Postado em 18 de Novembro de 2019 às 18h03

Qual a melhor posição para dormir?

Sono (64)
Quando nos deitamos, normalmente ficamos nos remexendo na cama para encontrar a posição mais confortável para dormir. Seja do lado direito, do lado esquerdo, de barriga para cima ou de bruços, todas elas impactam na coluna cervical. Segundo o ortopedista Paulo Roberto Mussi, uma posição ruim amplia a tensão da coluna e pode provocar dores,…

Quando nos deitamos, normalmente ficamos nos remexendo na cama para encontrar a posição mais confortável para dormir. Seja do lado direito, do lado esquerdo, de barriga para cima ou de bruços, todas elas impactam na coluna cervical.
Segundo o ortopedista Paulo Roberto Mussi, uma posição ruim amplia a tensão da coluna e pode provocar dores, lesões, fadiga, barriga saliente e indisposição para realizar tarefas do dia a dia. ?Todos nós sentimos na pele a importância do sono, então é fundamental que o tempo que dedicamos a dormir seja de qualidade, para que o corpo aproveite ao máximo?.
Por isso, o indicado é deitar de lado, com um travesseiro na mesma altura dos ombros para a acomodar a cabeça e outro entre as pernas para encaixar os joelhos. Também é possível dormir de barriga para cima com um travesseiro abaixo dos joelhos, nivelando a região cervical com toda a extensão da coluna. Deitar de barriga para baixo não é recomendado.

?Deitar-se completamente de lado, chamada também de posição fetal, é considerada a melhor posição para dormir, pois nela você consegue manter a coluna mais alinhada. Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo?, recomenda Mussi.
Dormir de forma errada e consequentemente com uma má postura pode contribuir para uma possível hiper lordose cervical, torcicolo, bursite e lombalgia. Além disso, os colchões de má qualidade – ou aqueles inadequados para o seu corpo – podem causar problemas de sono, dores e desgastes na coluna. ?As pessoas com o sono leve, por exemplo, são mais sensíveis ao desconforto proporcionado por um colchão ruim e sentem incômodos em um momento que deveria servir para relaxar. Dessa forma, a noite pode ser uma tortura?, salienta Dr. Mussi.
Essa tensão é prolongada para o restante do dia, ocasionando problemas como estresse, cansaço físico, falta de energia, dores de cabeça, dores musculares, enxaquecas e dificuldades para se concentrar.
Porém, não conseguimos controlar nossas posições durante a noite, já que o corpo busca a comodidade durante o sono e acabamos nos movimentando, o que é normal. O recomendado é sempre começar o seu sono na melhor posição, e já sentirá uma melhoria no sono, corpo e mente.

______________________________________

Veja também

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono17/12/19 Cada vez mais no mundo atual se estuda a qualidade do sono. A medicina do sono investiga não apenas problemas relacionados a um sono não reparador mas também estuda formas de prevenir futuros problemas do sono que atrapalham a qualidade de vida de todos nós. Um desses problemas é a apneia do sono. A Síndrome…...
Cinco fases do sono12/09/19 Se engana quem pensa que dormir é simplesmente fechar os olhos e desligar-se do mundo. Como já compartilhamos na matéria sobre o que o organismo faz enquanto dormimos, é sabido que ele continua trabalhando para nos preparar para um novo dia. E, nesse período......
Quando é aconselhável tirar um cochilo?19/05/22 Sempre tem aquela pessoa que ama tirar um cochilo, e embora seja uma prática comum em alguns países, existem algumas discussões sobre os benefícios ou não deste hábito. Em alguns casos, o cochilo pode atrapalhar o......

Voltar para Blog

categorias-noticias