Postado em 18 de Novembro de 2019 às 18h03

Qual a melhor posição para dormir?

Sono (56)
Quando nos deitamos, normalmente ficamos nos remexendo na cama para encontrar a posição mais confortável para dormir. Seja do lado direito, do lado esquerdo, de barriga para cima ou de bruços, todas elas impactam na coluna cervical. Segundo o ortopedista Paulo Roberto Mussi, uma posição ruim amplia a tensão da coluna e pode provocar dores,…

Quando nos deitamos, normalmente ficamos nos remexendo na cama para encontrar a posição mais confortável para dormir. Seja do lado direito, do lado esquerdo, de barriga para cima ou de bruços, todas elas impactam na coluna cervical.
Segundo o ortopedista Paulo Roberto Mussi, uma posição ruim amplia a tensão da coluna e pode provocar dores, lesões, fadiga, barriga saliente e indisposição para realizar tarefas do dia a dia. ?Todos nós sentimos na pele a importância do sono, então é fundamental que o tempo que dedicamos a dormir seja de qualidade, para que o corpo aproveite ao máximo?.
Por isso, o indicado é deitar de lado, com um travesseiro na mesma altura dos ombros para a acomodar a cabeça e outro entre as pernas para encaixar os joelhos. Também é possível dormir de barriga para cima com um travesseiro abaixo dos joelhos, nivelando a região cervical com toda a extensão da coluna. Deitar de barriga para baixo não é recomendado.

?Deitar-se completamente de lado, chamada também de posição fetal, é considerada a melhor posição para dormir, pois nela você consegue manter a coluna mais alinhada. Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo?, recomenda Mussi.
Dormir de forma errada e consequentemente com uma má postura pode contribuir para uma possível hiper lordose cervical, torcicolo, bursite e lombalgia. Além disso, os colchões de má qualidade – ou aqueles inadequados para o seu corpo – podem causar problemas de sono, dores e desgastes na coluna. ?As pessoas com o sono leve, por exemplo, são mais sensíveis ao desconforto proporcionado por um colchão ruim e sentem incômodos em um momento que deveria servir para relaxar. Dessa forma, a noite pode ser uma tortura?, salienta Dr. Mussi.
Essa tensão é prolongada para o restante do dia, ocasionando problemas como estresse, cansaço físico, falta de energia, dores de cabeça, dores musculares, enxaquecas e dificuldades para se concentrar.
Porém, não conseguimos controlar nossas posições durante a noite, já que o corpo busca a comodidade durante o sono e acabamos nos movimentando, o que é normal. O recomendado é sempre começar o seu sono na melhor posição, e já sentirá uma melhoria no sono, corpo e mente.

______________________________________

Veja também

Você sabe quantas horas precisa dormir?16/09/19 Você sabia que as pessoas passam um terço de suas vidas dormindo? Todo esse tempo em repouso faz parte de uma necessidade especial do nosso corpo, assim como sentir sede e fome. O sono funciona como um elemento reparador do nosso corpo. Enquanto estamos dormindo, acontece uma intensa atividade fisiológica e funcional, com a produção…...
Cuidados com ronco e apneia18/10/18 O ronco e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) são temas muito discutidos no Brasil e no mundo. Além dos transtornos sociais e psicológicos, podem trazer consequências físicas para o paciente, como hipertensão, arritmias cardíacas e AVCs. A apneia......
DIA NACIONAL DO LIVRO29/10/20Hábito de ler antes de dormir auxilia na qualidade do sono Não é novidade que o contato com telas antes de dormir pode prejudicar seu sono. Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, é muito comum dar aquela espiadinha no celular antes de dormir, ou até mesmo assistir......

Voltar para Blog

categorias-noticias