Postado em 26 de Agosto de 2019 às 13h16

A ansiedade pode atrapalhar a qualidade do sono?

Sono (51)Saúde (79)
Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional. Para quem não sabe, a ansiedade é um estado de apreensão que…

Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional.
Para quem não sabe, a ansiedade é um estado de apreensão que mantém o nosso cérebro em alerta a todo sinal de perigo. Muitas vezes ela surge quando estamos muito estressados, mas também pode surgir sem motivo aparente e em diferentes intensidades.

Normalmente quando estamos ansiosos, nosso coração acelera, nossa respiração fica ofegante, nossa pupila se dilata e nossos músculos ficam tensionados. Por deixar o corpo inquieto e em estado de alerta, a ansiedade pode, entre outras coisas, atrapalhar a qualidade do sono e dificultar o descanso.
Segundo a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito ou dorme-se um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. ?Já é sabido que para termos um dia produtivo, ter um sono de qualidade é o ponto de partida? afirma.
Para evitar que a ansiedade atrapalhe o nosso momento de descanso, existem algumas dicas que podem ser seguidas. A Dra. Amanda indica:

Tenha um ambiente tranquilo para dormir. O lugar mais tranquilo de toda a casa deve

ser o quarto. Nele deve ser possível manter a escuridão e também aumentar a luminosidade, assim como o silêncio necessário para uma noite tranquila.
Se preparar para dormir. Duas horas antes do horário habitual de sono diminuir os estímulos. Isto vale para os problemas do cotidiano. Conforme a especialista, duas horas antes escreva as pendências e as deixe de lado para no outro dia resolvê-las.
Alimente-se com tranquilidade à noite e prefira refeições leves, não exagere nos carboidratos e não se exceda no álcool.
Pratique atividade física preferencialmente durante o dia. Vinte minutos de atividade física diária melhora a qualidade do sono. Vale caminhada; pular corda; dançar; ou seja, mova-se.
Vá para cama com sono. Cama é lugar de dormir. O sono ainda não chegou? O recomendável é ficar em um ambiente tranquilo na sala, e evitar trabalhar, estudar e resolver problemas na cama. O cérebro é uma máquina e deve associar ir para cama com dormir. Se está na cama e rolando de um lado para o outro, levante-se escute uma música tranquila, mantenha a luminosidade baixa e tranquilize-se, pois, o sono virá e quando isto ocorrer , vá para a cama.

O que acha de seguir essas dicas e se manter tranquilo durante a noite para dormir? Com certeza o seu corpo e a sua mente irão agradecer!

_________________________________________________________________________________

WWW.EKO7.COM.BR

Veja também

Você sofre de procrastinação noturna?12/08/20 Procrastinar causa insônia ou a procrastinação pode ser um resultado da insônia? Você sabe quem são os procrastinadores? São aqueles que adiam as responsabilidades do cotidiano. Segundo estudo publicado na revista científica Personality and Individual Differences, de Israel, as mesmas pessoas que adiam suas responsabilidades possuem problemas ao......
Você já tomou água hoje?11/09/18 O corpo de um adulto saudável é composto por 60 a 70% de água. Toda essa quantidade é distribuída pelo nosso corpo, entre as células e órgãos vitais. Desde a escola, aprendemos que ela é essencial para manter o nosso corpo saudável e que, sem ela sofremos de......
Melatonina e o sono11/02/20 Conhecida como o hormônio do sono, a melatonina é a responsável por ajustar nosso relógio biológico e direcionar as atividades do nosso corpo para o momento de descansar ou se manter ativo. Há 60 anos são realizadas pesquisas constantes a respeito desse......

Voltar para Blog

categorias-noticias