Postado em 07 de Fevereiro de 2022 às 08h20

FEVEREIRO ROXO: campanha busca conscientizar sobre doenças como fibromialgia, lúpus e alzheimer

Datas Comemorativas (38)


O diagnóstico precoce é sempre a melhor solução para tratamento de doenças. É por isso que, cada vez mais, aparecem campanhas de conscientização pelo mundo. Até mesmo para doenças que não tem cura, ter o diagnóstico precoce favorece o tratamento, como é o caso das doenças abordadas na campanha Fevereiro Roxo.

Lúpus, Alzheimer e fibromialgia são silenciosas, com sintomas de progresso gradual, que embora não sejam curáveis, quando descobertas precocemente, são mais fáceis de tratar, e os resultados são mais positivos para a qualidade de vida do paciente. Para entender melhor as características de cada doença, vamos falar sobre cada uma delas abaixo.

Lúpus

Distúrbio crônico que afeta o sistema imunológico, e faz com que o organismos produza anticorpos excessivamente, o que provoca lesões e inflamações que podem afetar a pele ou órgãos internos. Entre seu sintomas, estão dores nas articulações, queda de cabelo, febre, dor de cabeça, feridas na boca, manchas avermelhadas pelo corpo e em casos mais graves, convulsões.

Entre os fatores de risco, podemos citar o histórico familiar da doença, uso de contraceptivos orais e alta exposição de raios ultravioletas. O diagnóstico pode ser feito com exames de sangue que meçam a produção de anticorpos, mas eles por si só não são suficientes em alguns casos, e aí é necessária uma investigação mais detalhada.

Alzheimer

Com evolução lenta e progressiva, trata-se de um transtorno neurodegenerativo que se manifesta principalmente em adultos maiores de 65 anos. De acordo com o Ministério da Saude, no Brasil, o Alzheimer afeta cerca de 33% da população acima de 85 anos, sendo que, as mulheres são as mais afetadas. 


Não há até o momento maneiras de previnir a doença, mas obter hábitos mais saudáveis podem ajudar o corpo e a mente. Os primeiros sintomas costumam ser falta de concentração e pequenos esquecimentos, mas outros sinais podem ser um alerta, como: dificuldade para realizar atividades do cotidiano; dificuldade de raciocínio; mudança de personalidade, humor e comportamento; dificuldade de comunicação e outros.


Fibromialgia

Doença reumática, se caracteriza pela dor muscular crônica e generalizada com a possibilidade de evoluir para incapacidade física. Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a cada 10 pessoas com fibromialgia, de sete a nove são mulheres. A síndrome causa cansaço excessivo, ansiedade, depressão e alterações no sono.

Alguns sintomas da fibromialgia são: dor intensa ao toque; rigidez muscular; cansaço frequente; problema de concentração e memória. A doença é mais frequente em mulheres na faixa de 30 a 50 anos, e seu diagnóstico é clínico, feito por reumatologistas a partir de histórico do paciente ou relato. Não existem exames para diagnosticar a fibromialgia.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Novembro Azul: um toque pela vida11/11/17 Novembro Azul: um toque pela vida Todos os anos, no mês de outubro a campanha Outubro Rosa movimenta o mundo todo no combate ao câncer de mama. No mês de novembro a cor que ganha destaque é o azul, por conta de outro movimento que busca combater e conscientizar os homens sobre uma doença muito…...
Junho vermelho: por mais doadores de sangue02/06/21 E se você pudesse salvar vidas? De acordo com matéria divulgada, em 2019, pelo Ministério da Saúde, cada bolsa de sangue doada, pode salvar até quatro vidas. Ou seja, se você se encaixa no perfil apto para......
Outubro Rosa: atenção e cuidado com a saúde02/10/19 O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano no país. Causada pela multiplicação desordenada de células da mama, esse processo gera células anormais que se......

Voltar para Blog

categorias-noticias