Postado em 13 de Novembro de 2019 às 19h55

Crianças e a Soneca da tarde

Sono (51)Bem-Estar (61)
O sono tem uma função muito importante no desenvolvimento das crianças. É durante ele que os hormônios de crescimento trabalham, assim como os aprendizados são solidificados. Elas aprendem a falar, caminhar e a realizar outras funções. Conforme elas crescem, os períodos de sono mudam. Por volta dos três meses, as sonecas passam a acontecer na…

O sono tem uma função muito importante no desenvolvimento das crianças. É durante ele que os hormônios de crescimento trabalham, assim como os aprendizados são solidificados. Elas aprendem a falar, caminhar e a realizar outras funções.
Conforme elas crescem, os períodos de sono mudam. Por volta dos três meses, as sonecas passam a acontecer na parte da manhã e da tarde. Assim como dormir à noite, os cochilos durante o dia contribuem para a formação dos neurônios.
A falta dele pode ocasionar distúrbios de comportamento, como ansiedade, irritação, baixo nível de interesse e habilidade.
Para comprovar isso, um estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou que crianças que tiram uma soneca à tarde são mais inteligentes e têm melhor memória.
Para chegar a esse resultado, foram analisados o comportamento de 40 pré-escolares durante um jogo da memória. Depois de brincar a primeira vez, os pesquisadores deixaram que elas dormissem durante 77 minutos e, depois, pediram para que jogassem novamente.
Na semana seguinte, as mesmas crianças foram convidadas a repetir o processo, só que desta vez os pesquisadores mantiveram as crianças acordadas. Uma das pesquisadoras notou que as crianças que tiraram uma soneca tiveram 10% mais precisão no jogo do que as que não cochilaram.
A conclusão do estudo verificou que uma soneca durante o dia é fundamental, pois revitaliza, relaxa e aumenta a disposição das crianças. Quando não acontece, ela pode ficar irritada e a fala e os movimentos, mais lentos.
O tempo da soneca varia conforme a idade e deve ser respeitado. E o mais importante, o cochilo precisa ser diferente do sono da noite. Não precisa ser no berço ou na cama e pode acontecer com meia-luz. A casa não precisa estar totalmente em silêncio.
É importante respeitar o descanso do organismo da criança, pois é através dele que todo aprendizado se concretiza.

Veja também

Sono do bebê16/05/18   Muitas mamães têm dificuldade de fazer seu bebê dormir a noite toda. Por isso, trouxemos 7 dicas para que ele (e a mãe) tenham um sono tranquilo, confira: Tente deixá-lo dormir sozinho: Se você entrar no quarto dele, no primeiro som que escutar, pode acabar acostumando a precisar de você para dormir. Ofereça ajuda…...
6 dicas para uma boa noite de sono14/02/17 Chegar em casa, tomar um banho relaxante e aproveitar uma boa noite de sono é uma receita infalível para renovar as energias. Mas os benefícios do sono vão muito além de preparar o organismo para a maratona do dia seguinte. Enquanto estamos dormindo, nosso......
TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO ALIVIAM O ESTRESSE24/03 "Calma, respira", provavelmente você já ouviu essa fala quando teve um pico de estresse. E embora possa ser irritante escutar na hora da raiva, acredite, faz todo sentido. A respiração tem o poder de aliviar o estresse,......

Voltar para Blog

categorias-noticias