Postado em 17 de Dezembro de 2021 às 17h06

Esgotamento digital: uma nova versão da síndrome de burnout

Bem-Estar (70)

Conhecido como esgotamento profissional, a síndrome de burnout, faz parte da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, e agora ganhou uma “nova versão”, conhecida como burnout digital.

Você não precisa ir muito longe para conhecer alguém que vive conectado, isso quando essa pessoa não é você mesmo. A tecnologia, especificamente a internet, causa nas pessoas a necessidade de imediatismo, velocidade, se antes esperávamos minutos em uma fila de banco, hoje usamos bancos digitais, ou seja, ficamos acostumados a ter tudo ‘pra ontem'.

E nesse agito todo, o esgotamento digital chegou. Caracterizado por um estresse crônico e sentimentos negativos, essa nova versão de burnout já é um problema e tende a crescer. E as causas? Bom, essas a gente sabe bem…

Muito tempo online, várias tarefas ao mesmo tempo e em dispositivos eletrônicos, e excesso de informação. Os sintomas podem incluir dificuldade de adormecer, ou um sono menos reparador, menos energia, desinteresse no trabalho e até dores no peito.

Para que você não chegue no esgotamento digital, busque ficar desconectado quando possível, o famoso detox digital. Desligue notificações desnecessárias, isso evitará que você mexa o tempo todo nos dispositivos eletrônicos, e se você estiver usando o celular por lazer, estipule horários, assim não irá se prejudicar.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

O OLFATO E A CONEXÃO COM A MEMÓRIA15/09/20 Provavelmente você já associou um cheiro a um momento ou lugar. Isto acontece, porque o olfato é o sentido que está mais conectado com a memória e às emoções. Desde os tempos primitivos, o olfato auxilia na compreensão das mensagens de sobrevivência, a exemplo de casos onde há perigo, como uma vazão de gás. Nos......
Avós e netos: uma ligação importante21/11/18 Os avós são como pais em dobro para os netos. Ser avô e avó é amar um filho pela segunda vez e ter mais uma oportunidade de participar do desenvolvimento de uma pequena vida. Entretanto, um ditado sempre vem a tona sobre isso também, que é ?os avós estragam......
Os benefícios do vinho para o coração09/08/18 Há tempos se ouve falar que o vinho previne doenças cardíacas, mas será que isso é realmente verdade?  O médico cardiologista Dr. Douglas Ricardo Alba explica que sim, isso realmente é possível! O especialista diz quealguns grupos de pessoas de diversos......

Voltar para Blog

categorias-noticias