Postado em 26 de Agosto de 2019 às 13h16

      A ansiedade pode atrapalhar a qualidade do sono?

      Sono (65)Saúde (94)
      Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional. Para quem não sabe, a ansiedade é um estado de apreensão que…

      Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional.
      Para quem não sabe, a ansiedade é um estado de apreensão que mantém o nosso cérebro em alerta a todo sinal de perigo. Muitas vezes ela surge quando estamos muito estressados, mas também pode surgir sem motivo aparente e em diferentes intensidades.

      Normalmente quando estamos ansiosos, nosso coração acelera, nossa respiração fica ofegante, nossa pupila se dilata e nossos músculos ficam tensionados. Por deixar o corpo inquieto e em estado de alerta, a ansiedade pode, entre outras coisas, atrapalhar a qualidade do sono e dificultar o descanso.
      Segundo a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito ou dorme-se um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. ?Já é sabido que para termos um dia produtivo, ter um sono de qualidade é o ponto de partida? afirma.
      Para evitar que a ansiedade atrapalhe o nosso momento de descanso, existem algumas dicas que podem ser seguidas. A Dra. Amanda indica:

      Tenha um ambiente tranquilo para dormir. O lugar mais tranquilo de toda a casa deve

      ser o quarto. Nele deve ser possível manter a escuridão e também aumentar a luminosidade, assim como o silêncio necessário para uma noite tranquila.
      Se preparar para dormir. Duas horas antes do horário habitual de sono diminuir os estímulos. Isto vale para os problemas do cotidiano. Conforme a especialista, duas horas antes escreva as pendências e as deixe de lado para no outro dia resolvê-las.
      Alimente-se com tranquilidade à noite e prefira refeições leves, não exagere nos carboidratos e não se exceda no álcool.
      Pratique atividade física preferencialmente durante o dia. Vinte minutos de atividade física diária melhora a qualidade do sono. Vale caminhada; pular corda; dançar; ou seja, mova-se.
      Vá para cama com sono. Cama é lugar de dormir. O sono ainda não chegou? O recomendável é ficar em um ambiente tranquilo na sala, e evitar trabalhar, estudar e resolver problemas na cama. O cérebro é uma máquina e deve associar ir para cama com dormir. Se está na cama e rolando de um lado para o outro, levante-se escute uma música tranquila, mantenha a luminosidade baixa e tranquilize-se, pois, o sono virá e quando isto ocorrer , vá para a cama.

      O que acha de seguir essas dicas e se manter tranquilo durante a noite para dormir? Com certeza o seu corpo e a sua mente irão agradecer!

      _________________________________________________________________________________

      WWW.EKO7.COM.BR

      Veja também

      Alimentos que melhoram a qualidade do sono24/07/20 A importância do sono na vida é um fato e a qualidade dele está diretamente ligada à alimentação e sua estreita relação com as vitaminas que o nosso corpo precisa. Uma série de problemas podem ser diagnosticados quando o sono não vem, acarretando numa desregulação do nosso corpo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância......
      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......
      É correto cortar comprimidos ao meio?17/02/22Entenda quando é indicado e os riscos Às vezes pela indisponibilidade da dose correta do medicamento na farmácia, o paciente faz o corte do comprimido. Embora seja comum, há um risco referente a proporção do remédio, e a prática pode prejudicar o......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias