Postado em 24 de Julho de 2017 às 12h09

Estresse, o inimigo da qualidade do sono!

Sono (47)Bem-Estar (63)
Dormir bem é fundamental para uma vida saudável e o bom desempenho de suas tarefas diárias. Quando o sono chega em momentos inapropriados é sinal de algo está errado. As noites mal dormidas podem estar relacionadas a algo muito comum nas rotinas da vida moderna, o estresse! O estresse é prejudicial a saúde e confronta…

Dormir bem é fundamental para uma vida saudável e o bom desempenho de suas tarefas diárias. Quando o sono chega em momentos inapropriados é sinal de algo está errado. As noites mal dormidas podem estar relacionadas a algo muito comum nas rotinas da vida moderna, o estresse!

O estresse é prejudicial a saúde e confronta a qualidade de sono. Causado pelas mais variadas preocupações, o estresse provoca ansiedade e desconfortos prejudiciais à saúde. A partir destes fatores a qualidade do sono fica comprometida e dormir menos do que o seu habitual significa passar o dia sonolento e com irritação. Além do mais, essas horas de sono acumulam-se. Segundo a pesquisa Estresse nos Estados Unidos, da Associação Americana de Psicologia (APA), 43% dos adultos dizem que o estresse os faz ficar acordados à noite, e mais de 50% dos adultos relatam sentir-se lentos ou preguiçosos depois de uma noite de pouco sono.

Quando em estado de estresse, a mente fica cheia de pensamentos em vez de desligar à noite. Isso causa a inibição de funções importantes envolvidas na memória, reparação muscular e humor. Quando não dormimos o suficiente, a imunidade também diminui. Pessoas que experimentam estresse constantemente são mais vulneráveis a sofrer com insônia, e cada fator de estresse adicional aumenta o risco do distúrbio em 19%, segundo pesquisa recente publicada em “SLEEP”.

Alternativas saudáveis para ficar livre do estresse

Para reduzir os níveis de estresse, existem alternativas saudáveis, que vão desde a prática de exercícios físicos, até um contato mais próximo com a arte. Caminhadas, corridas, sair para pedalar são alternativas que demandam tempo e pouco investimento financeiro. Para quem tem interesse em investir efetivamente, existem cursos, hobbies e práticas para todos os gostos. Para pessoas que não são tão adeptas ao esporte, passeios em lugares tranquilos, leituras e música são opções acessíveis e geram resultados significativos. Nenhuma das alternativas substitui a importância de acompanhamento médico, mas são opções complementares ao trabalho de profissionais terapeutas, psicólogos e psicanalistas.

Veja também

Como ter uma boa rotina de sono?22/08/19 Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada faz com que tenhamos a sensação de não…...
POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......
Fatores que influenciam no sonambulismo18/11/19 Dificuldades para dormir ou manter um sono contínuo estão ligadas a diversos problemas. Muitas vezes são causados pela ansiedade, depressão, dores crônicas ou doenças, como o sonambulismo. Esse distúrbio é caracterizado por comportamentos anormais no meio da......

Voltar para Blog

categorias-noticias