Postado em 22 de Abril de 2020 às 09h16

      Como fazer máscara de proteção em casa

      Bem-Estar (77)Dicas (70)Saúde (94)

      A adaptação está sendo uma das principais orientações dadas pelos órgãos públicos para o período em que estamos vivendo. É preciso repensar como estamos trabalhando, como estamos nos alimentando, nos exercitando e também como estamos nos relacionando com familiares, amigos e conhecidos.

      É importante estarmos a par da seriedade da situação e nos adequarmos as orientações de segurança para realizar atividades externas. Casos de Covid-19 estão aumentando a cada dia pelo Brasil e pelo mundo e, por isso, autoridades passaram a recomendar o uso de máscaras por quem precisa sair de casa durante o período de distanciamento social.

      As máscaras ajudam a limitar a propagação de gotículas respiratórias que podem conter o vírus, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

      É sabido que as máscaras descartáveis, como as de hospital, são as mais recomendadas para se usar, porém, devido a alta demanda, é difícil encontrá-las nas farmácias. Neste caso, o uso de máscaras de tecido de algodão se tornam uma boa alternativa.
      Para fazer a sua própria máscara de tecido de algodão, você vai precisar de 2 retângulos de tecido de 25 cm por 15 cm; 2 tiras elásticas de tamanho ajustável para cada pessoa; agulha e linha; tesoura; régua e lápis. A costura pode ser feita tanto em máquina quanto à mão. Aprenda a fazer a sua em 4 passos:

      1º passo:
      Recorte os tecidos de algodão em um formato de 25cm por 15cm. Um pedaço irá ser o forro da máscara e outro a parte que ficará para fora.

      2º passo:
      Faça uma bainha de 0,6 cm nos lados mais compridos e uma bainha de 1,25 cm nos lados mais curtos.

      3º passo:
      Depois de costurar as bainhas, passe o elásticos pelas extremidades mais pequenas.

      4º passo:
      Puxe suavemente as tiras elásticas até que os nós fiquem dentro da bainha. Em seguida, junte os dois extremos da máscara unidos pelos elásticos até ajustá-los ao tamanho do seu rosto e costure os elásticos no tecido para fixá-los.

      Pronto, você tem uma máscara caseira para sair de casa. Lembre-se de lavá-la sempre que voltar para casa depois de uma saída. Mas não se esqueça também de que a melhor forma de prevenir o contágio ainda é o isolamento social, lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir a boca com o cotovelo ao tossir e espirrar, e evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos.
       

      Veja também

      Família, muito mais que laços de sangue08/12/17 No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família aqui no Brasil. Essa data serve para reiterar o quanto é importante ter a família ao seu lado, seja em momentos bons ou ruins.             A família é o primeiro contato do ser humano com o mundo, independentemente de sua própria escolha. É…...
      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias