Postado em 17 de Fevereiro de 2022 às 15h41

      É correto cortar comprimidos ao meio?

      Saúde (94)

      Entenda quando é indicado e os riscos

      Às vezes pela indisponibilidade da dose correta do medicamento na farmácia, o paciente faz o corte do comprimido. Embora seja comum, há um risco referente a proporção do remédio, e a prática pode prejudicar o tratamento do paciente. Apensar de ser contraidicado no geral, em dois casos pode ser indicado, são eles:

      Por orientação médica (especialista), quando há necessidade do paciente aumentar a dose do remédio de forma gradual, e quando o paciente deve parar de tomar a mediação, chamado de processo de “desmame”. No último caso, o paciente não deve interromper o uso de forma repentina.

      É preciso observar a forma como é guardada a outra metade do medicamento não ingerido. Isto porque, cada comprimido tem uma embalagem específica pensada para proteção contra luz e calor. Se fizer o corte, deve guardar o medicamento na embalagem que veio de fábrica, assim a interferência na ação do remédio será menor.

      Uma pesquisa feita pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), testou 750 pílulas hidroclorotiazida, diurético indicado para tratar hipertensão, e percebeu consequências causadas pelo corte, principalmente no teor do medicamento. Alguns remédios são revestidos por uma película protetora que evita consequências ao estômago, e ao cortar, é possível afetar essa tecnologia.

      Ou seja, o corte de comprimidos deve ser feito somente quando indicado por especialista. Qualquer dúvida referente a dosagem deve ser levada ao seu médico.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Dormir bem é questão de saúde17/05/19 Uma noite mal dormida pode afetar as respostas imunológicas do organismo O sono desempenha papel restaurador no organismo. Partindo dessa premissa, é possível reconhecer que dormir bem tem relações diretamente associadas ao bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Muita energia é gasta para que a manutenção das células que compõem as defesas do corpo permaneça em…...
      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......
      Dengue: curiosidades, transmissão e sintomas25/03/22Saiba quando a doença chegou ao Brasil Os casos de dengue tem aumentado significativamente nas últimas semanas, o que chama atenção novamente para a doença. Já tem anos que a dengue atormenta o Brasil, ainda no período colonial o Aedes Aegypti desembarcou......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias