Postado em 13 de Novembro de 2019 às 19h55

Crianças e a Soneca da tarde

Sono (58)Bem-Estar (63)
O sono tem uma função muito importante no desenvolvimento das crianças. É durante ele que os hormônios de crescimento trabalham, assim como os aprendizados são solidificados. Elas aprendem a falar, caminhar e a realizar outras funções. Conforme elas crescem, os períodos de sono mudam. Por volta dos três meses, as sonecas passam a acontecer na…

O sono tem uma função muito importante no desenvolvimento das crianças. É durante ele que os hormônios de crescimento trabalham, assim como os aprendizados são solidificados. Elas aprendem a falar, caminhar e a realizar outras funções.
Conforme elas crescem, os períodos de sono mudam. Por volta dos três meses, as sonecas passam a acontecer na parte da manhã e da tarde. Assim como dormir à noite, os cochilos durante o dia contribuem para a formação dos neurônios.
A falta dele pode ocasionar distúrbios de comportamento, como ansiedade, irritação, baixo nível de interesse e habilidade.
Para comprovar isso, um estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou que crianças que tiram uma soneca à tarde são mais inteligentes e têm melhor memória.
Para chegar a esse resultado, foram analisados o comportamento de 40 pré-escolares durante um jogo da memória. Depois de brincar a primeira vez, os pesquisadores deixaram que elas dormissem durante 77 minutos e, depois, pediram para que jogassem novamente.
Na semana seguinte, as mesmas crianças foram convidadas a repetir o processo, só que desta vez os pesquisadores mantiveram as crianças acordadas. Uma das pesquisadoras notou que as crianças que tiraram uma soneca tiveram 10% mais precisão no jogo do que as que não cochilaram.
A conclusão do estudo verificou que uma soneca durante o dia é fundamental, pois revitaliza, relaxa e aumenta a disposição das crianças. Quando não acontece, ela pode ficar irritada e a fala e os movimentos, mais lentos.
O tempo da soneca varia conforme a idade e deve ser respeitado. E o mais importante, o cochilo precisa ser diferente do sono da noite. Não precisa ser no berço ou na cama e pode acontecer com meia-luz. A casa não precisa estar totalmente em silêncio.
É importante respeitar o descanso do organismo da criança, pois é através dele que todo aprendizado se concretiza.

Veja também

PROTEJA SUA IMUNIDADE DA OSCILAÇÃO DE TEMPERATURAS28/07 A previsão de baixas temperaturas no Brasil deixou o time da imunidade baixa atento. Mas a verdade é que, até mesmo quem tem a imunidade alta, precisa ficar ligado com a brusca mudança climática. Não por menos, algumas cidades chegaram a registrar diferença de até 15ºC graus em menos de 24 horas.  Essa gangorra nas temperaturas torna-se......
Avós e netos: uma ligação importante21/11/18 Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida. Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam......
Sabotadores do sono11/02/20 Quantas vezes você acordou de manhã com o despertador e teve a sensação que apenas tirou um cochilo ao invés de ter dormido por horas? Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, 60% dos brasileiros dormem......

Voltar para Blog

categorias-noticias