Postado em 01 de Agosto de 2018 às 13h04

Colágeno, substância vital!

Alimentação (46)Saúde (77)
O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é essencialmente estrutural, afinal proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. A proteína é produzida normalmente no organismo desde o nascimento, mas a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual, em torno de 1%. Após os 50 anos de…

O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é essencialmente estrutural, afinal proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas.

A proteína é produzida normalmente no organismo desde o nascimento, mas a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual, em torno de 1%. Após os 50 anos de idade, a queda pode aumentar drasticamente e sua falta começa a ser sentida, principalmente quando a pele perde a elasticidade, as rugas aparecem e a articulação dos ossos começa a ficar fragilizada. Para prevenir a intensidade destes efeitos é importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, que ajudam a diminuir os impactos do envelhecimento, como explica a nutricionista Francieli Pinheiro.

A indústria alimentícia já produz suplementos de colágeno que após serem ingeridos

permitem ao organismo obter de forma significativa os benefícios da proteína. Este é o caso do colágeno em pó e do colágeno em cápsulas que podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais e nas farmácias. Já na alimentação, as principais fontes de colágeno são as proteínas animais, como carnes vermelhas, frangos, peixes e ovos. Segundo Francieli, existem outros alimentos que também contribuem, como soja, feijão, lentilha e grão de bico, apesar de não serem fontes diretas de colágeno, são fontes de proteínas que auxiliam na formação dessa substância.

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA, órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA, e atualmente já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína. A quantidade diária dessa suplementação vai depender de cada pessoa, por isso, sempre é importante procurar um profissional da área para indicá-lo.

Veja também

Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é equilibrar a energia do organismo e curar ou prevenir doenças.…...
Magnésio, mais importante do que você imagina17/06/20 Alguns minerais são essenciais para nosso organismo, mas nem sempre consumimos o necessário. Muitas vezes nem sabemos qual a real importância de ingerir esses elementos. Entre eles está o magnésio. Esse mineral tem uma......
Alimentação X Menopausa16/10/17 A menopausa é um período que traz muitas mudanças na vida de uma mulher. Entre os sintomas que geralmente acometem o universo feminino nessa fase estão o acúmulo de gordura abdominal, alterações no foco e na memória, alterações no humor, quedas de cabelos e......

Voltar para Blog

categorias-noticias