Postado em 22 de Dezembro de 2017 às 15h24

Ceia de Natal saudável

Datas Comemorativas (39)Alimentação (58)
Estamos em dezembro, mês em que ocorrem muitas festividades, entre elas, a ceia de Natal. A origem dessa comemoração é europeia e iniciou como um gesto de solidariedade com os viajantes e peregrinos, junto das famílias para celebração da noite de Natal. Com o tempo, a tradição de reunir a família ao redor da mesa…

Estamos em dezembro, mês em que ocorrem muitas festividades, entre elas, a ceia de Natal. A origem dessa comemoração é europeia e iniciou como um gesto de solidariedade com os viajantes e peregrinos, junto das famílias para celebração da noite de Natal. Com o tempo, a tradição de reunir a família ao redor da mesa foi se espalhando pelo mundo todo, inclusive no Brasil.

            Os pratos servidos costumam variar muito de acordo com a localidade. Na maioria dos países a atração principal é o peru assado, junto com outros tipos de comidas tradicionais da época que não costumam ser muito saudáveis.

            Para quem deseja seguir a tradição de realizar a ceia, mas com pratos mais nutritivos e saudáveis, a nutricionista Raiara Forcelini diz que é possível sim, basta procurar por frutas, legumes, verduras, oleaginosas e carnes magras, para integrar a refeição. Além disso é preciso cuidar a forma de preparo. É melhor optar por saladas cruas, carnes assadas, evitar frituras, alimentos com muita gordura e doces em excesso.

            Uma alternativa é substituir o arroz branco pelo arroz integral e usar frutas in natura ao invés de sobremesas muito elaboradas e ricas em açúcar. Para beber, prefira água aromatizada ou suco de frutas naturais ao invés de refrigerantes e bebidas alcoólicas.

  A nutricionista ainda ressalta que “essa é uma época de momentos familiares, de união, confraternização, onde a comida estará sempre associada. Portanto, busquem opções melhores, mas se não houver como modificar a ceia ou alguma outra refeição, pois muitas vezes não somos nós que as organizamos, busque manter o equilíbrio na hora de servir-se?.

 

            Para quem tem o hábito de além da ceia, preparar sobremesas, Raiara separou duas receitas especiais e saudáveis para esse momento.

 

PUDIM DE CHIA

  • Pique uma fruta pequena e coloque no fundo de uma taça.
  • Em uma vasilha separada misture 01 colher de sopa cheia de chia com 04 colheres de sopa de leite de coco (receita abaixo), mexa bem e coloque sobre a fruta picada.
  • Adicione mais uma camada de fruta picada. Após, uma colher de chá cheia de coco em flocos sem açúcar (se não gostar de coco em flocos use pedacinhos de chocolate amargo, cerca de 1 colher de chá)
  • Adicione 03 colheres de leite de coco sobre as camadas, polvilhe canela e cacau a gosto e leve a geladeira por 2 horas. Está pronto!

LEITE DE COCO CASEIRO

Ingredientes

  • 01 coco seco (vamos usar a polpa dele, então se quiser pode comprar já quebrado)
  • 800ml de água morna

Preparo

  • Bata no liquidificador os pedaços do coco seco com 800ml de água morna, por cerca de 3 minutos.
  • Coe em peneira fina ou coador de café (coador de pano).
  • Armazene em garrafa de vidro bem fechada, por cerca de 3 a 5 dias na geladeira. Está pronto.

Com o resíduo do coco, é possível fazer farinha de coco. Torre o resíduo em uma frigideira antiaderente ou em forma e leve ao forno, até dourar a farinha. Use a farinha em panquecas ou com frutas.

Veja também

Quais alimentos consumir no verão?09/01/18 O verão geralmente é associado a férias, diversão e principalmente, ao calor. As altas temperaturas fazem com que nosso organismo sofra uma série de mudanças para se adaptar ao novo clima. Contudo, muitas vezes ele não consegue fazer isso sozinho e nós temos que entrar em ação para ajudá-lo. Uma das formas, é o controle…...
O poder do Hibisco29/05/18 O chá de hibisco tem se popularizado nos últimos anos aqui no Brasil. Não é para menos: ele atua de forma muito favorável no  nosso organismo. Ajuda no controle da pressão arterial, funciona como diurético, melhora as funções do coração, além de evitar......
Cuide da alimentação e durma bem21/09/17 Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou......

Voltar para Blog

categorias-noticias