Postado em 17 de Dezembro de 2021 às 17h06

Esgotamento digital: uma nova versão da síndrome de burnout

Bem-Estar (65)

Conhecido como esgotamento profissional, a síndrome de burnout, faz parte da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, e agora ganhou uma “nova versão”, conhecida como burnout digital.

Você não precisa ir muito longe para conhecer alguém que vive conectado, isso quando essa pessoa não é você mesmo. A tecnologia, especificamente a internet, causa nas pessoas a necessidade de imediatismo, velocidade, se antes esperávamos minutos em uma fila de banco, hoje usamos bancos digitais, ou seja, ficamos acostumados a ter tudo ‘pra ontem'.

E nesse agito todo, o esgotamento digital chegou. Caracterizado por um estresse crônico e sentimentos negativos, essa nova versão de burnout já é um problema e tende a crescer. E as causas? Bom, essas a gente sabe bem…

Muito tempo online, várias tarefas ao mesmo tempo e em dispositivos eletrônicos, e excesso de informação. Os sintomas podem incluir dificuldade de adormecer, ou um sono menos reparador, menos energia, desinteresse no trabalho e até dores no peito.

Para que você não chegue no esgotamento digital, busque ficar desconectado quando possível, o famoso detox digital. Desligue notificações desnecessárias, isso evitará que você mexa o tempo todo nos dispositivos eletrônicos, e se você estiver usando o celular por lazer, estipule horários, assim não irá se prejudicar.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é equilibrar a energia do organismo e curar ou prevenir doenças.…...
TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO ALIVIAM O ESTRESSE24/03/21 "Calma, respira", provavelmente você já ouviu essa fala quando teve um pico de estresse. E embora possa ser irritante escutar na hora da raiva, acredite, faz todo sentido. A respiração tem o poder de aliviar o estresse,......
Yoga, desenvolvendo o ser!24/05/17 Quem pensa que a prática do Yoga se resume simplesmente a execução de diferentes posturas físicas e quase impossíveis de realizar está muito enganado! Através de um conjunto de ensinamentos de mais de 5 mil anos, o yoga tem o objetivo de harmonizar o corpo......

Voltar para Blog

categorias-noticias