Postado em 13 de Junho de 2017 às 16h47

Cuide da sua coluna

Saúde (73)
A coluna vertebral é uma das estruturas mais nobres do corpo humano, afinal é responsável pela sua sustentação. A estimativa é de que os problemas na coluna atinjam 80% da população, representando o segundo motivo mais comum de faltas ao trabalho e a principal causa de incapacidade em pessoas abaixo dos 45 anos de idade,…

A coluna vertebral é uma das estruturas mais nobres do corpo humano, afinal é responsável pela sua sustentação. A estimativa é de que os problemas na coluna atinjam 80% da população, representando o segundo motivo mais comum de faltas ao trabalho e a principal causa de incapacidade em pessoas abaixo dos 45 anos de idade, diminuindo de maneira significativa a qualidade de vida das pessoas.

Os traumas na coluna, costumam ser causados por má postura, hábitos incorretos e longo período de atividades repetitivas  na vida profissional. No início, as lesões são praticamente imperceptíveis, mas a falta de cuidado e atenção com a saúde levam ao agravamento do problema, causando fortes dores e dificuldade para se movimentar e realizar atividades comuns.

Prevenção

Manter uma postura correta durante o dia, dormir de maneira saudável e praticar exercícios físicos são os primeiros passos para a saúde da coluna. Estudos comprovam que a má postura, principalmente no trabalho, quando as pessoas permanecem muito tempo sentadas em frente ao computador, acaba acarretando problemas. Alterações na postura podem causar desvios na coluna que, por sua vez, prejudicam outras articulações, como a dos quadris, joelhos e braços. A postura inadequada pode causar, inclusive o encurtamento da musculatura.

Dormir bem e usar um colchão de qualidade também são itens fundamentais para não sofrer com as dores nas costas. Todo colchão deve ser adequado ao peso e a altura de quem irá usá-lo. Paulo Roberto Mussi, Ortopedista e Especialista em Coluna Vertebral, explica que os colchões devem acomodar as curvaturas anatômicas da coluna vertebral. Um bom travesseiro também é super importante para prevenir problemas do tipo.

Segundo Mussi, as dores lombares são mais comuns em pessoas entre 35 e 55 anos de idade, não estando relacionada ao biotipo, escolioses ou diferença de tamanho nos membros. O médico revela ainda que o excesso de peso também pode prejudicar a coluna. ?A obesidade acaba levando a uma sobrecarga na estrutura da coluna, como articulações e disco vertebral que pode levar a diversas doenças?, comenta o Ortopedista. O alerta fica também para as mulheres que costumam usar com grande frequência salto alto. Afinal o uso prolongado altera o equilíbrio sagital da coluna, aumenta a lordose lombar e sobrecarrega algumas partes da coluna.

Veja também

Ouvidos e nariz também precisam de cuidados13/07/18 Todos os dias tomamos uma série de cuidados para prevenção de algumas doenças e para manter a boa aparência, porém muitas vezes esquecemos de algo simples, mas que pode fazer toda a diferença: cuidar do nosso nariz e das nossas orelhas. O nariz é a porta de entrada correta para uma respiração adequada. Para que…...
Gema do ovo faz mal?03/09/18 Falamos a pouco tempo atrás sobre os benefícios do consumo do ovo, suas vitaminas e minerais. Agora é hora de desvendar uma das maiores dúvidas que surge entre os adoradores deste alimento: a gema do ovo é ruim para nosso organismo? Devo comer apenas as......
Dieta na terceira idade: A importância das vitaminas e proteínas28/08/17 Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder......

Voltar para Blog

categorias-noticias