Postado em 27 de Junho de 2017 às 10h44

Terceira Idade: Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas

Saúde (88)
Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais intensidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada…

Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais intensidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada quatro idosos possuem alguma doença crônica. Este dado torna-se ainda mais preocupante com a estimativa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil. A estimativa é que em 2050, o país terá cerca de 70 milhões de idosos, representando 30% da população. É preciso estar atento, pois uma das apreensões causadas pelo dado é que o índice de doenças crônicas também aumente.

Um dos principais problemas que atingem os idosos são as doenças cardiovasculares. Entre elas destacam-se a hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e a coronariopatia. Em meio a tantas possibilidades perigosas é preciso estar atento aos sinais enviados pelo corpo, não ignorar algo que evidentemente está errado é uma atitude consciente de prevenção e saúde. Os principais sintomas das doenças do coração são: falta de ar, palpitações, sensação de cansaço, dores no peito, pés inchados e até mesmo tosse frequente.

As doenças cardiovasculares não são uma regra do processo de envelhecer. Elas podem ser evitadas através da prática de exercícios físicos, evitar uma alimentação exagerada, baseada em alimentos gordurosos e altamente industrializados, procurar ter uma vida tranquila, longe de vícios e hábitos estressantes, que causam preocupações, medos e tristeza.

As amizades, o tempo destinado ao lazer e o gosto por atividades dinâmicas apresentam um grande valor na qualidade de vida dos idosos. Além de tudo isso, consultar um médico regularmente é a receita que previne o progresso de muitas doenças. Tudo que é diagnosticado com antecedência possui maiores chances de cura.

Veja também

Quais as frutas indicadas para diabéticos20/03/19 Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado. Segundo ela, diabéticos devem cuidar…...
DISTÚRBIOS DO SONO19/09/19 Você sabia que cerca de 30% da população mundial têm dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo? Essa privação de sono está relacionada a diversas doenças, como ansiedade, depressão, dores crônicas, bruxismo, apneia do sono e demais problemas.......
Cansaço fora do normal? Doenças podem causar essa sensação21/05/20 Costumamos associar o cansaço com o excesso de trabalho, de tarefas domésticas, de atividades físicas ou até mesmo com uma noite mal dormida. Porém, quando essa sensação de fadiga persiste por vários......

Voltar para Blog

categorias-noticias