Postado em 08 de Outubro de 2018 às 19h30

O mês de Outubro se colore de rosa

Datas Comemorativas (33)
Conhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa é um movimento internacional utilizado para estimular a prevenção à doença, com diversas ações programadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28%…

Conhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa é um movimento internacional utilizado para estimular a prevenção à doença, com diversas ações programadas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Estima-se que, em 2018, aproximadamente 59,7 mil novos casos sejam diagnosticados, apenas no Brasil. Por isso, especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama não tem somente uma causa e a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos, por isso é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, após essa faixa etária. Mesmo assim, outros fatores podem contribuir para o seu surgimento, como obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcóolicas e histórico familiar.

Segundo a oncologista Marcia Kotz, existem alguns fatores que podem ajudar na prevenção, como exercícios físicos, o cuidado com a obesidade, que principalmente acontece em mulheres após a menopausa e a alimentação saudável, diminuindo a ingestão de açúcares. ?É importante também a mulher conhecer o seu corpo. Apalpar a mama e as axilas regularmente e fazer exames médicos anualmente?.

 Essa é uma patologia que pode ser detectada em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura, portanto, ao detectar a presença de um caroço (nódulo) na mama ou próximo à axila, alterações no bico do peito ou saída espontânea de líquido dos mamilos, procure seu médico.

Veja também

Novembro Azul: cuidado redobrado08/11/18 Assim como as mulheres, os homens recebem um mês dedicado à informação e a prevenção da saúde. O Novembro ganha a cor azul e o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ideia de levantar esse assunto muitas vezes mistificado,…...
Seu pai merece Eko'729/07/19 Ser pai?! A figura paterna é construída no dia a dia, representa segurança, responsabilidade e comprometimento, é uma figura fundamental para o desenvolvimento emocional e social da criança. Nossa sociedade impõe o papel de pai e o papel de mãe. Da mãe, as......
SETEMBRO AMARELO - DIGA SIM A VIDA!02/09/19 Cada vez mais os sentimentos de impotência e tristeza está tomando conta das pessoas. As relações estão se tornando mais líquidas, ou seja, as pessoas estão se distanciando cada vez mais e a sociedade já não deixa mais espaço para a tranquilidade, a qualidade......

Voltar para Blog

categorias-noticias