Postado em 03 de Setembro de 2018 às 12h35

Gema do ovo faz mal?

Alimentação (58)Saúde (88)
Falamos a pouco tempo atrás sobre os benefícios do consumo do ovo, suas vitaminas e minerais. Agora é hora de desvendar uma das maiores dúvidas que surge entre os adoradores deste alimento: a gema do ovo é ruim para nosso organismo? Devo comer apenas as claras?             Primeiro é importante que a gente saiba quais…

Falamos a pouco tempo atrás sobre os benefícios do consumo do ovo, suas vitaminas e minerais. Agora é hora de desvendar uma das maiores dúvidas que surge entre os adoradores deste alimento: a gema do ovo é ruim para nosso organismo? Devo comer apenas as claras?

            Primeiro é importante que a gente saiba quais são as propriedades de cada uma das partes. De acordo com a nutricionista Jaine Mazon, a clara é rica, principalmente, em uma variedade de proteínas que são importantes para estrutura e outras diversas funções. Já a tão especulada gema possui uma certa quantidade de gordura (entre elas o colesterol) que fornece também diversas vitaminas em especial, as lipossolúveis (vitamina A, D, E), além disso possui vitaminas do complexo B.

            Jaine comenta que ?a gema é bastante discutida por sua quantidade de colesterol, porém é necessário avaliar o contexto geral do indivíduo?. Ela lembra que é importante saber que é o todo da alimentação que pode estar prejudicando quem sofre com doenças como o colesterol. Para equilibrar os números no sangue é necessário estabelecer equilíbrio na ingestão dos alimentos, inclusive tratando-se do ovo.

            Mas se você tem o hábito de consumir ovos com muita frequência, a nutricionista comenta que a melhor forma de fazer é sem a adição de gordura ou sem fritá-lo. Ele pode ser preparado em uma frigideira com pouca ou sem gordura, no micro-ondas (sim! a receita vai estar no fim da matéria) ou cozido. Dependendo das necessidades de cada indivíduo, também pode ser utilizada somente a clara em algumas preparações. O ovo tem muitas propriedades que podem ser aproveitadas e pode sim ser consumido inteiro, porém há que se analisar a quantidade e frequência.

Lembre-se: não consuma nada em excesso, pois há uma grande probabilidade de alguma coisa dar errado. Também não existe receita milagrosa, por isso, procure sempre um profissional que possa lhe orientar e saber se você pode, ou não, comer determinados alimentos.

Receita de ovo de micro-ondas:

  1. Quebre o ovo em um pires próprio para micro-ondas, adicione sal e pimenta a gosto.
  2. Coloque um outro pires para cobrir o ovo.
  3. Leve ao micro-ondas entre 1 e 2 minutos.

Sirva.

Veja também

Anemia: Como prevenir e tratar através da alimentação07/06/17 Os hábitos alimentares que possuímos podem dizer muito mais do que imaginamos sobre a saúde e o funcionamento do organismo. A alimentação é uma maneira essencial de proporcionar ao corpo os nutrientes, vitaminas e variadas categorias de elementos necessários para o bom desempenho das funções vitais. A falta de alimentação adequada e o desleixo alimentar…...
A água como fonte de vida22/03/19 Dia Mundial da Água, 22 de março, tem como objetivo gerar reflexão para uma sociedade mais responsável e sustentável.        Apontada como recurso natural de alto valor estratégico, econômico e social, a água é um dos bens fundamentais para a preservação da......
Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é......

Voltar para Blog

categorias-noticias