Postado em 17 de Fevereiro de 2022 às 15h04

Hormônio do Sono é comercializado nas farmácias brasileiras

Sono (64)

Entenda os riscos do medicamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou no dia 15 de outubro de 2021, a comercialização do chamado “hormônio do sono”. Desde dezembro as farmácias brasileiras passaram a vender melatonina em gotas ou comprimidos, sem a obrigatoriedade de prescrição médica.

Mesmo com a liberação, uma reportagem feita pela BBC e divulgada pelo G1, entrevistou especialistas que alertaram sobre os riscos do medicamento, principalmente quando utilizado sem orientação adequada. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), médico Paulo Augusto Miranda, afirmou que mesmo que a melatonina possa ser uma ferramenta terapêutica, não é indicada para todo mundo.

Também em entrevista para a BBC, o coordenador do Laboratório de Cronobiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), neurocientista Fernando Mazzilli, explicou que é preocupante a melatonina ser vendida “como se fosse um picolé”, já que a substância pode sim ser nociva.

No momento em que liberou o hormônio do sono para venda, a Anvisa citou outros países que já utilizam o medicamento como referência. Antes da liberação, apenas pacientes com receita médica poderiam solicitar a manipulação do remédio em farmácia. Atualmente as restrições são somente para idade, deve ser acima de 19 anos, e dose, no máximo 0,21 miligramas por dia.

Além disso, as embalagens contem advertência para gestantes, crianças, lactantes e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante. Para quem tem interesse em saber mais sobre o medicamento, recomendamos buscar orientação médica.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Como ter uma boa rotina de sono?22/08/19 Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada faz com que tenhamos a sensação de não…...
Dormir bem é questão de saúde17/05/19 Uma noite mal dormida pode afetar as respostas imunológicas do organismo O sono desempenha papel restaurador no organismo. Partindo dessa premissa, é possível reconhecer que dormir bem tem relações diretamente associadas ao bom funcionamento do nosso sistema......
DISTÚRBIOS DO SONO19/09/19 Você sabia que cerca de 30% da população mundial têm dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo? Essa privação de sono está relacionada a diversas doenças, como ansiedade, depressão, dores crônicas, bruxismo, apneia do sono e demais problemas.......

Voltar para Blog

categorias-noticias