Postado em 18 de Outubro de 2018 às 14h46

      Cuidados com ronco e apneia

      Sono (65)Saúde (94)
      O ronco e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) são temas muito discutidos no Brasil e no mundo. Além dos transtornos sociais e psicológicos, podem trazer consequências físicas para o paciente, como hipertensão, arritmias cardíacas e AVCs. A apneia do sono é a obstrução das vias aéreas, que ocorre pela flacidez dos tecidos…

      O ronco e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) são temas muito discutidos no Brasil e no mundo. Além dos transtornos sociais e psicológicos, podem trazer consequências físicas para o paciente, como hipertensão, arritmias cardíacas e AVCs.
      A apneia do sono é a obstrução das vias aéreas, que ocorre pela flacidez dos tecidos da garganta, impedindo a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite.  Já o ronco é causado pela vibração dos tecidos da faringe quando o ar passa nessa região, o que é favorecido pelo relaxamento natural dessa musculatura durante o sono.
      De acordo com a fonoaudióloga da Clínica Comunicação, Daniela Vieira da Rocha, as características anatômicas de certos indivíduos podem predispor ao problema, que tende a piorar com o aumento da idade, pelo aumento da flacidez na musculatura da garganta e do peso e pelo acúmulo de gordura na região da faringe bem como na língua, que torna ainda mais difícil a passagem do ar.

      Acredita-se que a vibração dos tecidos da faringe ao longo dos anos também contribui para o aumento da flacidez da musculatura e, consequentemente, para o agravamento do ronco. Ou seja, uma pessoa que não tem apneia pode acabar desenvolvendo a doença se não fizer nada para combater o ronco.

      Tratamento

      Daniela esclarece que a fonoterapia tem como objetivo aumentar o tônus muscular dos tecidos moles ? língua, faringe e palato mole ? consequentemente diminuindo a pressão crítica e diminuição do ronco e da gravidade da apneia, visando o equilíbrio miofuncional desse sistema. ?O trabalho do fonoaudiólogo visa, sobretudo, prevenir, habilitar ou reabilitar as funções neurovegetativas, através de um tratamento customizado, com a seleção de técnicas e exercícios da terapia miofuncional orofacial, para promover a alteração das estruturas e funções, conforme a preferência do paciente e conhecimento clínico?, destaca.

      A fonoaudióloga acrescenta que o indivíduo que respira pela boca não consegue vedar os lábios devido ao tônus estar diminuído. O que também poderá apresentar hipotonia (fraqueza) dos órgãos fonoarticulatórios e um posicionamento incorreto de língua. Nestes casos, o tratamento fonoaudiológico tem como objetivo, principalmente, a conscientização da necessidade da adequação da respiração e do sono.
      ?O trabalho muscular necessário será realizado através de exercícios que adequarão a tonicidade e postura dos órgãos fonoarticulatórios, ou seja, através da realização de alguns exercícios, possivelmente há a redução do ronco e um rearranjo do sistema oral e com este equilíbrio, a prevenção do aparecimento da apneia obstrutiva do sono?, informa Daniela.
      A terapia fonoaudiológica é indicada para ronco, apneias leves e moderadas. É importante que sejam descartadas obstruções nasais graves. Para evitar qualquer tipo movimentação inadequada dos músculos orofaciais que possa causar desconforto, o paciente deve ter muita cautela ao realizar os exercícios. Por isso há a necessidade de acompanhamento de um profissional adequado, neste caso um fonoaudiólogo especializado.

      Veja também

      Dieta na terceira idade: A importância das vitaminas e proteínas28/08/17 Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder parte da capacidade de absorção de nutrientes. O paladar também muda, se tornando…...
      Cansaço fora do normal? Doenças podem causar essa sensação21/05/20 Costumamos associar o cansaço com o excesso de trabalho, de tarefas domésticas, de atividades físicas ou até mesmo com uma noite mal dormida. Porém, quando essa sensação de fadiga persiste por vários......
      Seu coração precisa de um sono tranquilo.28/05/20 Durante o sono nosso metabolismo desacelera para nos proporcionar descanso. O mesmo efeito acontece com o coração, quando o sistema nervoso auxilia no relaxamento do músculo cardíaco. Com isso, os batimentos ficam mais lentos,......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias