Postado em 25 de Outubro de 2019 às 20h03

Halloween e o sono das crianças

Datas Comemorativas (38)
Ao nascer e passar por todas as fases de desenvolvimento, as crianças entram em contato com várias experiências. E para que essas vivências sejam transformadas em aprendizado, o sono tem um papel muito importante. Enquanto elas dormem, o conhecimento é solidificado, ou seja, durante o sono elas aprendem a falar, engatinhar, caminhar, dançar, comer sozinhos…

Ao nascer e passar por todas as fases de desenvolvimento, as crianças entram em contato com várias experiências. E para que essas vivências sejam transformadas em aprendizado, o sono tem um papel muito importante.
Enquanto elas dormem, o conhecimento é solidificado, ou seja, durante o sono elas aprendem a falar, engatinhar, caminhar, dançar, comer sozinhos e todas as outras tarefas que vão adquirindo ao longo do seu crescimento.
Conforme explica a pneumologista e especialista em medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono, Luciana de Oliveira Palombini, os bebês precisam dormir mais porque os hormônios do crescimento são influenciados pelo período que dormem. ?Para bebês de até três meses dormir por volta de 17 horas contribui para a maximização das sinapses no cérebro e ajuda na formação dos neurônios?.
Já para crianças mais grandinhas e até adolescentes, dormir bem proporciona uma melhora significativa na atenção, no comportamento, auxilia a desenvolver um melhor aprendizado e fortalece a memória. ?As crianças e adolescentes que não dedicam o tempo necessário ao sono possuem maiores chances de desenvolver doenças como obesidade, hipertensão, depressão e falta de atenção?, alerta a especialista.
Por isso, dormir a quantidade de tempo recomendada para cada idade é importante. Para saber qual é a indicada para você e seu filho, já compartilhamos em nosso blog a matéria ?Você sabe quantas horas precisa dormir??. Acesse ela depois de terminar a leitura e saiba mais.

Como ajudar o seu filho a dormir melhor:
Estabeleça uma rotina e procure dormir sempre no mesmo horário.
Ofereça alimentos leves antes do sono.
Ajude no conforto, um ambiente organizado, limpo e de baixa luminosidade pode oferecer maior conforto para a criança.
Evite agitação ou muito estímulo momentos antes da hora de dormir, isso pode deixar a criança agitada e fazê-la perder o sono.

O que achou das dicas? A qualidade do sono está intimamente ligada à saúde e ao bem-estar. Promover isso, é ter uma família feliz e saudável.

__________________________________

 

Veja também

Dia Mundial da Audição03/03/20 Dia Mundial da Audição faz o alerta sobre a perda auditiva na população São 12 milhões de pessoas com alguma perda auditiva no Brasil A Organização Mundial da Saúde celebra em 3 de março, o Dia Mundial da Audição. O objetivo é chamar a atenção da saúde pública, porque a maioria das causas que levam à perda de audição poderiam ser evitadas se algumas medidas fossem adotadas. A Organização......
NOVEMBRO AZUL: tudo começou em um pub06/11/20 Chegou a vez dos homens! No mês passado falamos sobre o câncer de mama, como prevenir e combater a doença. O Novembro Azul vem com o mesmo intuito, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e auxiliar no combate ao......
Câncer de mama: especialistas estudam novo tratamento17/10/22 Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer de Mama (Inca), aponta que mais de 66 mil brasileiras podem ser atingidas com a doença em 2022, sendo que 35% das pacientes descobrem em estágio avançado, o que pode limitar o......

Voltar para Blog

categorias-noticias