Postado em 26 de Agosto de 2019 às 13h16

A ansiedade pode atrapalhar a qualidade do sono?

Sono (64)Saúde (88)
Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional. Para quem não sabe, a ansiedade é um estado de apreensão que…

Quantas vezes você já deitou na cama e não conseguiu dormir por causa das preocupações do dia? Este é um problema causado pela ansiedade, que costuma prejudicar a nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências para a saúde física e emocional.
Para quem não sabe, a ansiedade é um estado de apreensão que mantém o nosso cérebro em alerta a todo sinal de perigo. Muitas vezes ela surge quando estamos muito estressados, mas também pode surgir sem motivo aparente e em diferentes intensidades.

Normalmente quando estamos ansiosos, nosso coração acelera, nossa respiração fica ofegante, nossa pupila se dilata e nossos músculos ficam tensionados. Por deixar o corpo inquieto e em estado de alerta, a ansiedade pode, entre outras coisas, atrapalhar a qualidade do sono e dificultar o descanso.
Segundo a otorrinolaringologista, Amanda Costa, quando não se dorme direito ou dorme-se um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. ?Já é sabido que para termos um dia produtivo, ter um sono de qualidade é o ponto de partida? afirma.
Para evitar que a ansiedade atrapalhe o nosso momento de descanso, existem algumas dicas que podem ser seguidas. A Dra. Amanda indica:

Tenha um ambiente tranquilo para dormir. O lugar mais tranquilo de toda a casa deve

ser o quarto. Nele deve ser possível manter a escuridão e também aumentar a luminosidade, assim como o silêncio necessário para uma noite tranquila.
Se preparar para dormir. Duas horas antes do horário habitual de sono diminuir os estímulos. Isto vale para os problemas do cotidiano. Conforme a especialista, duas horas antes escreva as pendências e as deixe de lado para no outro dia resolvê-las.
Alimente-se com tranquilidade à noite e prefira refeições leves, não exagere nos carboidratos e não se exceda no álcool.
Pratique atividade física preferencialmente durante o dia. Vinte minutos de atividade física diária melhora a qualidade do sono. Vale caminhada; pular corda; dançar; ou seja, mova-se.
Vá para cama com sono. Cama é lugar de dormir. O sono ainda não chegou? O recomendável é ficar em um ambiente tranquilo na sala, e evitar trabalhar, estudar e resolver problemas na cama. O cérebro é uma máquina e deve associar ir para cama com dormir. Se está na cama e rolando de um lado para o outro, levante-se escute uma música tranquila, mantenha a luminosidade baixa e tranquilize-se, pois, o sono virá e quando isto ocorrer , vá para a cama.

O que acha de seguir essas dicas e se manter tranquilo durante a noite para dormir? Com certeza o seu corpo e a sua mente irão agradecer!

_________________________________________________________________________________

WWW.EKO7.COM.BR

Veja também

Reduzir a ingestão calórica melhora o sono?23/12/19 Em 2018 a obesidade voltou a crescer no Brasil. O resultado foi divulgado através da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. Segundo o documento, houve um aumento de 67,8% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. Esse......
Brotoeja e micose: doenças da coceira05/09/17 Brotoeja e micose são comuns nos meses mais quentes do ano. As duas são doenças de pele, porém causadas por motivos e com tratamentos diferentes. Um sintoma em comum é a coceira. Para a dermatologista, Luciane Cela, isso ocorre pois ambas provocam um processo......
BRASILEIROS SOFREM ALTERAÇÕES NO SONO POR CONTA DAS OLIMPÍADAS06/08/21 Neste fim de semana chegam ao fim as Olimpíadas Tóquio 2020. Com fuso de 12 horas de diferença, os brasileiros que estão acompanhando a competição tem desregulado, ou até perdido o sono nos últimos......

Voltar para Blog

categorias-noticias