleo. A nutricionista ainda fala de outras combinações que podem ser feitas, como o louro em sopas, alecrim em carnes, salsa na macarronada, manjericão no molho de tomate e tomilho na batata.

      Para quem quer deixar as refeições mais saudáveis, trouxemos duas receitas de sal de ervas. Confira:

      Receita 01

      Ingredientes:

      1 colher (sopa) de sal

      3 colheres de louro

      1 colher (sopa) de orégano desidratado

      1 colher (sopa) de manjericão desidratado

      1 colher (sopa) de alecrim desidratado

       Modo de preparo:

      Bata todos os ingredientes no liquidificador e armazene o sal em um recipiente com tampa.

       

      Receita 2 

      Ingredientes:

      1 colher (sopa) de alecrim

      1 colher (sopa) de salsinha desidratada

      1 colher (sopa) de manjericão

      1 colher (sopa) de orégano

      ½ xícara (chá) de sal refinado ou sal light

      Modo de preparo:

      Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até que fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro com tampa.

       

      Veja também

      Linhaça30/03/17 O ano está passando, e com certeza a grande maioria das pessoas acrescentou entre os projetos para 2017  uma vida mais saudável. Hoje, vamos dar um empurrãozinho para alcançar seu objetivo. Você já ouviu falar da linhaça? Considerada um alimento funcional, esta sementinha poderosa traz benefícios para o coração, intestino e auxilia no emagrecimento. Existem dois…...
      Sucos Detox02/10/17 Ultimamente os sucos detox têm se tornado os queridinhos entre as pessoas que querem emagrecer. Este tipo de suco oferece uma desintoxicação no organismo, através da ingestão de ingredientes naturais, frescos e ricos em fibras que agem junto com o fígado,......
      Mitos e verdades da água com gás06/06/19 Causadora de discórdia, tendo defensores e opositores com opiniões bastante divergentes a seu respeito. Há quem diga que é preciso adaptar o paladar e não abre mão em dias quentes de verão. Do contrário, há quem prefira passar sede do que ingeri-la. A água......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias