Postado em 17 de Fevereiro de 2022 às 15h41

É correto cortar comprimidos ao meio?

Saúde (88)

Entenda quando é indicado e os riscos

Às vezes pela indisponibilidade da dose correta do medicamento na farmácia, o paciente faz o corte do comprimido. Embora seja comum, há um risco referente a proporção do remédio, e a prática pode prejudicar o tratamento do paciente. Apensar de ser contraidicado no geral, em dois casos pode ser indicado, são eles:

Por orientação médica (especialista), quando há necessidade do paciente aumentar a dose do remédio de forma gradual, e quando o paciente deve parar de tomar a mediação, chamado de processo de “desmame”. No último caso, o paciente não deve interromper o uso de forma repentina.

É preciso observar a forma como é guardada a outra metade do medicamento não ingerido. Isto porque, cada comprimido tem uma embalagem específica pensada para proteção contra luz e calor. Se fizer o corte, deve guardar o medicamento na embalagem que veio de fábrica, assim a interferência na ação do remédio será menor.

Uma pesquisa feita pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), testou 750 pílulas hidroclorotiazida, diurético indicado para tratar hipertensão, e percebeu consequências causadas pelo corte, principalmente no teor do medicamento. Alguns remédios são revestidos por uma película protetora que evita consequências ao estômago, e ao cortar, é possível afetar essa tecnologia.

Ou seja, o corte de comprimidos deve ser feito somente quando indicado por especialista. Qualquer dúvida referente a dosagem deve ser levada ao seu médico.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Varizes27/03/17 Pernas e pés cansados, queimação e câimbras. Se você convive com estes problemas,   fique atento: os sintomas podem estar relacionados a varizes. Mais que um problema estético, estas veias dilatadas causam dor, desconforto e inchaço. Nosso convidado de hoje é o médico Fábio Reis Moreira, especialista em cirurgia vascular, que esclarece as principais dúvidas sobre…...
Quais as frutas indicadas para diabéticos20/03/19 Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser......
Outubro Rosa: atenção e cuidado com a saúde02/10/19 O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano no país. Causada pela multiplicação desordenada de células da mama, esse processo gera células anormais que se......

Voltar para Blog

categorias-noticias