Postado em 03 de Setembro de 2018 às 12h35

Gema do ovo faz mal?

Alimentação (46)Saúde (72)
Falamos a pouco tempo atrás sobre os benefícios do consumo do ovo, suas vitaminas e minerais. Agora é hora de desvendar uma das maiores dúvidas que surge entre os adoradores deste alimento: a gema do ovo é ruim para nosso organismo? Devo comer apenas as claras?             Primeiro é importante que a gente saiba quais…

Falamos a pouco tempo atrás sobre os benefícios do consumo do ovo, suas vitaminas e minerais. Agora é hora de desvendar uma das maiores dúvidas que surge entre os adoradores deste alimento: a gema do ovo é ruim para nosso organismo? Devo comer apenas as claras?

            Primeiro é importante que a gente saiba quais são as propriedades de cada uma das partes. De acordo com a nutricionista Jaine Mazon, a clara é rica, principalmente, em uma variedade de proteínas que são importantes para estrutura e outras diversas funções. Já a tão especulada gema possui uma certa quantidade de gordura (entre elas o colesterol) que fornece também diversas vitaminas em especial, as lipossolúveis (vitamina A, D, E), além disso possui vitaminas do complexo B.

            Jaine comenta que ?a gema é bastante discutida por sua quantidade de colesterol, porém é necessário avaliar o contexto geral do indivíduo?. Ela lembra que é importante saber que é o todo da alimentação que pode estar prejudicando quem sofre com doenças como o colesterol. Para equilibrar os números no sangue é necessário estabelecer equilíbrio na ingestão dos alimentos, inclusive tratando-se do ovo.

            Mas se você tem o hábito de consumir ovos com muita frequência, a nutricionista comenta que a melhor forma de fazer é sem a adição de gordura ou sem fritá-lo. Ele pode ser preparado em uma frigideira com pouca ou sem gordura, no micro-ondas (sim! a receita vai estar no fim da matéria) ou cozido. Dependendo das necessidades de cada indivíduo, também pode ser utilizada somente a clara em algumas preparações. O ovo tem muitas propriedades que podem ser aproveitadas e pode sim ser consumido inteiro, porém há que se analisar a quantidade e frequência.

Lembre-se: não consuma nada em excesso, pois há uma grande probabilidade de alguma coisa dar errado. Também não existe receita milagrosa, por isso, procure sempre um profissional que possa lhe orientar e saber se você pode, ou não, comer determinados alimentos.

Receita de ovo de micro-ondas:

  1. Quebre o ovo em um pires próprio para micro-ondas, adicione sal e pimenta a gosto.
  2. Coloque um outro pires para cobrir o ovo.
  3. Leve ao micro-ondas entre 1 e 2 minutos.

Sirva.

Veja também

JUNHO VERMELHO: DOE SANGUE E SALVE VIDAS04/06 Um gesto explícito de solidariedade! A doação de sangue mesmo que em pequena quantidade pode realmente salvar a vida de pessoas que se submetem à procedimentos ou intervenções médicas, ou ainda tratamentos que demandam um nível maior de complexidade. De acordo com dados disponibilizados pela ONU (Organização das Nações......
3 motivos para ter uma horta orgânica em casa25/09/18 Ter acesso a vegetais e temperos orgânicos, que sejam sem agrotóxicos, não é exclusividade de quem mora no interior ou dispõe de grandes espaços para plantio. Ter uma horta em casa é uma ótima ideia, tanto para garantir saúde e benefícios quanto para......
Saiba a diferença entre light, zero e diet28/09/18 Os alimentos light, zero e diet são algumas alternativas quando precisamos controlar a alimentação. Eles contêm menos açúcar, sal ou gordura. Para saber sobre essa redução ou ausência de ingrediente, é preciso verificar a embalagem do produto. Porém algumas......

Voltar para Blog

categorias-noticias