A adaptação está sendo uma das principais orientações dadas pelos órgãos públicos para o período em que estamos vivendo. É preciso repensar como estamos trabalhando, como estamos nos alimentando, nos exercitando e também como estamos nos relacionando com familiares, amigos e conhecidos.
É importante estarmos a par da seriedade da situação e nos adequarmos as orientações de segurança para realizar atividades externas. Casos de Covid-19 estão aumentando a cada dia pelo Brasil e pelo mundo e, por isso, autoridades passaram a recomendar o uso de máscaras por quem precisa sair de casa durante o período de distanciamento social.
As máscaras ajudam a limitar a propagação de gotículas respiratórias que podem conter o vírus, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
É sabido que as máscaras descartáveis, como as de hospital, são as mais recomendadas para se usar, porém, devido a alta demanda, é difícil encontrá-las nas farmácias. Neste caso, o uso de máscaras de tecido de algodão se tornam uma boa alternativa.
Para fazer a sua própria máscara de tecido de algodão, você vai precisar de 2 retângulos de tecido de 25 cm por 15 cm; 2 tiras elásticas de tamanho ajustável para cada pessoa; agulha e linha; tesoura; régua e lápis. A costura pode ser feita tanto em máquina quanto à mão. Aprenda a fazer a sua em 4 passos:
1º passo:
Recorte os tecidos de algodão em um formato de 25cm por 15cm. Um pedaço irá ser o forro da máscara e outro a parte que ficará para fora.
2º passo:
Faça uma bainha de 0,6 cm nos lados mais compridos e uma bainha de 1,25 cm nos lados mais curtos.
3º passo:
Depois de costurar as bainhas, passe o elásticos pelas extremidades mais pequenas.
4º passo:
Puxe suavemente as tiras elásticas até que os nós fiquem dentro da bainha. Em seguida, junte os dois extremos da máscara unidos pelos elásticos até ajustá-los ao tamanho do seu rosto e costure os elásticos no tecido para fixá-los.
Pronto, você tem uma máscara caseira para sair de casa. Lembre-se de lavá-la sempre que voltar para casa depois de uma saída. Mas não se esqueça também de que a melhor forma de prevenir o contágio ainda é o isolamento social, lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir a boca com o cotovelo ao tossir e espirrar, e evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos.