Postado em 06 de Novembro de 2020 às 16h46

NOVEMBRO AZUL: tudo começou em um pub

Datas Comemorativas (28)Saúde (79)

Chegou a vez dos homens! No mês passado falamos sobre o câncer de mama, como prevenir e combater a doença. O Novembro Azul vem com o mesmo intuito, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e auxiliar no combate ao câncer de próstata. Na próxima semana o conteúdo promete informação técnica, até lá, que tal conhecer um pouco da história da campanha?

Reunidos em um Pub, na Austrália, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante o mês de novembro para chamar atenção à saúde masculina. Isso aconteceu em 1999, no mesmo ano, eles arrecadaram fundos para instituições de caridade.

A atitude ganhou força, e hoje é comum ver o bigode ser utilizado como símbolo da campanha. Inclusive, no exterior, o "Novembro Azul" é denominado "Movember", junção das palavras Moustache (bigode, em inglês) e "November" (novembro, em inglês). Também é neste mês, dia 17, que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o que reforça a mensagem de autocuidado masculino.

No Brasil, duas organizações foram responsáveis pela propagação do movimento: Instituto Lado a Lado pela Vida e Sociedade Brasileira de Urologia, ambas iniciaram a campanha no país e deram visibilidade ao Novembro Azul. Mais do que alertar sobre o câncer de próstata, o movimento busca quebrar a preocupação e preconceito quanto ao exame de toque.

Assim como no Outubro Rosa, no Novembro Azul muitos pontos turísticos são iluminados pelo mundo, são realizas diversas ações, como: corridas de rua, eventos nos estádios de futebol, manifestações e palestras. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

QUALIDADE DO SONO LIGADA AOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS09/09/20 Você conhece os cuidados básicos que precisa ter com o seu corpo, como alimentação e exercício físico. Mas, quantas vezes você parou para cuidar da sua saúde mental? No ano passado a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou um aumento de 7% na taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes no Brasil, enquanto o índice mundial......
Cansaço fora do normal? Doenças podem causar essa sensação21/05/20 Costumamos associar o cansaço com o excesso de trabalho, de tarefas domésticas, de atividades físicas ou até mesmo com uma noite mal dormida. Porém, quando essa sensação de fadiga persiste por vários......

Voltar para Blog

categorias-noticias