Postado em 23 de Abril de 2018 às 19h15

Tempero pronto: mais perigoso do que você imagina

Alimentação (52)
Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que os temperos industrializados não são recomendados para o consumo, pois possuem alto teor de sódio. Quando…

Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que os temperos industrializados não são recomendados para o consumo, pois possuem alto teor de sódio. Quando consumido em excesso sobrecarregam os rins, aumentam a pressão arterial e podem causar hipertensão. ?Além disso, nestes temperos há adição também de glutamato monossódico, que é um intensificador de sabor, que em excesso, pode causar toxidade? comenta a nutricionista.

O consumo diário de sódio recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de, no máximo, duas gramas por dia, o equivalente a aproximadamente cinco gramas de sal. Aqui no Brasil, a OMS estima que o consumo diário de sal por pessoa seja de 12 gramas, mais que o dobro recomendado. E os temperos prontos contribuem para esses dados. Um tablete possui de 0,9 até 1,7g de sódio, correspondendo de 45 a 85% do total diário da recomendação.

A nutricionista Vivian Zanella comenta que ?pessoas que possuem pressão alta, colesterol alto ou outras patologias do gênero não devem consumir produtos que tenham em sua composição o glutamato monossódico, pois ele é rico em sódio, fator que contribui para a piora da doença?.

Mas como substituir algo tão prático? Gisele sugere a troca por ervas frescas como alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, tomilho, hortelã e orégano que são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos, além disso possuem valor calórico muito baixo. Os temperos frescos podem ser utilizados em diversas preparações culinárias adicionando sabor e aroma às receitas.

Outra dica é optar por quantidades generosas de cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais. Ervas frescas ou secas, assim como pimenta, gergelim e outros, agregam sabor às preparações e também ajudam na redução do uso do sal. Já nas saladas, o uso do limão reduz a necessidade de adição de sal e óleo. A nutricionista ainda fala de outras combinações que podem ser feitas, como o louro em sopas, alecrim em carnes, salsa na macarronada, manjericão no molho de tomate e tomilho na batata.

Para quem quer deixar as refeições mais saudáveis, trouxemos duas receitas de sal de ervas. Confira:

Receita 01

Ingredientes:

1 colher (sopa) de sal

3 colheres de louro

1 colher (sopa) de orégano desidratado

1 colher (sopa) de manjericão desidratado

1 colher (sopa) de alecrim desidratado

 Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e armazene o sal em um recipiente com tampa.

 

Receita 2 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de alecrim

1 colher (sopa) de salsinha desidratada

1 colher (sopa) de manjericão

1 colher (sopa) de orégano

½ xícara (chá) de sal refinado ou sal light

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até que fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro com tampa.

 

Veja também

laranja14/02/17 As altas temperaturas motivam muita gente a alterar os hábitos alimentares. Com o calor, o consumo de líquidos é maior e as frutas também têm lugar garantido na geladeira. Quer acrescentar no seu dia a dia uma fruta deliciosa e refrescante? Então vamos lá: as dicas de hoje são sobre a laranja, que além de saborosa,…...
POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......
Café, vilão ou mocinho?18/07/17 Os brasileiros são apaixonados por café, as combinações criativas inserem o famoso gosto de café nos mais variados cardápios, além de ser consumido purinho, como um ritual diário, a bebida também marca presença em doces, sobremesas e pós refeições. Além do......

Voltar para Blog

categorias-noticias