Postado em 05 de Setembro de 2017 às 12h28

      Brotoeja e micose: doenças da coceira

      Saúde (94)
      Brotoeja e micose são comuns nos meses mais quentes do ano. As duas são doenças de pele, porém causadas por motivos e com tratamentos diferentes. Um sintoma em comum é a coceira. Para a dermatologista, Luciane Cela, isso ocorre pois ambas provocam um processo inflamatório na pele. A brotoeja, segundo Luciane, é mais comum em crianças e surge…

      Brotoeja e micose são comuns nos meses mais quentes do ano. As duas são doenças de pele, porém causadas por motivos e com tratamentos diferentes. Um sintoma em comum é a coceira. Para a dermatologista, Luciane Cela, isso ocorre pois ambas provocam um processo inflamatório na pele.

      A brotoeja, segundo Luciane, é mais comum em crianças e surge em consequência de superaquecimento ou, ocasionalmente, por exercício físico ou exposição solar. Ocorre quando há produção excessiva de suor, que não consegue ser totalmente excretado pelo organismo e não é transmissível, por ser um processo de eliminação de suor.

      Já a micose é uma doença infecciosa que pode atingir a pele, as unhas e o couro cabeludo. Ela é causada por fungos e pode ser transmissível. A micose pode ser contraída de várias formas, desde o uso de calçados fechados que não permitem a transpiração, até o contágio através da água de piscina ou na praia.

      Prevenção e tratamento

      Para evitar a brotoeja, a dermatologista fala que temos de evitar o suor excessivo. Utilizar o ar condicionado pode ajudar a aliviar os sintomas. Outra opção é aplicar emulsão de calamina, uma loção derivada do minério de zinco que alivia a coceira.

      Nas micoses, é importante ter cuidados de higiene, como evitar usar roupas sem lavar e evitar locais quentes e úmidos sem higiene adequada. O tratamento varia de acordo com o local que ela aparece. Nos cabelos e couro cabeludo é feito com antifúngicos orais, muitas vezes associados a xampus. Na pele, depende da localização e grau de acometimento, podendo ser feito com antifúngicos tópicos em cremes ou loções. Muitas vezes é utilizado um tratamento sistémico.

      Algumas dicas podem ajudar, mas é extremamente importante procurar um médico assim que os primeiros sintomas aparecerem. Somente o profissional tem conhecimento para indicar o melhor tratamento para essas doenças.

      Veja também

      Antidepressivos prejudicam o sono06/01/20 A depressão é considerada o mal do século. No Brasil, a doença atinge 5,8% da população, taxa que está acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com estudo publicado na revista JAMA Psychiatry, foi descoberto uma ligação neural entre depressão e problemas de sono. Segundo os especialistas, cerca…...
      Gema do ovo faz mal?03/09/18 Falamos a pouco tempo atrás sobre os benefícios do consumo do ovo, suas vitaminas e minerais. Agora é hora de desvendar uma das maiores dúvidas que surge entre os adoradores deste alimento: a gema do ovo é ruim para nosso organismo? Devo comer apenas as......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias