Postado em 18 de Novembro de 2019 às 18h03

Qual a melhor posição para dormir?

Sono (48)
Quando nos deitamos, normalmente ficamos nos remexendo na cama para encontrar a posição mais confortável para dormir. Seja do lado direito, do lado esquerdo, de barriga para cima ou de bruços, todas elas impactam na coluna cervical. Segundo o ortopedista Paulo Roberto Mussi, uma posição ruim amplia a tensão da coluna e pode provocar dores,…

Quando nos deitamos, normalmente ficamos nos remexendo na cama para encontrar a posição mais confortável para dormir. Seja do lado direito, do lado esquerdo, de barriga para cima ou de bruços, todas elas impactam na coluna cervical.
Segundo o ortopedista Paulo Roberto Mussi, uma posição ruim amplia a tensão da coluna e pode provocar dores, lesões, fadiga, barriga saliente e indisposição para realizar tarefas do dia a dia. ?Todos nós sentimos na pele a importância do sono, então é fundamental que o tempo que dedicamos a dormir seja de qualidade, para que o corpo aproveite ao máximo?.
Por isso, o indicado é deitar de lado, com um travesseiro na mesma altura dos ombros para a acomodar a cabeça e outro entre as pernas para encaixar os joelhos. Também é possível dormir de barriga para cima com um travesseiro abaixo dos joelhos, nivelando a região cervical com toda a extensão da coluna. Deitar de barriga para baixo não é recomendado.

?Deitar-se completamente de lado, chamada também de posição fetal, é considerada a melhor posição para dormir, pois nela você consegue manter a coluna mais alinhada. Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo?, recomenda Mussi.
Dormir de forma errada e consequentemente com uma má postura pode contribuir para uma possível hiper lordose cervical, torcicolo, bursite e lombalgia. Além disso, os colchões de má qualidade – ou aqueles inadequados para o seu corpo – podem causar problemas de sono, dores e desgastes na coluna. ?As pessoas com o sono leve, por exemplo, são mais sensíveis ao desconforto proporcionado por um colchão ruim e sentem incômodos em um momento que deveria servir para relaxar. Dessa forma, a noite pode ser uma tortura?, salienta Dr. Mussi.
Essa tensão é prolongada para o restante do dia, ocasionando problemas como estresse, cansaço físico, falta de energia, dores de cabeça, dores musculares, enxaquecas e dificuldades para se concentrar.
Porém, não conseguimos controlar nossas posições durante a noite, já que o corpo busca a comodidade durante o sono e acabamos nos movimentando, o que é normal. O recomendado é sempre começar o seu sono na melhor posição, e já sentirá uma melhoria no sono, corpo e mente.

______________________________________

Veja também

Dormir com o pet auxilia na qualidade do sono?25/10/19 Ter um animal de estimação em casa é ter a certeza de que sempre terá um companheiro. Os bichanos oferecem carinho e trazem alegria. Muitas pessoas encontram neles uma fonte de desestresse. E não estão errados. Essa conexão entre humano e animal tem uma explicação. A professora do curso de Medicina Veterinária da Unochapecó, Katia…...
Higienização de travesseiros e colchões26/09/19 Você nem sonha, mas pode estar dormindo acompanhado de milhares de visitantes indesejados, como ácaros e bactérias. Eles adoram se instalar em camas e travesseiros e podem ser os piores inimigos para quem tem alergia e rinite. Mas não se preocupe, existe uma......
Sono dos brasileiros12/03 Nos tempos atuais, ter qualidade de sono é algo que ainda muitas pessoas procuram. Devido a rotina acelerada do trabalho, família e vida social, a saúde e bem-estar acabam ficando de lado. Para exemplificar, segundo pesquisa realizada pelo Associação......

Voltar para Blog

categorias-noticias