Postado em 24 de Julho de 2017 às 12h09

      Estresse, o inimigo da qualidade do sono!

      Sono (65)Bem-Estar (77)
      Dormir bem é fundamental para uma vida saudável e o bom desempenho de suas tarefas diárias. Quando o sono chega em momentos inapropriados é sinal de algo está errado. As noites mal dormidas podem estar relacionadas a algo muito comum nas rotinas da vida moderna, o estresse! O estresse é prejudicial a saúde e confronta…

      Dormir bem é fundamental para uma vida saudável e o bom desempenho de suas tarefas diárias. Quando o sono chega em momentos inapropriados é sinal de algo está errado. As noites mal dormidas podem estar relacionadas a algo muito comum nas rotinas da vida moderna, o estresse!

      O estresse é prejudicial a saúde e confronta a qualidade de sono. Causado pelas mais variadas preocupações, o estresse provoca ansiedade e desconfortos prejudiciais à saúde. A partir destes fatores a qualidade do sono fica comprometida e dormir menos do que o seu habitual significa passar o dia sonolento e com irritação. Além do mais, essas horas de sono acumulam-se. Segundo a pesquisa Estresse nos Estados Unidos, da Associação Americana de Psicologia (APA), 43% dos adultos dizem que o estresse os faz ficar acordados à noite, e mais de 50% dos adultos relatam sentir-se lentos ou preguiçosos depois de uma noite de pouco sono.

      Quando em estado de estresse, a mente fica cheia de pensamentos em vez de desligar à noite. Isso causa a inibição de funções importantes envolvidas na memória, reparação muscular e humor. Quando não dormimos o suficiente, a imunidade também diminui. Pessoas que experimentam estresse constantemente são mais vulneráveis a sofrer com insônia, e cada fator de estresse adicional aumenta o risco do distúrbio em 19%, segundo pesquisa recente publicada em “SLEEP”.

      Alternativas saudáveis para ficar livre do estresse

      Para reduzir os níveis de estresse, existem alternativas saudáveis, que vão desde a prática de exercícios físicos, até um contato mais próximo com a arte. Caminhadas, corridas, sair para pedalar são alternativas que demandam tempo e pouco investimento financeiro. Para quem tem interesse em investir efetivamente, existem cursos, hobbies e práticas para todos os gostos. Para pessoas que não são tão adeptas ao esporte, passeios em lugares tranquilos, leituras e música são opções acessíveis e geram resultados significativos. Nenhuma das alternativas substitui a importância de acompanhamento médico, mas são opções complementares ao trabalho de profissionais terapeutas, psicólogos e psicanalistas.

      Veja também

      Melatonina e o sono11/02/20 Conhecida como o hormônio do sono, a melatonina é a responsável por ajustar nosso relógio biológico e direcionar as atividades do nosso corpo para o momento de descansar ou se manter ativo. Há 60 anos são realizadas pesquisas constantes a respeito desse hormônio, que também apresenta influências na saciedade alimentar, no humor e até em hormônios sexuais, já que age em todos os sistemas do nosso corpo. Produzida......
      Criar rotina para a quarentena auxilia no sono09/04/20 Muito já se discute sobre as mudanças que o COVID-19, ou Coronavírus, está causando na rotina das pessoas. É inegável pensar que a doença está transformando como trabalhamos, nos relacionamos com a......
      Infravermelho e magneto03/12/19 O estresse do dia a dia está deixando as pessoas cada vez mais fracas e vulneráveis a desenvolver doenças crônicas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 71% da população mundial sofre com estresse e descontrole emocional, 50% sofre de insônia......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias