Postado em 06 de Novembro de 2020 às 16h46

NOVEMBRO AZUL: tudo começou em um pub

Datas Comemorativas (38)Saúde (88)

Chegou a vez dos homens! No mês passado falamos sobre o câncer de mama, como prevenir e combater a doença. O Novembro Azul vem com o mesmo intuito, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e auxiliar no combate ao câncer de próstata. Na próxima semana o conteúdo promete informação técnica, até lá, que tal conhecer um pouco da história da campanha?

Reunidos em um Pub, na Austrália, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante o mês de novembro para chamar atenção à saúde masculina. Isso aconteceu em 1999, no mesmo ano, eles arrecadaram fundos para instituições de caridade.

A atitude ganhou força, e hoje é comum ver o bigode ser utilizado como símbolo da campanha. Inclusive, no exterior, o "Novembro Azul" é denominado "Movember", junção das palavras Moustache (bigode, em inglês) e "November" (novembro, em inglês). Também é neste mês, dia 17, que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o que reforça a mensagem de autocuidado masculino.

No Brasil, duas organizações foram responsáveis pela propagação do movimento: Instituto Lado a Lado pela Vida e Sociedade Brasileira de Urologia, ambas iniciaram a campanha no país e deram visibilidade ao Novembro Azul. Mais do que alertar sobre o câncer de próstata, o movimento busca quebrar a preocupação e preconceito quanto ao exame de toque.

Assim como no Outubro Rosa, no Novembro Azul muitos pontos turísticos são iluminados pelo mundo, são realizas diversas ações, como: corridas de rua, eventos nos estádios de futebol, manifestações e palestras. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Cuide da sua coluna13/06/17 A coluna vertebral é uma das estruturas mais nobres do corpo humano, afinal é responsável pela sua sustentação. A estimativa é de que os problemas na coluna atinjam 80% da população, representando o segundo motivo mais comum de faltas ao trabalho e a principal causa de incapacidade em pessoas abaixo dos 45 anos de idade,…...
Sabotadores do sono11/02/20 Quantas vezes você acordou de manhã com o despertador e teve a sensação que apenas tirou um cochilo ao invés de ter dormido por horas? Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, 60% dos brasileiros dormem......
A importância da vacinação infantil20/04/17 A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental. A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de......

Voltar para Blog

categorias-noticias