Postado em 01 de Agosto de 2018 às 13h04

Colágeno, substância vital!

Alimentação (46)Saúde (73)
O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é essencialmente estrutural, afinal proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. A proteína é produzida normalmente no organismo desde o nascimento, mas a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual, em torno de 1%. Após os 50 anos de…

O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é essencialmente estrutural, afinal proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas.

A proteína é produzida normalmente no organismo desde o nascimento, mas a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual, em torno de 1%. Após os 50 anos de idade, a queda pode aumentar drasticamente e sua falta começa a ser sentida, principalmente quando a pele perde a elasticidade, as rugas aparecem e a articulação dos ossos começa a ficar fragilizada. Para prevenir a intensidade destes efeitos é importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, que ajudam a diminuir os impactos do envelhecimento, como explica a nutricionista Francieli Pinheiro.

A indústria alimentícia já produz suplementos de colágeno que após serem ingeridos

permitem ao organismo obter de forma significativa os benefícios da proteína. Este é o caso do colágeno em pó e do colágeno em cápsulas que podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais e nas farmácias. Já na alimentação, as principais fontes de colágeno são as proteínas animais, como carnes vermelhas, frangos, peixes e ovos. Segundo Francieli, existem outros alimentos que também contribuem, como soja, feijão, lentilha e grão de bico, apesar de não serem fontes diretas de colágeno, são fontes de proteínas que auxiliam na formação dessa substância.

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA, órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA, e atualmente já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína. A quantidade diária dessa suplementação vai depender de cada pessoa, por isso, sempre é importante procurar um profissional da área para indicá-lo.

Veja também

Arco íris no prato22/01/18 Saiba o que encontrar em alimentos de todas as cores             Você sempre ouviu que para uma refeição ser saudável ela precisa ser o mais colorida possível. Mas você sabe qual a função e quais os nutrientes das cores dos alimentos? A nutricionista Raiara Forcelini fala que a cor dos alimentos revela parte dos nutrientes…...
Entenda a dor crônica18/07/18 Por Márcio Paz Telesca Médico ortopedista e traumatologista cooperado da Unimed Chapecó Todo mundo sente dor de vez em quando. Quando você corta o dedo ou leva uma pancada no esporte, a dor é a maneira do seu corpo de lhe dizer que algo está errado. Uma vez......
FRUTAS DE INVERNO E SEUS BENEFÍCIOS22/07/19 Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo. Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso,......

Voltar para Blog

categorias-noticias