Postado em 13 de Maio de 2020 às 10h12

      Por que ler dá sono ?

      Bem-Estar (77)Dicas (70)

      Você é aquele tipo de pessoa que pega um livro pra ler e logo sente sono? Não se preocupe, isso não tem nada de errado. Na verdade, existem várias situações que contribuem com você sentir sono ao ler. 
      O primeiro motivo de porque isso acontece é que quando ficamos muito tempo acordados, nosso corpo começa a acumular adenosina no cérebro, uma substância capaz de inibir o nosso estado de vigília. É comum separarmos um tempo para leitura antes de dormir, ou seja, após uma rotina cansativa e estressante. Nesse período, nosso corpo já acumulou uma grande quantidade dessa substância e, consequentemente, você começará a dar breves cochilos.
      Outro ponto relacionado com o sono é a produção de melatonina, uma substância produzida pela glândula pineal a partir da serotonina. A secreção de melatonina inicia-se normalmente à noite, mais ou menos duas horas antes do horário que uma pessoa está acostumada a dormir. Essa produção está diretamente relacionada com a baixa luminosidade, sendo assim, quanto mais escuro o ambiente estiver, maiores são as chances de você sentir sono.
      Sendo assim, se você estiver lendo um livro em um ambiente com pouca luz, ficará com sono. Por outro lado, é importante destacar que livros digitais, que são lidos em tablets, smartphones e computadores, não causam a mesma sensação de sono que os livros impressos, uma vez que emitem luz, o que impede a produção de melatonina.
      Neste caso, podemos concluir que não é ato de ler que causa sono, mas sim, o momento escolhido para a leitura que normalmente acontece à noite, após um dia cansativo. Por isso, para não sentir sono ao ler, é importante optar por horários durante o dia e também em ambientes bem iluminados e aconchegantes.

      Leitura como aliada do sono
      Em 2009, a Universidade de Sussex, no Reino Unido, realizou um estudo para entender se o hábito de leitura, um pouco antes de dormir, causava diminuição do estresse.
      A pesquisa conseguiu levantar que ler se torna uma estratégia mais eficaz para diminuir o estresse do que escutar música ou caminhar. Durante o estudo, os voluntários chegaram a amenizar em 68% o nível de tensão ao folhear um livro por alguns minutos.
      A conclusão dos resultados encontrados é de que, ao acompanhar uma história, nos desligamos da realidade. Ou seja, ocorre um alívio das tensões musculares e uma diminuição significativa no ritmo dos batimentos cardíacos.
      Por outro lado, uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que a leitura de livros digitais durante a noite influencia na qualidade do sono, desencadeando sono menos profundo e cansaço ao amanhecer. Sendo assim, o uso de equipamentos eletrônicos deve ser evitado.

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      A pele ao redor dos olhos merece atenção16/08/18 Sabemos que é importante tomar alguns cuidados com a nossa pele, e principalmente ter um cuidado especial com a região dos olhos. Essa área da face acaba sendo mais sensível do que as outras, pois nossas pálpebras não possuem a mesma camada de gordura que o resto do corpo, além de ser a parte mais…...
      Qual o melhor açúcar?09/08/19 Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua......
      Benefícios do Pilates para gestantes26/06/18 Muitas mulheres grávidas continuam praticando exercícios físicos durante a gestação. Um exemplo destes exercícios são as populares aulas de Pilates. Essa prática pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães e também para o bebê. É claro, sempre com a......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias