Postado em 03 de Abril de 2018 às 19h07

Cross Training: usando o corpo para perder calorias

Atividade Física (20)Bem-Estar (70)
Uma modalidade esportiva que tem chamado atenção nos últimos anos é o Cross Training, um exercício funcional que trabalha a movimentação de todo o corpo e com resultados rápidos. Essa prática iniciou nos anos 2000, com os militares do exército estadunidense que eram convocados para as guerras no Oriente Médio. Como eles eram seu próprio…

Uma modalidade esportiva que tem chamado atenção nos últimos anos é o Cross Training, um exercício funcional que trabalha a movimentação de todo o corpo e com resultados rápidos. Essa prática iniciou nos anos 2000, com os militares do exército estadunidense que eram convocados para as guerras no Oriente Médio. Como eles eram seu próprio meio de sobrevivência, precisavam ser ?soldados completos?. Evidentemente, essas práticas foram aperfeiçoadas e hoje em dia caíram no gosto de muita gente.

O educador físico e coach da CrossBox, Sandro Borba explica que o treinamento é realizado em grupo, onde os atletas se ajudam entre si desde o aquecimento, até a escolha de uma técnica: ou o levantamento olímpico ou a ginástica com argolas e seguindo a mesma rigorosidade norte-americana de cumprimento do objetivo. Todos começam e todos terminam juntos.

A principal recomendação de Sandro para quem quer começar, mas ainda está indeciso é vontade. Além de gostar e estar disposto a desafios diários. O Cross Training é uma modalidade de exercícios que não mantém uma rotina, fazendo com que cada dia seja uma experiência nova, uma aula diferente. Contudo, as atividades sempre respeitam o condicionamento físico de cada aluno, para não sofrer nenhuma lesão enquanto está praticando a atividade.

Mas calma, antes de começar a pegar pesado, literalmente, o educador fala que se trabalha muito com a técnica antes de colocar o peso. Para quem está iniciando, o trabalho será primeiro com um bastão leve, como um cano de PVC ou um cabo de vassoura, por exemplo. ?Depois que a pessoa estiver preparada, aí a gente eleva as cargas com as barras. A barra masculina pesa 20kg e tem 2,20m de comprimento, já a feminina mede 2,02m e pesa 15kg?, comenta o educador físico. Apesar do uso do peso, todo o corpo é utilizado para a efetividade do exercício.

Lembre-se: apesar de não ser necessário nenhum equipamento sofisticado para praticar o Cross Training, é necessário e importante sempre procurar profissionais habilitados para esse tipo de atividade. Todo e qualquer uso inadequado da própria força corporal pode prejudicar sua musculatura e causar alguma fratura.

Agora que você já sabe o que vai encontrar quando entrar numa academia de Cross Training dê o próximo passo: comece!

Veja também

Depois dos 40 ? o que muda no nosso corpo?04/06/18 Depois dos 40 anos nosso corpo muda. Isso é um fato que não pode ser negado. Mas quais são essas mudanças? No que elas afetam o dia a dia das pessoas que estão nesse momento de transição? Calma, a gente vai te explicar quais são e como passar por esse momento.             Os primeiros sinais…...
Alimentação equilibrada, intestino saudável!13/09/17 Os exageros alimentares e uma alimentação desequilibrada causa uma série de reflexos no organismo, provocando desconfortos e inconvenientes que podem ser prejudiciais à saúde. É comum que esse tipo de situação aconteça nos finais de semana, onde a rotina......
Recuperando o sono atrasado17/12/19 A rotina de acordar cedo e dormir tarde está presente no dia a dia de muitas pessoas, que acabam descansando poucas horas por noite durante toda a semana, e, no final de semana querem compensar o sono acumulado. A atitude até pode diminuir a sonolência do......

Voltar para Blog

categorias-noticias