Postado em 13 de Maio de 2020 às 10h12

      Por que ler dá sono ?

      Bem-Estar (77)Dicas (70)

      Você é aquele tipo de pessoa que pega um livro pra ler e logo sente sono? Não se preocupe, isso não tem nada de errado. Na verdade, existem várias situações que contribuem com você sentir sono ao ler. 
      O primeiro motivo de porque isso acontece é que quando ficamos muito tempo acordados, nosso corpo começa a acumular adenosina no cérebro, uma substância capaz de inibir o nosso estado de vigília. É comum separarmos um tempo para leitura antes de dormir, ou seja, após uma rotina cansativa e estressante. Nesse período, nosso corpo já acumulou uma grande quantidade dessa substância e, consequentemente, você começará a dar breves cochilos.
      Outro ponto relacionado com o sono é a produção de melatonina, uma substância produzida pela glândula pineal a partir da serotonina. A secreção de melatonina inicia-se normalmente à noite, mais ou menos duas horas antes do horário que uma pessoa está acostumada a dormir. Essa produção está diretamente relacionada com a baixa luminosidade, sendo assim, quanto mais escuro o ambiente estiver, maiores são as chances de você sentir sono.
      Sendo assim, se você estiver lendo um livro em um ambiente com pouca luz, ficará com sono. Por outro lado, é importante destacar que livros digitais, que são lidos em tablets, smartphones e computadores, não causam a mesma sensação de sono que os livros impressos, uma vez que emitem luz, o que impede a produção de melatonina.
      Neste caso, podemos concluir que não é ato de ler que causa sono, mas sim, o momento escolhido para a leitura que normalmente acontece à noite, após um dia cansativo. Por isso, para não sentir sono ao ler, é importante optar por horários durante o dia e também em ambientes bem iluminados e aconchegantes.

      Leitura como aliada do sono
      Em 2009, a Universidade de Sussex, no Reino Unido, realizou um estudo para entender se o hábito de leitura, um pouco antes de dormir, causava diminuição do estresse.
      A pesquisa conseguiu levantar que ler se torna uma estratégia mais eficaz para diminuir o estresse do que escutar música ou caminhar. Durante o estudo, os voluntários chegaram a amenizar em 68% o nível de tensão ao folhear um livro por alguns minutos.
      A conclusão dos resultados encontrados é de que, ao acompanhar uma história, nos desligamos da realidade. Ou seja, ocorre um alívio das tensões musculares e uma diminuição significativa no ritmo dos batimentos cardíacos.
      Por outro lado, uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que a leitura de livros digitais durante a noite influencia na qualidade do sono, desencadeando sono menos profundo e cansaço ao amanhecer. Sendo assim, o uso de equipamentos eletrônicos deve ser evitado.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Cross Training: usando o corpo para perder calorias03/04/18 Uma modalidade esportiva que tem chamado atenção nos últimos anos é o Cross Training, um exercício funcional que trabalha a movimentação de todo o corpo e com resultados rápidos. Essa prática iniciou nos anos 2000, com os militares do exército estadunidense que eram convocados para as guerras no Oriente Médio. Como eles eram seu próprio…...
      Alimentos que auxiliam na hidratação da pele no verão07/01/19 A primavera já apresenta indícios de como vai ser o verão. Sol e calor fazem parte dessas duas estações, que costumam nos fazer sair regularmente de casa. Seja para passear ou praticar exercícios, a nossa pele sempre está em contato com os raios solares. Além......
      Relação do sono com a pele10/02/22O seu descanso é tão importante quanto o skincare Na onda do skincare, sabia que tão importante quanto utilizar produtos que ajudam no cuidado da pele, é preciso dormir bem? Pilar da saúde, o sono reflete no humor, na mente, produtividade e claro, na pele. Naquelas noites em que......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias