Postado em 09 de Setembro de 2019 às 12h06

Como o organismo trabalha durante o sono

Sono (56)
Depois de um dia cansativo e agitado, uma boa noite de sono é o que mais desejamos. O nosso corpo precisa de uma pausa para repor as energias. Enquanto dormimos, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Confira algumas coisas que…

Depois de um dia cansativo e agitado, uma boa noite de sono é o que mais desejamos. O nosso corpo precisa de uma pausa para repor as energias. Enquanto dormimos, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções.
Confira algumas coisas que seu corpo faz enquanto dorme:

Atividade cerebral intensa
Um das coisas que seu corpo faz enquanto você dorme é lidar com a intensa atividade cerebral que existe, muito mais significativa do que quando se está acordado. Estudos, inclusive, apontam que por esse motivo, é durante uma boa noite de sono que nossos pensamentos são organizados e o aprendizado efetivamente concluído.

Limpeza da memória
O cérebro nunca para de funcionar. Enquanto dormimos, ele trabalha para apagar as informações que foram coletadas durante o dia e não são importantes. É feita uma espécie de limpeza, que serve para aliviar as tensões e preocupações do dia.

Melhora do sistema imunológico
Outra das coisas que o corpo faz enquanto dormimos é a reparação do sistema imunológico, ou seja, a melhora da proteção natural contra doenças. Por isso, quem tem insônia ou outras doenças do sono, por exemplo, tem mais facilidade para adquirir doenças, especialmente infecções.

Reparação das energias
Não só as do cérebro, mas todas a células são reparadas durante uma boa noite de sono. Quando acordamos cansado, quer dizer que não dormimos direito e o nosso corpo não recuperou as energias.

Economia de calorias
Durante o sono, o corpo tenta regular nossa temperatura corporal e, com isso, economiza no gasto de calorias. E aí surgem comentários como: ?dormir engorda?. Isso que o corpo faz enquanto dorme é, na verdade, um mecanismo de sobrevivência, já que durante longas horas de sono, você não será capaz de repor as energias que perder. Ou seja, dormir não engorda.

Parece que é só deitar na cama e se desligar, não é mesmo? Mas não é assim que funciona! O corpo continua trabalhando para que possamos ter disposição para os dias seguintes. Neste caso, uma cama confortável ajuda na manutenção da saúde e bem-estar necessários para o nosso corpo.

________________________________________________________________________

 

Veja também

Sabotadores do sono11/02/20 Quantas vezes você acordou de manhã com o despertador e teve a sensação que apenas tirou um cochilo ao invés de ter dormido por horas? Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, 60% dos brasileiros dormem menos de sete horas por noite. A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano. A falta de tempo de descanso......
Qual a melhor posição para dormir?18/11/19 Quando nos deitamos, normalmente ficamos nos remexendo na cama para encontrar a posição mais confortável para dormir. Seja do lado direito, do lado esquerdo, de barriga para cima ou de bruços, todas elas impactam na coluna cervical. Segundo o ortopedista......
Sono após as refeições30/12/19 Depois do almoço de domingo, sempre dá vontade de tirar uma soneca. É comum sentirmos sono após as refeições e o motivo está pelo tipo de alimento que consumimos e também a sua quantidade. Conforme exemplifica a nutricionista, especialista em nutrição clínica......

Voltar para Blog

categorias-noticias