Postado em 13 de Novembro de 2019 às 19h55

Crianças e a Soneca da tarde

Sono (64)Bem-Estar (70)
O sono tem uma função muito importante no desenvolvimento das crianças. É durante ele que os hormônios de crescimento trabalham, assim como os aprendizados são solidificados. Elas aprendem a falar, caminhar e a realizar outras funções. Conforme elas crescem, os períodos de sono mudam. Por volta dos três meses, as sonecas passam a acontecer na…

O sono tem uma função muito importante no desenvolvimento das crianças. É durante ele que os hormônios de crescimento trabalham, assim como os aprendizados são solidificados. Elas aprendem a falar, caminhar e a realizar outras funções.
Conforme elas crescem, os períodos de sono mudam. Por volta dos três meses, as sonecas passam a acontecer na parte da manhã e da tarde. Assim como dormir à noite, os cochilos durante o dia contribuem para a formação dos neurônios.
A falta dele pode ocasionar distúrbios de comportamento, como ansiedade, irritação, baixo nível de interesse e habilidade.
Para comprovar isso, um estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou que crianças que tiram uma soneca à tarde são mais inteligentes e têm melhor memória.
Para chegar a esse resultado, foram analisados o comportamento de 40 pré-escolares durante um jogo da memória. Depois de brincar a primeira vez, os pesquisadores deixaram que elas dormissem durante 77 minutos e, depois, pediram para que jogassem novamente.
Na semana seguinte, as mesmas crianças foram convidadas a repetir o processo, só que desta vez os pesquisadores mantiveram as crianças acordadas. Uma das pesquisadoras notou que as crianças que tiraram uma soneca tiveram 10% mais precisão no jogo do que as que não cochilaram.
A conclusão do estudo verificou que uma soneca durante o dia é fundamental, pois revitaliza, relaxa e aumenta a disposição das crianças. Quando não acontece, ela pode ficar irritada e a fala e os movimentos, mais lentos.
O tempo da soneca varia conforme a idade e deve ser respeitado. E o mais importante, o cochilo precisa ser diferente do sono da noite. Não precisa ser no berço ou na cama e pode acontecer com meia-luz. A casa não precisa estar totalmente em silêncio.
É importante respeitar o descanso do organismo da criança, pois é através dele que todo aprendizado se concretiza.

Veja também

Infravermelho e magneto03/12/19 O estresse do dia a dia está deixando as pessoas cada vez mais fracas e vulneráveis a desenvolver doenças crônicas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 71% da população mundial sofre com estresse e descontrole emocional, 50% sofre de insônia e 53% têm fadiga crônica. As atividades diárias exigem bastante energia e é…...
Travesseiro de corpo auxilia na postura23/09/19 Dormir está se tornando cada vez mais difícil devido a correria do dia a dia. Até encontrarmos uma posição confortável para descansar, demoramos vários minutos nos revirando na cama. Mas, você sabia que usar um travesseiro de corpo pode ser uma maneira eficaz......
Relação das vitaminas com o sono14/02/20 A qualidade do nosso sono está aliada a como cuidamos da nossa saúde. Quando dormimos, nosso sistema imunológico trabalha para repor as energias gastas durante o dia, fazendo a manutenção das células que compõem as defesas do corpo. Aliado a esse sono, uma......

Voltar para Blog

categorias-noticias