Postado em 09 de Setembro de 2019 às 12h06

Como o organismo trabalha durante o sono

Sono (64)
Depois de um dia cansativo e agitado, uma boa noite de sono é o que mais desejamos. O nosso corpo precisa de uma pausa para repor as energias. Enquanto dormimos, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Confira algumas coisas que…

Depois de um dia cansativo e agitado, uma boa noite de sono é o que mais desejamos. O nosso corpo precisa de uma pausa para repor as energias. Enquanto dormimos, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções.
Confira algumas coisas que seu corpo faz enquanto dorme:

Atividade cerebral intensa
Um das coisas que seu corpo faz enquanto você dorme é lidar com a intensa atividade cerebral que existe, muito mais significativa do que quando se está acordado. Estudos, inclusive, apontam que por esse motivo, é durante uma boa noite de sono que nossos pensamentos são organizados e o aprendizado efetivamente concluído.

Limpeza da memória
O cérebro nunca para de funcionar. Enquanto dormimos, ele trabalha para apagar as informações que foram coletadas durante o dia e não são importantes. É feita uma espécie de limpeza, que serve para aliviar as tensões e preocupações do dia.

Melhora do sistema imunológico
Outra das coisas que o corpo faz enquanto dormimos é a reparação do sistema imunológico, ou seja, a melhora da proteção natural contra doenças. Por isso, quem tem insônia ou outras doenças do sono, por exemplo, tem mais facilidade para adquirir doenças, especialmente infecções.

Reparação das energias
Não só as do cérebro, mas todas a células são reparadas durante uma boa noite de sono. Quando acordamos cansado, quer dizer que não dormimos direito e o nosso corpo não recuperou as energias.

Economia de calorias
Durante o sono, o corpo tenta regular nossa temperatura corporal e, com isso, economiza no gasto de calorias. E aí surgem comentários como: ?dormir engorda?. Isso que o corpo faz enquanto dorme é, na verdade, um mecanismo de sobrevivência, já que durante longas horas de sono, você não será capaz de repor as energias que perder. Ou seja, dormir não engorda.

Parece que é só deitar na cama e se desligar, não é mesmo? Mas não é assim que funciona! O corpo continua trabalhando para que possamos ter disposição para os dias seguintes. Neste caso, uma cama confortável ajuda na manutenção da saúde e bem-estar necessários para o nosso corpo.

________________________________________________________________________

 

Veja também

Alimentos que melhoram a qualidade do sono24/07/20 A importância do sono na vida é um fato e a qualidade dele está diretamente ligada à alimentação e sua estreita relação com as vitaminas que o nosso corpo precisa. Uma série de problemas podem ser diagnosticados quando o sono não vem, acarretando numa desregulação do nosso corpo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância......
Por que o banho quente melhora o sono?10/10/19 Tomar banho é sempre um momento relaxante do dia. É quando organizamos os pensamentos e temos as melhores ideias. Tem gente que prefere tomar banho de manhã, para acordar e estar disposto para as tarefas do dia. Já outros preferem tomar depois de chegar em......
Quando é aconselhável tirar um cochilo?19/05/22 Sempre tem aquela pessoa que ama tirar um cochilo, e embora seja uma prática comum em alguns países, existem algumas discussões sobre os benefícios ou não deste hábito. Em alguns casos, o cochilo pode atrapalhar o......

Voltar para Blog

categorias-noticias