Postado em 20 de Setembro de 2018 às 19h33

      Como funcionam as dietas LowCarb?

      Alimentação (58)Dicas (70)
      Uma dieta que caiu no gosto das pessoas que querem emagrecer é a famosa LowCarb, ou seja, com baixo carboidratos. Mas como é pensada essa dieta? Todos os carboidratos são cortados? Hoje vamos responder essas questões! Essa dieta tem o mesmo intuito de várias outras: o emagrecimento.  A ideia é reduzir a quantidade de carboidrato…

      Uma dieta que caiu no gosto das pessoas que querem emagrecer é a famosa LowCarb, ou seja, com baixo carboidratos. Mas como é pensada essa dieta? Todos os carboidratos são cortados? Hoje vamos responder essas questões!

      Essa dieta tem o mesmo intuito de várias outras: o emagrecimento.  A ideia é reduzir a quantidade de carboidrato ingerida, mas, sem excluí-lo totalmente das refeições. Por que não corta-los totalmente da dieta? A nutricionista Raiara Forcelini fala que ?o carboidrato é a principal fonte de energia do nosso organismo, e quando excluímos totalmente de nossa alimentação entramos em processo de cetose, que por sua vez causa diversos efeitos colaterais no organismo, como náuseas, tonturas, dores de cabeça e  irritabilidade?.

      E para quem acha que essa é uma boa forma de perder peso de forma rápida, é bom saber que nem sempre isso vai funcionar. ?Para algumas pessoas pode ser uma boa estratégia de emagrecimento, enquanto  para outras pode não ser a melhor forma?, indica Raiara. Por isso a importância de ter sempre o acompanhamento de um profissional capacitado.

      Vale lembrar que a dieta Lowcarb não deve ser considerada um estilo de vida como é a reeducação alimentar, mas sim, uma estratégia para perda de peso. Ela deve ter uma curta duração, período esse que deve ser avaliado por um nutricionista, levando em consideração que alguns podem tolerar mais ou menos tempo de dieta. É preciso ter cuidado quando feita por longos períodos, pois pode haver uma sobrecarga de alguns órgãos do nosso corpo, como os rins e o fígado. ?Além disso, quanto maior o tempo de restrição, maior a capacidade do organismo em absorver carboidratos quando eles forem reintroduzidos em quantidades maiores, o que provocará o efeito sanfona?, completa a nutricionista.

                  Durante o período de restrição, alimentos como legumes, verduras, carnes, ovos e oleaginosas são priorizados e outros como pães, massas, tubérculos, doces, refrigerantes, sucos, açúcares, sorvetes e biscoitos não devem ser consumidos.

      Também é preciso ter cuidado na hora de reintroduzir os carboidratos na alimentação, pois o organismo pode absorver carboidratos quando eles forem reintroduzidos em quantidades maiores, provocando o efeito sanfona. Raiara indica que ?crianças, adolescentes e gestantes, devem evitar a dieta lowcarb, já que estão em fases importantes da vida, onde se necessita de bons carboidratos, mas não de sua restrição?.

      Para finalizar, a nutricionista indica uma receita lowcarb, mas é sempre importante reforçar: procure um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta.

      Sopa de frango com legumes

      Ingredientes:

      140g de frango picado ou desfiado

      01 xícara de legumes picados (exemplo couve flor, brócolis, berinjela)

      Temperos a gosto

      Modo de preparo:

      Refogar o frango, temperos, pitada de sal e legumes. Ir acrescentando água até que o frango esteja cozido e os legumes macios.

      Prontinha. Servir quente. Rende 1 porção.

      Veja também

      Está esgotado? Conheça hábitos que podem lhe prejudicar09/08/22 Pode ser que você já siga o tripé da vida saudável: alimentação, atividade física e sono de qualidade, e mesmo assim siga com o sentimento de cansaço, esgotamento. Acontece que, alguns hábitos do cotidiano também precisam de atenção e são cruciais para restabelecer o seu vigor. Os culpados por sabotar sua energia podem ser......
      Por que roncamos?04/12/19 Com certeza você já deve ter perdido o sono por causa do ronco do seu companheiro. Ou mesmo por não conseguir dormir devido a obstrução nasal. Segundo estimativas, cerca de 54% da população adulta sofre de ronco, principalmente pessoas obesas, idosas e......
      Aprenda a fazer pizza vegetariana28/06/18 Optar por uma alimentação sem o consumo de carne é uma opção que tem agradado a muita gente. Por isso, vamos ensinar a fazer um dos pratos mais adorados do mundo: pizza! Mas sem o uso de nada que seja de origem animal: Ingredientes da massa: 300g de farinha......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias