Postado em 13 de Junho de 2017 às 16h47

Cuide da sua coluna

Saúde (87)
A coluna vertebral é uma das estruturas mais nobres do corpo humano, afinal é responsável pela sua sustentação. A estimativa é de que os problemas na coluna atinjam 80% da população, representando o segundo motivo mais comum de faltas ao trabalho e a principal causa de incapacidade em pessoas abaixo dos 45 anos de idade,…

A coluna vertebral é uma das estruturas mais nobres do corpo humano, afinal é responsável pela sua sustentação. A estimativa é de que os problemas na coluna atinjam 80% da população, representando o segundo motivo mais comum de faltas ao trabalho e a principal causa de incapacidade em pessoas abaixo dos 45 anos de idade, diminuindo de maneira significativa a qualidade de vida das pessoas.

Os traumas na coluna, costumam ser causados por má postura, hábitos incorretos e longo período de atividades repetitivas  na vida profissional. No início, as lesões são praticamente imperceptíveis, mas a falta de cuidado e atenção com a saúde levam ao agravamento do problema, causando fortes dores e dificuldade para se movimentar e realizar atividades comuns.

Prevenção

Manter uma postura correta durante o dia, dormir de maneira saudável e praticar exercícios físicos são os primeiros passos para a saúde da coluna. Estudos comprovam que a má postura, principalmente no trabalho, quando as pessoas permanecem muito tempo sentadas em frente ao computador, acaba acarretando problemas. Alterações na postura podem causar desvios na coluna que, por sua vez, prejudicam outras articulações, como a dos quadris, joelhos e braços. A postura inadequada pode causar, inclusive o encurtamento da musculatura.

Dormir bem e usar um colchão de qualidade também são itens fundamentais para não sofrer com as dores nas costas. Todo colchão deve ser adequado ao peso e a altura de quem irá usá-lo. Paulo Roberto Mussi, Ortopedista e Especialista em Coluna Vertebral, explica que os colchões devem acomodar as curvaturas anatômicas da coluna vertebral. Um bom travesseiro também é super importante para prevenir problemas do tipo.

Segundo Mussi, as dores lombares são mais comuns em pessoas entre 35 e 55 anos de idade, não estando relacionada ao biotipo, escolioses ou diferença de tamanho nos membros. O médico revela ainda que o excesso de peso também pode prejudicar a coluna. ?A obesidade acaba levando a uma sobrecarga na estrutura da coluna, como articulações e disco vertebral que pode levar a diversas doenças?, comenta o Ortopedista. O alerta fica também para as mulheres que costumam usar com grande frequência salto alto. Afinal o uso prolongado altera o equilíbrio sagital da coluna, aumenta a lordose lombar e sobrecarrega algumas partes da coluna.

Veja também

Tripé da vida saudável: alimentação correta, exercícios físicos e sono de qualidade14/01/21 2020 nos mostrou o quão importante é cuidar da saúde. E por falar nisto, vale lembrar que a saúde não está ligada a ausência de doença, mas sim ao estado de equilíbrio do seu bem-estar físico, mental e social. Para conquistar uma vida com saúde e prolongada, é preciso se basear no tripé da vida saudável. Os......
NOVEMBRO AZUL: sem medo, sem preconceito13/11/20 Uma das primeiras campanhas produzidas no Brasil, em relação a prevenção do câncer de próstata, foi realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, no ano de 2008. 12 anos se passaram, e o Novembro Azul......
Doença silenciosa: Seu fígado merece atenção30/10/17 Uma doença silenciosa que pode causar sérios danos a nossa saúde. A esteatose hepática, ou gordura no fígado acontece quando uma quantia muito grande de gordura invade o fígado, deixando-o mais pesado e aumentando o seu volume consideravelmente. Essa doença......

Voltar para Blog

categorias-noticias