Postado em 13 de Setembro de 2017 às 11h31

Alimentação equilibrada, intestino saudável!

Alimentação (58)Bem-Estar (70)
Os exageros alimentares e uma alimentação desequilibrada causa uma série de reflexos no organismo, provocando desconfortos e inconvenientes que podem ser prejudiciais à saúde. É comum que esse tipo de situação aconteça nos finais de semana, onde a rotina diferenciada proporciona uma alimentação regada a doces, sobremesas, churrascos e muitos outros cardápios quase que irresistíveis.…

Os exageros alimentares e uma alimentação desequilibrada causa uma série de reflexos no organismo, provocando desconfortos e inconvenientes que podem ser prejudiciais à saúde. É comum que esse tipo de situação aconteça nos finais de semana, onde a rotina diferenciada proporciona uma alimentação regada a doces, sobremesas, churrascos e muitos outros cardápios quase que irresistíveis.

O médico gastroenterologista, Carlos Fernando de Magalhães Francesconi, Chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas em Porto Alegre, explica que o intestino é dividido em delgado e grosso. A principal função do intestino delgado é absorver os nutrientes necessários para o corpo humano.

O intestino grosso, formado principalmente pelo cólon, é responsável pelo processo final de absorção da água e determina a consistência do bolo fecal. ?O intestino absorve os nutrientes de tudo que consumimos, é por isso, que se mantivermos uma dieta desregrada, o intestino poderá apresentar desequilíbrios?, explica o médico.

Um dos reflexos deste desequilíbrio é a constipação, identificada quando a evacuação ocorre com dificuldade e com pouca frequência, geralmente menos de três vezes por semana. Este desconforto abdominal é comum em todas as faixas etárias. Porém, se aparecer com frequência, exige a análise de um médico. Na maioria das vezes está associado a falta do consumo de fibras e aos excessos alimentares.

Para evitar a constipação, ou prisão de ventre, como é popularmente conhecida, é importante praticar atividades físicas e sempre obedecer ao sinal de que está na hora de ir ao banheiro. Um segredinho revelado por Francesconi é criar o hábito de ir ao banheiro logo após o café da manhã. ?É neste momento que o organismo recebe as primeiras calorias do dia, período ideal para ser estimulado pelo relógio biológico que funciona no nosso corpo?, conta.

A diarreia é outro problema frequente relacionado ao intestino. As infecções intestinais, que ocorrem através do contato com vírus ou bactérias, são a causa mais frequente deste tipo de problema, quando ele aparece agudamente. A diarreia acomete todas as faixas etárias e ocorre, muitas vezes, pela ingestão de água ou alimentos contaminados. ?Além de higienizar os alimentos, lavar as mãos frequentemente, é indispensável para quem quer ficar longe desta situação?, alerta o médico.

Veja também

Saiba a diferença entre light, zero e diet28/09/18 Os alimentos light, zero e diet são algumas alternativas quando precisamos controlar a alimentação. Eles contêm menos açúcar, sal ou gordura. Para saber sobre essa redução ou ausência de ingrediente, é preciso verificar a embalagem do produto. Porém algumas pessoas ainda confundem a finalidade dessas três opções. Por isso aqui vai algumas dicas básicas para…...
ATIVIDADES FÍSICAS AUXILIAM NO SONO29/08/19 Pratique atividade física e melhore seu sono Há quem faça diversos rituais para ter uma boa noite de sono. Mas, a gente tem um segredo para lhe contar: alguns minutinhos de atividade física durante o dia podem contribuir para que o seu sono seja perfeito.......
O poder do Hibisco29/05/18 O chá de hibisco tem se popularizado nos últimos anos aqui no Brasil. Não é para menos: ele atua de forma muito favorável no  nosso organismo. Ajuda no controle da pressão arterial, funciona como diurético, melhora as funções do coração, além de evitar......

Voltar para Blog

categorias-noticias