Postado em 17 de Dezembro de 2021 às 17h06

      Esgotamento digital: uma nova versão da síndrome de burnout

      Bem-Estar (77)

      Conhecido como esgotamento profissional, a síndrome de burnout, faz parte da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, e agora ganhou uma “nova versão”, conhecida como burnout digital.

      Você não precisa ir muito longe para conhecer alguém que vive conectado, isso quando essa pessoa não é você mesmo. A tecnologia, especificamente a internet, causa nas pessoas a necessidade de imediatismo, velocidade, se antes esperávamos minutos em uma fila de banco, hoje usamos bancos digitais, ou seja, ficamos acostumados a ter tudo ‘pra ontem'.

      E nesse agito todo, o esgotamento digital chegou. Caracterizado por um estresse crônico e sentimentos negativos, essa nova versão de burnout já é um problema e tende a crescer. E as causas? Bom, essas a gente sabe bem…

      Muito tempo online, várias tarefas ao mesmo tempo e em dispositivos eletrônicos, e excesso de informação. Os sintomas podem incluir dificuldade de adormecer, ou um sono menos reparador, menos energia, desinteresse no trabalho e até dores no peito.

      Para que você não chegue no esgotamento digital, busque ficar desconectado quando possível, o famoso detox digital. Desligue notificações desnecessárias, isso evitará que você mexa o tempo todo nos dispositivos eletrônicos, e se você estiver usando o celular por lazer, estipule horários, assim não irá se prejudicar.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Amamentação: amor que sai do peito19/01/18 Amamentação: amor que sai do peito Após a divulgação do estudo chamado "Primeiros 1000 dias", que concluiu que o perfil metabólico da pessoa é constituído nessa fase da vida, a alimentação ganhou mais espaço nos debates sobre saúde preventiva nos últimos anos. O estudo compreende desde o dia da concepção até os 24 meses de…...
      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......
      Relação do sono com a pele10/02/22O seu descanso é tão importante quanto o skincare Na onda do skincare, sabia que tão importante quanto utilizar produtos que ajudam no cuidado da pele, é preciso dormir bem? Pilar da saúde, o sono reflete no humor, na mente, produtividade e claro, na pele. Naquelas noites em que......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias