Postado em 17 de Dezembro de 2021 às 17h06

      Esgotamento digital: uma nova versão da síndrome de burnout

      Bem-Estar (77)

      Conhecido como esgotamento profissional, a síndrome de burnout, faz parte da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, e agora ganhou uma “nova versão”, conhecida como burnout digital.

      Você não precisa ir muito longe para conhecer alguém que vive conectado, isso quando essa pessoa não é você mesmo. A tecnologia, especificamente a internet, causa nas pessoas a necessidade de imediatismo, velocidade, se antes esperávamos minutos em uma fila de banco, hoje usamos bancos digitais, ou seja, ficamos acostumados a ter tudo ‘pra ontem'.

      E nesse agito todo, o esgotamento digital chegou. Caracterizado por um estresse crônico e sentimentos negativos, essa nova versão de burnout já é um problema e tende a crescer. E as causas? Bom, essas a gente sabe bem…

      Muito tempo online, várias tarefas ao mesmo tempo e em dispositivos eletrônicos, e excesso de informação. Os sintomas podem incluir dificuldade de adormecer, ou um sono menos reparador, menos energia, desinteresse no trabalho e até dores no peito.

      Para que você não chegue no esgotamento digital, busque ficar desconectado quando possível, o famoso detox digital. Desligue notificações desnecessárias, isso evitará que você mexa o tempo todo nos dispositivos eletrônicos, e se você estiver usando o celular por lazer, estipule horários, assim não irá se prejudicar.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Dormir com o pet auxilia na qualidade do sono?25/10/19 Ter um animal de estimação em casa é ter a certeza de que sempre terá um companheiro. Os bichanos oferecem carinho e trazem alegria. Muitas pessoas encontram neles uma fonte de desestresse. E não estão errados. Essa conexão entre humano e animal tem uma explicação. A professora do curso de Medicina Veterinária da Unochapecó, Katia…...
      Café da manhã, refeição essencial!16/06/17 Acordar com tempo para se deliciar com um bom café da manhã é uma receita de saúde e qualidade alimentar. Afinal, a principal refeição do dia é o café da manhã. De acordo com a nutricionista Monique Zanini, quando nos alimentamos adequadamente pela manhã,......
      Andar descalço faz bem à saúde14/11/18 Em algum momento da vida você já deve ter escutado a sua mãe ou pai falando a seguinte frase: ?Coloque o chinelo, não faz bem ficar descalço!?. Porém, isso não é bem verdade. O corpo humano tem uma conexão com a natureza desde o início dos tempos e o contato......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias