Postado em 06 de Maio de 2021 às 17h01

      RAZÕES PARA CONSUMIR MAIS CHÁ

      Saúde (94)

      Para ajudar a dormir, para aliviar dores, para acalmar… Existem diversos tipos de chás, e cada um age de forma diferente no corpo humano. Em países como a Índia, China, Turquia, Marrocos e Reino Unido o consumo do chá é um costume antigo, e aqui no Brasil, a bebida ganhou mais espaço nos últimos anos, tornou-se quase um ritual e sinônimo de autocuidado.

      Aqueles mais adeptos do chá, desenvolvem um sentimento de conexão que abraça todo o processo, desde a preparação até o consumo. Mas por qual razão devemos beber chá com mais frequência?

      Bom para a mente, as moléculas encontras nos chás acessam o sistema límbico, que é responsável pelos comportamentos sociais e respostas emocionais. É importante lembrar, que embora possa complementar um tratamento médico, os chás não substituem medicações.

      Uma pesquisa feita na China, pelo Hospital de Zhujiang, aponta que beber três xícaras de chá diariamente pode diminuir em até 37% os riscos de depressão como uma doença crônica. Os chás ainda podem ser aliados para elevar a imunidade e acalmar a ansiedade.


      Alguns tipos de chás e seus desempenhos


      Como calmantes, estão na lista: erva-cidreira, erva-doce, melissa e camomila. Que agem com função anti-inflamatória, estão os chás de gengibre, hibisco, chá-verde, casca de laranja, canela e romã. E ainda, para quem sofre com dores de estômago, podem utilizar o boldo, alfavaca, erva-cidreira, funcho e espinheira-santa.


      Chá em sachê ou a granel?

      Os sachês podem ser mais práticos, mas os chás a granel normalmente tem mais qualidade. Enquanto para preparar o sachê basta colocá-lo na água quente, a opção a granel precisa passar por um processo de fervura.

      Agora é só escolher um de sua preferência e experimentar. Lembre-se de evitar o açúcar, e se for utilizar, que seja de forma moderada.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Antidepressivos prejudicam o sono06/01/20 A depressão é considerada o mal do século. No Brasil, a doença atinge 5,8% da população, taxa que está acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com estudo publicado na revista JAMA Psychiatry, foi descoberto uma ligação neural entre depressão e problemas de sono. Segundo os especialistas, cerca…...
      O frio chegou e com ele as alergias respiratórias: saiba como evitar03/07/19 O inverno começou no dia 21 de junho. Os casacos já não ficam mais guardados no armário e muitas casas já começam ser aquecidas com o fogão a lenha. Acompanhado das baixas temperaturas, alergias e doenças respiratórias aumentam nesta época do ano. Gripe,......
      Entenda a dor crônica18/07/18 Por Márcio Paz Telesca Médico ortopedista e traumatologista cooperado da Unimed Chapecó Todo mundo sente dor de vez em quando. Quando você corta o dedo ou leva uma pancada no esporte, a dor é a maneira do seu corpo de lhe dizer que algo está errado. Uma vez......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias