Postado em 17 de Fevereiro de 2022 às 15h04

Hormônio do Sono é comercializado nas farmácias brasileiras

Sono (64)

Entenda os riscos do medicamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou no dia 15 de outubro de 2021, a comercialização do chamado “hormônio do sono”. Desde dezembro as farmácias brasileiras passaram a vender melatonina em gotas ou comprimidos, sem a obrigatoriedade de prescrição médica.

Mesmo com a liberação, uma reportagem feita pela BBC e divulgada pelo G1, entrevistou especialistas que alertaram sobre os riscos do medicamento, principalmente quando utilizado sem orientação adequada. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), médico Paulo Augusto Miranda, afirmou que mesmo que a melatonina possa ser uma ferramenta terapêutica, não é indicada para todo mundo.

Também em entrevista para a BBC, o coordenador do Laboratório de Cronobiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), neurocientista Fernando Mazzilli, explicou que é preocupante a melatonina ser vendida “como se fosse um picolé”, já que a substância pode sim ser nociva.

No momento em que liberou o hormônio do sono para venda, a Anvisa citou outros países que já utilizam o medicamento como referência. Antes da liberação, apenas pacientes com receita médica poderiam solicitar a manipulação do remédio em farmácia. Atualmente as restrições são somente para idade, deve ser acima de 19 anos, e dose, no máximo 0,21 miligramas por dia.

Além disso, as embalagens contem advertência para gestantes, crianças, lactantes e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante. Para quem tem interesse em saber mais sobre o medicamento, recomendamos buscar orientação médica.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Por que roncamos?04/12/19 Com certeza você já deve ter perdido o sono por causa do ronco do seu companheiro. Ou mesmo por não conseguir dormir devido a obstrução nasal. Segundo estimativas, cerca de 54% da população adulta sofre de ronco, principalmente pessoas obesas, idosas e mulheres na pós-menopausa. O ronco é o barulho causado pela vibração dos tecidos…...
Como o organismo trabalha durante o sono09/09/19 Depois de um dia cansativo e agitado, uma boa noite de sono é o que mais desejamos. O nosso corpo precisa de uma pausa para repor as energias. Enquanto dormimos, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico,......
Sono do bebê16/05/18   Muitas mamães têm dificuldade de fazer seu bebê dormir a noite toda. Por isso, trouxemos 7 dicas para que ele (e a mãe) tenham um sono tranquilo, confira: Tente deixá-lo dormir sozinho: Se você entrar no quarto dele, no primeiro som que escutar, pode......

Voltar para Blog

categorias-noticias