Postado em 13 de Fevereiro de 2018 às 19h31

Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca

Bem-Estar (62)Saúde (81)
Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é equilibrar a energia do organismo e curar ou prevenir doenças.…

Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é equilibrar a energia do organismo e curar ou prevenir doenças.

            De acordo com a acupunturista Francieli Baú Téo, os pontos do corpo onde a acupuntura é aplicada estão localizados em canais que percorrem nosso corpo, que são chamados de meridianos. Esses pontos e estímulos podem variar de sessão para sessão, conforme o relato e diagnóstico de cada paciente. Ela ainda fala que ?existem diferentes causas para a dor de cabeça, desde estados emocionais, cansaço, fadiga, sono, estresse, tensão, fome, ou ainda apresenta-se como um sintoma que acompanha outras doenças como hipertensão, diabetes ou síndrome pré-menstrual?.

 

            Para saber quais pontos do corpo utilizar, é necessário primeiro saber a causa da enxaqueca através de um diagnóstico utilizando conhecimentos da medicina tradicional chinesa. Depois disso, aplica-se os pontos para equilibrar os meridianos, pontos analgésicos para a dor e anti-inflamatórios. ?Deste modo, reduz-se também a quantidade de medicamentos utilizados para amenizar a dor, melhorando a qualidade de vida do paciente?, destaca Francieli.

           

O número de sessões varia, de acordo com o quadro clínico de cada um. Se as crises são recentes, as chamadas crises agudas, o tratamento costuma ser mais rápido. Já quando se trata de crises crônicas, pode levar um pouco mais de tempo. É importante falar que a acupuntura trata a causa e não somente o problema. As crises diminuem aos poucos, assim como a intensidade da dor, até desaparecem.

            Nas situações onde as crises de enxaquecas ou cefaleias são tensionais (causadas pela tensão do músculo trapézio, localizado na base do pescoço), além dos pontos para analgésicos da dor, são utilizados os pontos para relaxamento muscular, descomprimindo as veias que passam pelo músculo, liberando a circulação local. Quando essas dores são causadas por emoções como estresse, raiva, depressão ou irritação, trata-se o equilíbrio do órgão afetado. Procura-se conhecer qual dessas emoções encontra-se mais alterada e aplica-se pontos calmantes e para relaxamento do paciente.

Veja também

ENXAQUECA OFTÁLMICA15/07/19 Quem nunca sofreu com uma dor de cabeça, não é mesmo? Porém, quando acontece com frequência e com alterações na visão seguidas de enjoo, mal-estar, intolerância a som alto e sonolência são sintomas de um problema que atinge cerca de 1% da população mundial: a enxaqueca oftálmica. As crises podem ser ocasionadas pelo período menstrual,…...
Ervas Naturais e tratamentos alternativos.22/05/17 A natureza é uma importante fonte de elementos e ingredientes que proporcionam saúde e qualidade de vida para as mais variadas doenças e complicações. As soluções naturais tornam-se uma opção cada vez mais frequente na busca por tratamentos e curas......
Infravermelho e magneto03/12/19 O estresse do dia a dia está deixando as pessoas cada vez mais fracas e vulneráveis a desenvolver doenças crônicas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 71% da população mundial sofre com estresse e descontrole emocional, 50% sofre de insônia......

Voltar para Blog

categorias-noticias