Postado em 01 de Agosto de 2018 às 13h04

Colágeno, substância vital!

Alimentação (58)Saúde (88)
O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é essencialmente estrutural, afinal proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. A proteína é produzida normalmente no organismo desde o nascimento, mas a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual, em torno de 1%. Após os 50 anos de…

O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é essencialmente estrutural, afinal proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas.

A proteína é produzida normalmente no organismo desde o nascimento, mas a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual, em torno de 1%. Após os 50 anos de idade, a queda pode aumentar drasticamente e sua falta começa a ser sentida, principalmente quando a pele perde a elasticidade, as rugas aparecem e a articulação dos ossos começa a ficar fragilizada. Para prevenir a intensidade destes efeitos é importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, que ajudam a diminuir os impactos do envelhecimento, como explica a nutricionista Francieli Pinheiro.

A indústria alimentícia já produz suplementos de colágeno que após serem ingeridos

permitem ao organismo obter de forma significativa os benefícios da proteína. Este é o caso do colágeno em pó e do colágeno em cápsulas que podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais e nas farmácias. Já na alimentação, as principais fontes de colágeno são as proteínas animais, como carnes vermelhas, frangos, peixes e ovos. Segundo Francieli, existem outros alimentos que também contribuem, como soja, feijão, lentilha e grão de bico, apesar de não serem fontes diretas de colágeno, são fontes de proteínas que auxiliam na formação dessa substância.

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA, órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA, e atualmente já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína. A quantidade diária dessa suplementação vai depender de cada pessoa, por isso, sempre é importante procurar um profissional da área para indicá-lo.

Veja também

FRUTAS DE INVERNO E SEUS BENEFÍCIOS22/07/19 Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo. Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso, já que sua oferta tende a aumentar nos períodos de colheita. Assim, a…...
POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......
Saiba tudo sobre a labirintite27/09/17 Tontura, náuseas, alterações gastrintestinais, desequilíbrio e zumbidos no ouvido. Esses sintomas podem estar atrelados a uma doença chamada labirintite. Mas o que é labirintite? Quando seu ouvido sofre alguma inflamação na parte interna, ou labirinto, seus......

Voltar para Blog

categorias-noticias