Postado em 11 de Janeiro às 07h38

Janeiro branco: sua saúde mental também precisa de atenção

Datas Comemorativas (36)


Ano novo, vida nova. Quem nunca ouviu essa frase? Culturalmente acreditamos no recomeço com a chegada de um novo ano, novas metas, objetivos, sonhos. Janeiro é considerado uma página em branco, pronta para começar a reescrever histórias, o que explica o nome da campanha “Janeiro Branco”, que tem como objetivo preservar e incentivar o cuidado com a saúde mental.

Mas afinal, para que serve esse movimento? Seu objetivo principal é chamar atenção para a saúde mental das pessoas, para que os indivíduos passem a observar com mais frequência a saúde da sua mente. O equilíbrio mental pode ser afetado mesmo sem doenças, apenas com situações cotidianas de estresse, pressão ou perdas, e isso reflete diretamente na saúde social e física.

Sendo janeiro um “recomeço”, torna-se o momento ideal para criar novos hábitos e passar a analisar com mais cautela o estado da sua mente. Trabalhar a prevenção contribui com a valorização da saúde mental, que é um dos objetivos centrais do Janeiro Branco, e ainda, ajuda no incentivo ao autocuidado.?


É importante lembrar que questões emocionais afetam diretamente a produtividade das pessoas, doenças ligadas à mente são causas recorrentes de afastamento de colaboradores no meio corporativo, e a maioria está ligada ao estresse, ansiedade ou depressão. Ou seja, incentivar o cuidado psicológico no trabalho é essencial.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Dia dos Pais - De herói à exemplo11/08/18 A figura do pai herói sempre esteve presente durante a nossa infância. Quando precisávamos pegar uma xícara no alto para fazer achocolatado ou quando era preciso de uma mão para segurar a bicicleta enquanto andávamos. Parecia mágica a maneira que ele desempenhava essas tarefas para nos ajudar. Na adolescência, ela perde um pouco da força…...
27 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS25/09/20Data foi estipulada para conscientização do tema Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, cerca de 95% são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O país vinha em um crescimento gradativo de......

Voltar para Blog

categorias-noticias