Postado em 27 de Junho de 2017 às 10h44

Terceira Idade: Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas

Saúde (81)
Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais intensidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada…

Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais intensidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada quatro idosos possuem alguma doença crônica. Este dado torna-se ainda mais preocupante com a estimativa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil. A estimativa é que em 2050, o país terá cerca de 70 milhões de idosos, representando 30% da população. É preciso estar atento, pois uma das apreensões causadas pelo dado é que o índice de doenças crônicas também aumente.

Um dos principais problemas que atingem os idosos são as doenças cardiovasculares. Entre elas destacam-se a hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e a coronariopatia. Em meio a tantas possibilidades perigosas é preciso estar atento aos sinais enviados pelo corpo, não ignorar algo que evidentemente está errado é uma atitude consciente de prevenção e saúde. Os principais sintomas das doenças do coração são: falta de ar, palpitações, sensação de cansaço, dores no peito, pés inchados e até mesmo tosse frequente.

As doenças cardiovasculares não são uma regra do processo de envelhecer. Elas podem ser evitadas através da prática de exercícios físicos, evitar uma alimentação exagerada, baseada em alimentos gordurosos e altamente industrializados, procurar ter uma vida tranquila, longe de vícios e hábitos estressantes, que causam preocupações, medos e tristeza.

As amizades, o tempo destinado ao lazer e o gosto por atividades dinâmicas apresentam um grande valor na qualidade de vida dos idosos. Além de tudo isso, consultar um médico regularmente é a receita que previne o progresso de muitas doenças. Tudo que é diagnosticado com antecedência possui maiores chances de cura.

Veja também

Zumbido no ouvido21/11/17  Mais de 270 milhões de pessoas sofrem de zumbido no ouvido O zumbido é uma percepção sonora involuntária devido a um transtorno em alguma parte da via auditiva, desde a orelha externa até o córtex auditivo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 278 milhões de pessoas sofrem com este problema, e…...
Dicas para prevenir osteoporose10/07/17 Estima-se que, mundialmente, 50% das mulheres e 20% dos homens com idade superior a 50 anos apresentará uma fratura por osteoporose durante a vida. A osteoporose começa com uma desordem esquelética caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea,......
Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é......

Voltar para Blog

categorias-noticias