Postado em 18 de Novembro de 2021 às 09h22

      NOVEMBRO AZUL: pandemia fez número de consultas urológicas decair

      Datas Comemorativas (39)

      De acordo com o Ministério de Saúde, houve uma redução de 21,5% na quantidade de cirurgias para retirada do câncer de próstata em 2020, se comparado a 2019. As consultas urológicas feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) diminuíram 33,5% no período, e as internações de pacientes diagnosticados com a doença caíram 15,7%.

      Se antes da pandemia os números não eram lá muito positivos, o isolamento social deixou o cenário ainda mais conturbado. A verdade é que, ainda falta conscientização dos homens sobre o risco do tumor e a importância de ir ao urologista desde cedo.

      O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou o número de 65 mil novos casos de câncer de próstata diagnosticados no Brasil, em 2020. Responsável pela morte de 28,6% da população masculina que apresenta tumor maligno, o câncer de próstata mata um brasileiro a cada 38 minutos.

      Embora seja uma doença que acomete com maior frequência a partir dos 65 anos, os exames precisam ser iniciados entre 45 a 50 anos, e as consultas com urologista podem iniciar ainda mais cedo. Quanto antes o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, maiores serão as chances de cura.

      Portanto, deixe o medo e o preconceito de lado e cuide-se! Converse com as pessoas da sua família, amigos e busque um profissional para fazer os exames de rotina. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Câncer de mama: especialistas estudam novo tratamento17/10/22 Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer de Mama (Inca), aponta que mais de 66 mil brasileiras podem ser atingidas com a doença em 2022, sendo que 35% das pacientes descobrem em estágio avançado, o que pode limitar o tratamento e chances de cura. Especialistas estão em busca de novos recursos, e neste ano, durante o Congresso Anal da Sociedade Americana de Oncologia......
      Novembro Azul: cuidado redobrado08/11/18 Assim como as mulheres, os homens recebem um mês dedicado à informação e a prevenção da saúde. O Novembro ganha a cor azul e o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias