Postado em 25 de Outubro de 2019 às 20h03

Halloween e o sono das crianças

Datas Comemorativas (33)
Ao nascer e passar por todas as fases de desenvolvimento, as crianças entram em contato com várias experiências. E para que essas vivências sejam transformadas em aprendizado, o sono tem um papel muito importante. Enquanto elas dormem, o conhecimento é solidificado, ou seja, durante o sono elas aprendem a falar, engatinhar, caminhar, dançar, comer sozinhos…

Ao nascer e passar por todas as fases de desenvolvimento, as crianças entram em contato com várias experiências. E para que essas vivências sejam transformadas em aprendizado, o sono tem um papel muito importante.
Enquanto elas dormem, o conhecimento é solidificado, ou seja, durante o sono elas aprendem a falar, engatinhar, caminhar, dançar, comer sozinhos e todas as outras tarefas que vão adquirindo ao longo do seu crescimento.
Conforme explica a pneumologista e especialista em medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono, Luciana de Oliveira Palombini, os bebês precisam dormir mais porque os hormônios do crescimento são influenciados pelo período que dormem. ?Para bebês de até três meses dormir por volta de 17 horas contribui para a maximização das sinapses no cérebro e ajuda na formação dos neurônios?.
Já para crianças mais grandinhas e até adolescentes, dormir bem proporciona uma melhora significativa na atenção, no comportamento, auxilia a desenvolver um melhor aprendizado e fortalece a memória. ?As crianças e adolescentes que não dedicam o tempo necessário ao sono possuem maiores chances de desenvolver doenças como obesidade, hipertensão, depressão e falta de atenção?, alerta a especialista.
Por isso, dormir a quantidade de tempo recomendada para cada idade é importante. Para saber qual é a indicada para você e seu filho, já compartilhamos em nosso blog a matéria ?Você sabe quantas horas precisa dormir??. Acesse ela depois de terminar a leitura e saiba mais.

Como ajudar o seu filho a dormir melhor:
Estabeleça uma rotina e procure dormir sempre no mesmo horário.
Ofereça alimentos leves antes do sono.
Ajude no conforto, um ambiente organizado, limpo e de baixa luminosidade pode oferecer maior conforto para a criança.
Evite agitação ou muito estímulo momentos antes da hora de dormir, isso pode deixar a criança agitada e fazê-la perder o sono.

O que achou das dicas? A qualidade do sono está intimamente ligada à saúde e ao bem-estar. Promover isso, é ter uma família feliz e saudável.

__________________________________

 

Veja também

Dia especial: O amor entre pai e filho13/08/17 Chegou um dia super especial. É dia de família reunida, muito amor, carinho, almoço surpresa e presentes, tudo para comemorar o Dia dos Pais. Para marcar esta data tão especial, convidamos a psicóloga Thaíse Kunzler que fala sobre um lindo tema: a relação entre pai e filho. A figura paterna é muito importante na vida…...
GRUPO EKO’7: HÁ 13 ANOS CONSTRUINDO SONHOS16/07 No dia 4 de julho de 2008 o primeiro sonho se realizava dentro da fábrica, era a inauguração da Eko’7. Desde então, foi possível sonhar cada vez mais e em maiores proporções, pois assim como a empresa, os......

Voltar para Blog

categorias-noticias