Postado em 05 de Setembro de 2017 às 12h28

Brotoeja e micose: doenças da coceira

Saúde (88)
Brotoeja e micose são comuns nos meses mais quentes do ano. As duas são doenças de pele, porém causadas por motivos e com tratamentos diferentes. Um sintoma em comum é a coceira. Para a dermatologista, Luciane Cela, isso ocorre pois ambas provocam um processo inflamatório na pele. A brotoeja, segundo Luciane, é mais comum em crianças e surge…

Brotoeja e micose são comuns nos meses mais quentes do ano. As duas são doenças de pele, porém causadas por motivos e com tratamentos diferentes. Um sintoma em comum é a coceira. Para a dermatologista, Luciane Cela, isso ocorre pois ambas provocam um processo inflamatório na pele.

A brotoeja, segundo Luciane, é mais comum em crianças e surge em consequência de superaquecimento ou, ocasionalmente, por exercício físico ou exposição solar. Ocorre quando há produção excessiva de suor, que não consegue ser totalmente excretado pelo organismo e não é transmissível, por ser um processo de eliminação de suor.

Já a micose é uma doença infecciosa que pode atingir a pele, as unhas e o couro cabeludo. Ela é causada por fungos e pode ser transmissível. A micose pode ser contraída de várias formas, desde o uso de calçados fechados que não permitem a transpiração, até o contágio através da água de piscina ou na praia.

Prevenção e tratamento

Para evitar a brotoeja, a dermatologista fala que temos de evitar o suor excessivo. Utilizar o ar condicionado pode ajudar a aliviar os sintomas. Outra opção é aplicar emulsão de calamina, uma loção derivada do minério de zinco que alivia a coceira.

Nas micoses, é importante ter cuidados de higiene, como evitar usar roupas sem lavar e evitar locais quentes e úmidos sem higiene adequada. O tratamento varia de acordo com o local que ela aparece. Nos cabelos e couro cabeludo é feito com antifúngicos orais, muitas vezes associados a xampus. Na pele, depende da localização e grau de acometimento, podendo ser feito com antifúngicos tópicos em cremes ou loções. Muitas vezes é utilizado um tratamento sistémico.

Algumas dicas podem ajudar, mas é extremamente importante procurar um médico assim que os primeiros sintomas aparecerem. Somente o profissional tem conhecimento para indicar o melhor tratamento para essas doenças.

Veja também

Seu coração precisa de um sono tranquilo.28/05/20 Durante o sono nosso metabolismo desacelera para nos proporcionar descanso. O mesmo efeito acontece com o coração, quando o sistema nervoso auxilia no relaxamento do músculo cardíaco. Com isso, os batimentos ficam mais lentos, provocando uma queda temporária nos níveis da pressão arterial. Quando nos privamos desse momento ou dormimos mal, impedimos que o......
Pilates, mais saúde e equilíbrio.20/03/17 Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph H. Pilates, com equipamentos e técnicas exclusivas, que objetivam o completo controle e conexão entre o corpo e a mente. Entre os benefícios deste método está a melhora da capacidade......
A água como fonte de vida22/03/19 Dia Mundial da Água, 22 de março, tem como objetivo gerar reflexão para uma sociedade mais responsável e sustentável.        Apontada como recurso natural de alto valor estratégico, econômico e social, a água é um dos bens fundamentais para a preservação da......

Voltar para Blog

categorias-noticias