Postado em 18 de Novembro de 2021 às 09h22

NOVEMBRO AZUL: pandemia fez número de consultas urológicas decair

Datas Comemorativas (38)

De acordo com o Ministério de Saúde, houve uma redução de 21,5% na quantidade de cirurgias para retirada do câncer de próstata em 2020, se comparado a 2019. As consultas urológicas feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) diminuíram 33,5% no período, e as internações de pacientes diagnosticados com a doença caíram 15,7%.

Se antes da pandemia os números não eram lá muito positivos, o isolamento social deixou o cenário ainda mais conturbado. A verdade é que, ainda falta conscientização dos homens sobre o risco do tumor e a importância de ir ao urologista desde cedo.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou o número de 65 mil novos casos de câncer de próstata diagnosticados no Brasil, em 2020. Responsável pela morte de 28,6% da população masculina que apresenta tumor maligno, o câncer de próstata mata um brasileiro a cada 38 minutos.

Embora seja uma doença que acomete com maior frequência a partir dos 65 anos, os exames precisam ser iniciados entre 45 a 50 anos, e as consultas com urologista podem iniciar ainda mais cedo. Quanto antes o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, maiores serão as chances de cura.

Portanto, deixe o medo e o preconceito de lado e cuide-se! Converse com as pessoas da sua família, amigos e busque um profissional para fazer os exames de rotina. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Câncer de mama: especialistas estudam novo tratamento17/10/22 Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer de Mama (Inca), aponta que mais de 66 mil brasileiras podem ser atingidas com a doença em 2022, sendo que 35% das pacientes descobrem em estágio avançado, o que pode limitar o tratamento e chances de cura. Especialistas estão em busca de novos recursos, e neste ano, durante o Congresso Anal da Sociedade Americana de Oncologia......
NOVEMBRO AZUL: tudo começou em um pub06/11/20 Chegou a vez dos homens! No mês passado falamos sobre o câncer de mama, como prevenir e combater a doença. O Novembro Azul vem com o mesmo intuito, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e auxiliar no combate ao......
Outubro Rosa: atenção e cuidado com a saúde02/10/19 O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano no país. Causada pela multiplicação desordenada de células da mama, esse processo gera células anormais que se......

Voltar para Blog

categorias-noticias