Chegou a vez dos homens! No mês passado falamos sobre o câncer de mama, como prevenir e combater a doença. O Novembro Azul vem com o mesmo intuito, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e auxiliar no combate ao câncer de próstata. Na próxima semana o conteúdo promete informação técnica, até lá, que tal conhecer um pouco da história da campanha?
Reunidos em um Pub, na Austrália, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante o mês de novembro para chamar atenção à saúde masculina. Isso aconteceu em 1999, no mesmo ano, eles arrecadaram fundos para instituições de caridade.
A atitude ganhou força, e hoje é comum ver o bigode ser utilizado como símbolo da campanha. Inclusive, no exterior, o "Novembro Azul" é denominado "Movember", junção das palavras Moustache (bigode, em inglês) e "November" (novembro, em inglês). Também é neste mês, dia 17, que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o que reforça a mensagem de autocuidado masculino.
No Brasil, duas organizações foram responsáveis pela propagação do movimento: Instituto Lado a Lado pela Vida e Sociedade Brasileira de Urologia, ambas iniciaram a campanha no país e deram visibilidade ao Novembro Azul. Mais do que alertar sobre o câncer de próstata, o movimento busca quebrar a preocupação e preconceito quanto ao exame de toque.
Assim como no Outubro Rosa, no Novembro Azul muitos pontos turísticos são iluminados pelo mundo, são realizas diversas ações, como: corridas de rua, eventos nos estádios de futebol, manifestações e palestras.