Postado em 26 de Agosto de 2019 às 13h16

A ansiedade pode atrapalhar a qualidade do sono?

Sono (58)Saúde (82)
Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional. Para quem não sabe, a ansiedade é um estado de apreensão que…

Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional.
Para quem não sabe, a ansiedade é um estado de apreensão que mantém o nosso cérebro em alerta a todo sinal de perigo. Muitas vezes ela surge quando estamos muito estressados, mas também pode surgir sem motivo aparente e em diferentes intensidades.

Normalmente quando estamos ansiosos, nosso coração acelera, nossa respiração fica ofegante, nossa pupila se dilata e nossos músculos ficam tensionados. Por deixar o corpo inquieto e em estado de alerta, a ansiedade pode, entre outras coisas, atrapalhar a qualidade do sono e dificultar o descanso.
Segundo a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito ou dorme-se um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. ?Já é sabido que para termos um dia produtivo, ter um sono de qualidade é o ponto de partida? afirma.
Para evitar que a ansiedade atrapalhe o nosso momento de descanso, existem algumas dicas que podem ser seguidas. A Dra. Amanda indica:

Tenha um ambiente tranquilo para dormir. O lugar mais tranquilo de toda a casa deve

ser o quarto. Nele deve ser possível manter a escuridão e também aumentar a luminosidade, assim como o silêncio necessário para uma noite tranquila.
Se preparar para dormir. Duas horas antes do horário habitual de sono diminuir os estímulos. Isto vale para os problemas do cotidiano. Conforme a especialista, duas horas antes escreva as pendências e as deixe de lado para no outro dia resolvê-las.
Alimente-se com tranquilidade à noite e prefira refeições leves, não exagere nos carboidratos e não se exceda no álcool.
Pratique atividade física preferencialmente durante o dia. Vinte minutos de atividade física diária melhora a qualidade do sono. Vale caminhada; pular corda; dançar; ou seja, mova-se.
Vá para cama com sono. Cama é lugar de dormir. O sono ainda não chegou? O recomendável é ficar em um ambiente tranquilo na sala, e evitar trabalhar, estudar e resolver problemas na cama. O cérebro é uma máquina e deve associar ir para cama com dormir. Se está na cama e rolando de um lado para o outro, levante-se escute uma música tranquila, mantenha a luminosidade baixa e tranquilize-se, pois, o sono virá e quando isto ocorrer , vá para a cama.

O que acha de seguir essas dicas e se manter tranquilo durante a noite para dormir? Com certeza o seu corpo e a sua mente irão agradecer!

_________________________________________________________________________________

WWW.EKO7.COM.BR

Veja também

Terceira Idade: Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas27/06/17 Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais intensidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada…...
Dieta na terceira idade: A importância das vitaminas e proteínas28/08/17 Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder......
Andar descalço faz bem à saúde14/11/18 Em algum momento da vida você já deve ter escutado a sua mãe ou pai falando a seguinte frase: ?Coloque o chinelo, não faz bem ficar descalço!?. Porém, isso não é bem verdade. O corpo humano tem uma conexão com a natureza desde o início dos tempos e o contato......

Voltar para Blog

categorias-noticias