Postado em 06 de Maio de 2021 às 17h01

RAZÕES PARA CONSUMIR MAIS CHÁ

Saúde (88)

Para ajudar a dormir, para aliviar dores, para acalmar… Existem diversos tipos de chás, e cada um age de forma diferente no corpo humano. Em países como a Índia, China, Turquia, Marrocos e Reino Unido o consumo do chá é um costume antigo, e aqui no Brasil, a bebida ganhou mais espaço nos últimos anos, tornou-se quase um ritual e sinônimo de autocuidado.

Aqueles mais adeptos do chá, desenvolvem um sentimento de conexão que abraça todo o processo, desde a preparação até o consumo. Mas por qual razão devemos beber chá com mais frequência?

Bom para a mente, as moléculas encontras nos chás acessam o sistema límbico, que é responsável pelos comportamentos sociais e respostas emocionais. É importante lembrar, que embora possa complementar um tratamento médico, os chás não substituem medicações.

Uma pesquisa feita na China, pelo Hospital de Zhujiang, aponta que beber três xícaras de chá diariamente pode diminuir em até 37% os riscos de depressão como uma doença crônica. Os chás ainda podem ser aliados para elevar a imunidade e acalmar a ansiedade.


Alguns tipos de chás e seus desempenhos


Como calmantes, estão na lista: erva-cidreira, erva-doce, melissa e camomila. Que agem com função anti-inflamatória, estão os chás de gengibre, hibisco, chá-verde, casca de laranja, canela e romã. E ainda, para quem sofre com dores de estômago, podem utilizar o boldo, alfavaca, erva-cidreira, funcho e espinheira-santa.


Chá em sachê ou a granel?

Os sachês podem ser mais práticos, mas os chás a granel normalmente tem mais qualidade. Enquanto para preparar o sachê basta colocá-lo na água quente, a opção a granel precisa passar por um processo de fervura.

Agora é só escolher um de sua preferência e experimentar. Lembre-se de evitar o açúcar, e se for utilizar, que seja de forma moderada.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Brotoeja e micose: doenças da coceira05/09/17 Brotoeja e micose são comuns nos meses mais quentes do ano. As duas são doenças de pele, porém causadas por motivos e com tratamentos diferentes. Um sintoma em comum é a coceira. Para a dermatologista, Luciane Cela, isso ocorre pois ambas provocam um processo inflamatório na pele. A brotoeja, segundo Luciane, é mais comum em crianças e surge…...
Calor, dor de ouvido e o sono11/02/20 Estação mais quente intensifica as dores de ouvido Piscinas ou praias deixam nossos ouvidos expostos as otites externas Ouvimos diariamente falar sobre infecções de ouvido - o termo otite refere-se à......
Anemia: Como prevenir e tratar através da alimentação07/06/17 Os hábitos alimentares que possuímos podem dizer muito mais do que imaginamos sobre a saúde e o funcionamento do organismo. A alimentação é uma maneira essencial de proporcionar ao corpo os nutrientes, vitaminas e variadas categorias de elementos necessários......

Voltar para Blog

categorias-noticias