Postado em 27 de Novembro de 2019 às 17h56

Musculação para o tratamento da Artrose

Saúde (88)Bem-Estar (70)
A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que entre os indivíduos acima dos 50 anos de idade, 60% já apresentam…

A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que entre os indivíduos acima dos 50 anos de idade, 60% já apresentam algum grau de degeneração. Já na faixa etária dos 70 aos 75 anos, essa taxa já sobe para 80%.
É uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. Uma vez instalada, causa dor, deformidade, inchaço ou derrame articular, perda da mobilidade, atrofia muscular e, consequentemente, perda da capacidade de treinamento.
De acordo com o ortopedista Mauricio Fabiani, as articulações e músculos começam a envelhecer a partir dos 30 anos, e com o avançar dos anos, o corpo acaba perdendo 50% da massa muscular. ?A origem da dor na artrose é pela instabilidade da articulação e o seu fortalecimento através da musculação estabiliza as articulações?.
O médico orienta que a musculação é uma atividade física recomendada para quem sofre com artrose, desde que seja uma musculação que alongue a musculatura e que seja feita mais na base da repetição do que da carga. ?Importante ter em mente que o segredo não está no aumento de carga, mas sim em parâmetros como a qualidade do movimento associado?.  Ele ainda observa que sejam realizados exercícios com o número máximo de repetições, carga mínima, realizados sob o ângulo de ações de proteção, principalmente no joelho.
Em casos graves no joelho, também pode ser indicada a Artroplastia total do joelho, ou seja, uma cirurgia que tem como objetivo substituir uma articulação “doente” por uma nova articulação (prótese). A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo joelho seguro e confortável, capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor.
O ortopedista esclarece que a artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura. Mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular. É fundamental manter o peso nos limites da normalidade quando são atingidas as juntas que suportam peso. A redução preventiva do peso corporal faz diminuir a incidência de artrose de joelhos.

Veja também

O OLFATO E A CONEXÃO COM A MEMÓRIA15/09/20 Provavelmente você já associou um cheiro a um momento ou lugar. Isto acontece, porque o olfato é o sentido que está mais conectado com a memória e às emoções. Desde os tempos primitivos, o olfato auxilia na compreensão das mensagens de sobrevivência, a exemplo de casos onde há perigo, como uma vazão de gás. Nos......
Café da manhã, refeição essencial!16/06/17 Acordar com tempo para se deliciar com um bom café da manhã é uma receita de saúde e qualidade alimentar. Afinal, a principal refeição do dia é o café da manhã. De acordo com a nutricionista Monique Zanini, quando nos alimentamos adequadamente pela manhã,......
Você respira da maneira correta?13/12/17 Respirar é uma função involuntária do corpo e que fazemos de forma automática, sem nos darmos conta de que está acontecendo. Mas você sabia que existe uma forma correta para respirar? E que existem exercícios de respiração que podem aliviar as tensões e......

Voltar para Blog

categorias-noticias