Postado em 13 de Maio de 2020 às 10h12

Por que ler dá sono ?

Bem-Estar (70)Dicas (64)

Você é aquele tipo de pessoa que pega um livro pra ler e logo sente sono? Não se preocupe, isso não tem nada de errado. Na verdade, existem várias situações que contribuem com você sentir sono ao ler. 
O primeiro motivo de porque isso acontece é que quando ficamos muito tempo acordados, nosso corpo começa a acumular adenosina no cérebro, uma substância capaz de inibir o nosso estado de vigília. É comum separarmos um tempo para leitura antes de dormir, ou seja, após uma rotina cansativa e estressante. Nesse período, nosso corpo já acumulou uma grande quantidade dessa substância e, consequentemente, você começará a dar breves cochilos.
Outro ponto relacionado com o sono é a produção de melatonina, uma substância produzida pela glândula pineal a partir da serotonina. A secreção de melatonina inicia-se normalmente à noite, mais ou menos duas horas antes do horário que uma pessoa está acostumada a dormir. Essa produção está diretamente relacionada com a baixa luminosidade, sendo assim, quanto mais escuro o ambiente estiver, maiores são as chances de você sentir sono.
Sendo assim, se você estiver lendo um livro em um ambiente com pouca luz, ficará com sono. Por outro lado, é importante destacar que livros digitais, que são lidos em tablets, smartphones e computadores, não causam a mesma sensação de sono que os livros impressos, uma vez que emitem luz, o que impede a produção de melatonina.
Neste caso, podemos concluir que não é ato de ler que causa sono, mas sim, o momento escolhido para a leitura que normalmente acontece à noite, após um dia cansativo. Por isso, para não sentir sono ao ler, é importante optar por horários durante o dia e também em ambientes bem iluminados e aconchegantes.

Leitura como aliada do sono
Em 2009, a Universidade de Sussex, no Reino Unido, realizou um estudo para entender se o hábito de leitura, um pouco antes de dormir, causava diminuição do estresse.
A pesquisa conseguiu levantar que ler se torna uma estratégia mais eficaz para diminuir o estresse do que escutar música ou caminhar. Durante o estudo, os voluntários chegaram a amenizar em 68% o nível de tensão ao folhear um livro por alguns minutos.
A conclusão dos resultados encontrados é de que, ao acompanhar uma história, nos desligamos da realidade. Ou seja, ocorre um alívio das tensões musculares e uma diminuição significativa no ritmo dos batimentos cardíacos.
Por outro lado, uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que a leitura de livros digitais durante a noite influencia na qualidade do sono, desencadeando sono menos profundo e cansaço ao amanhecer. Sendo assim, o uso de equipamentos eletrônicos deve ser evitado.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Bolos e Pães Naturais Saudáveis, deliciosos e nutritivos!26/04/17 Os bolos e pães naturais são tendências alimentares saudáveis que estão ganhando a preferência de quem deseja uma vida saudável. Esses alimentos são a prova de que é possível manter uma alimentação equilibrada e com qualidade nutricional. O melhor é que isso tudo é possível sem perder o sabor e os prazeres de comer. A…...
DICAS PARA MANTER POSTURA 17/05/21 Como está sua postura? Já percebeu que, normalmente, quando alguém fala sobre isso você automaticamente corrige a posição da sua coluna? A gente sabe que não é fácil manter a postura o tempo todo,......
5 Hábitos da casa organizada25/04/19 Uma casa organizada, limpa e cheirosa traz benefícios para toda a família. Além do bem-estar físico e mental. Evite hábitos como cama desfeita, roupas espalhadas e pia suja, que trazem uma sensação interna negativa. A casa é o nosso refúgio e também reflete o......

Voltar para Blog

categorias-noticias