Postado em 17 de Maio de 2019 às 17h31

Dormir bem é questão de saúde

Sono (64)Saúde (88)
Uma noite mal dormida pode afetar as respostas imunológicas do organismo O sono desempenha papel restaurador no organismo. Partindo dessa premissa, é possível reconhecer que dormir bem tem relações diretamente associadas ao bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Muita energia é gasta para que a manutenção das células que compõem as defesas do corpo permaneça em…

Uma noite mal dormida pode afetar as respostas imunológicas do organismo

O sono desempenha papel restaurador no organismo. Partindo dessa premissa, é possível reconhecer que dormir bem tem relações diretamente associadas ao bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Muita energia é gasta para que a manutenção das células que compõem as defesas do corpo permaneça em equilíbrio. Dormir pouco ou mal aumenta a liberação de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e que pode comprometer a imunidade.

A relação das respostas imunológicas ligadas ao sono é considerada uma vertente de pesquisa recente. Diversos estudos científicos têm buscado compreender de que forma doenças se manifestam e/ou se agravam devido a noites mal dormidas. ?Existem estudos que ligam a questão da insônia com o aumento de chances de doenças oncológicas, como o câncer. Há uma maior incidência desse problema em indivíduos que tem dificuldade para dormir. Ou seja, o sono ruim de alguma forma pode ajudar a aumentar as células malignas?, explica o neurologista e especialista em medicina do sono, Auney de Oliveira Couto.

Além disso, dormir mal pode aumentar o risco de inflamação e infecção. Doenças como artrite reumatoide e psoríase, por exemplo, tem suas manifestações agravadas pela falta de qualidade de sono.  ?Na neurologia, uma coisa bastante patente é a relação de piora ou aumento de surtos inflamatórios na doença autoimune chamada esclerose múltipla. Geralmente esse paciente apresenta uma patologia do sono relacionada, seja com o aumento de fragmentação do sono, apneia ou síndrome das pernas inquietas. E essa condição leva o indivíduo a ter um agravo da sua doença?, acrescenta Dr. Auney.

O regime de privação do sono está entrelaçado ao modo de vida atual. A rotina acelerada faz com que as pessoas atribuam o cansaço a diversos fatores, sem reconhecer que podem não estar tendo um sono que seja de fato restaurador. Dormir à noite toda não representa necessariamente uma noite bem dormida. É preciso estar atento e identificar sintomas no dia-a-dia, afinal, uma boa noite de sono é aquela em que se acorda descansado, sem sonolência, com boa memória e concentração.

Veja também

Brasil teve aumento no consumo de bebidas alcoólicas17/02/21 Uma taça de vinho ou uma cerveja no almoço de domingo para muitas famílias brasileiras são como uma tradição. Com exceção dos casos onde a bebida alcoólica é consumida com consciência, há casos preocupantes, que desencadeiam um vício. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no ano passado dados......
PANDEMIA AUMENTOU OS PROBLEMAS DE SONO DOS BRASILEIROS20/04/21 Incertezas no trabalho, preocupações com relação à saúde, rotina abalada.... É assim que o mundo tem vivido desde o início da pandemia. Todas estas situações interferem diretamente na......
Sono dos brasileiros12/03/20 Nos tempos atuais, ter qualidade de sono é algo que ainda muitas pessoas procuram. Devido a rotina acelerada do trabalho, família e vida social, a saúde e bem-estar acabam ficando de lado. Para exemplificar, segundo pesquisa realizada pelo Associação......

Voltar para Blog

categorias-noticias