Postado em 29 de Dezembro de 2017 às 15h52

      Remédios fitoterápicos - O que é e como usar?

      Saúde (94)Dicas (70)Bem-Estar (77)
      Não é de hoje que o ser humano faz uso de plantas como medicamentos. Com certeza você já usou ou conhece alguém que utilizou fitoterápicos.  Mas você sabe o que eles são e como usar? É importante destacar que plantas medicinais e fitoterápicas não são a mesma coisa e não devem ser confundidas. Segundo a…

      Não é de hoje que o ser humano faz uso de plantas como medicamentos. Com certeza você já usou ou conhece alguém que utilizou fitoterápicos.  Mas você sabe o que eles são e como usar? É importante destacar que plantas medicinais e fitoterápicas não são a mesma coisa e não devem ser confundidas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, as plantas medicinais são capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade. Já os fitoterápicos passam por um processo industrial que evita a contaminação por micro organismos, agrotóxicos ou qualquer outra substância estranha, além da exigência de   registro na Anvisa.

                  É muito comum que as pessoas confundam algumas plantas medicinais com medicamentos, por isso a Anvisa fez uma lista de algumas que não fazem parte dos fitoterápicos, entre eles estão chás, que no Brasil entram na categoria alimentos.

                  Importante lembrar que como qualquer medicamento, os fitoterápicos podem causar problemas a saúde de quem utiliza, como alterações na pressão arterial, problemas no sistema nervoso central, além do fígado e rins. Por isso, é bom ficar atento aos cuidados necessários quando se usa esse tipo de medicamento, bem como todos os demais. Busque sempre informações com profissionais da saúde antes de iniciar o uso de qualquer remédio. Caso apresente alguma reação desagradável, apresente esse fato ao seu médico, ele saberá qual o medicamento correto para substituição. Se passar por alguma cirurgia, avise seu médico que faz uso dessa medicação. Siga as instruções do rótulo e da bula e preste muita atenção a data de validade. Nunca tome medicamentos vencidos.

                  Existem algumas curiosidades sobre esse tipo de medicamento como por exemplo: alguns itens não são exatamente remédios, mas se encaixam na categoria fitoterápica, como é o caso de alguns géis, pomadas, cremes, calêndula, sabonetes entre outros. Outra coisa que merece destaque é que eles só podem ser prescritos por alguns profissionais, entre eles médicos, nutricionistas, cirurgião dentista, médico veterinário (dentro da veterinária), farmacêuticos e fisioterapeutas.

      Veja também

      Musculação para o tratamento da Artrose27/11/19 A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que entre os indivíduos acima dos 50 anos de idade, 60% já apresentam…...
      Antidepressivos prejudicam o sono06/01/20 A depressão é considerada o mal do século. No Brasil, a doença atinge 5,8% da população, taxa que está acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com estudo publicado na revista JAMA Psychiatry, foi descoberto uma......
      Esgotamento digital: uma nova versão da síndrome de burnout17/12/21 Conhecido como esgotamento profissional, a síndrome de burnout, faz parte da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, e agora ganhou uma “nova......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias