Postado em 04 de Junho de 2018 às 11h50

      Depois dos 40 ? o que muda no nosso corpo?

      Bem-Estar (77)
      Depois dos 40 anos nosso corpo muda. Isso é um fato que não pode ser negado. Mas quais são essas mudanças? No que elas afetam o dia a dia das pessoas que estão nesse momento de transição? Calma, a gente vai te explicar quais são e como passar por esse momento.             Os primeiros sinais…

      Depois dos 40 anos nosso corpo muda. Isso é um fato que não pode ser negado. Mas quais são essas mudanças? No que elas afetam o dia a dia das pessoas que estão nesse momento de transição? Calma, a gente vai te explicar quais são e como passar por esse momento.

                  Os primeiros sinais aparentes são os causados pelo sol, com o aparecimento das primeiras rugas. A radiação ultravioleta do sol desencadeia uma reação que degrada o colágeno do nosso corpo. As fibras que antes eram grossas e fortes, agora tornam-se mais finas e quebradiças, fazendo com que a pele perca a elasticidade e fique flácida. Beber água, cuidar da dieta e até tomar suplementos podem ajudar nesse sentido.

       

                  Também é nessa idade que o corpo começa a desacelerar. Depois dos 30, perdemos aproximadamente 10% de massa muscular a cada dez anos. O estilo de vida mais agitado começa a causar a sensação de estresse:mãos geladas, respiração ofegante, palidez na face, sensação de cabeça vazia. Mas, o estresse apenas apressa o envelhecimento, principalmente dos vasos sanguíneos, tornando o revestimento interno nas artérias menos elásticos e endurecidas. A prática de exercícios físicos e boas noites de sono são algumas formas de fazer com que isso aconteça de maneira saudável.

                  Outro fator que, geralmente, começa a ser percebido depois dos 40 são os sintomas

      da má digestão. Ela acontece por conta da mudança na ação das enzimas. Quando se chega nessa idade, os níveis hormonais são mais baixos, o que pode colaborar para essa alteração. É preciso ficar atento, pois essas alterações podem levar a deficiências nutricionais, como de zinco, ferro e proteínas.

      A nossa visão também se modifica. O cristalino, que é uma espécie de lente dos nossos olhos, é formado por células que não se renovam, o que pode causar a popular ?vista cansada?. Isso é muito mais comum do que se imagina, e uma consulta rápida com um oftalmologista para acompanhar essa mudança já o suficiente.

                        Chegar nos 40 não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é preciso estar ciente das situações que serão enfrentadas a partir desse momento. Nosso corpo se adapta às situações que vive, e a idade é uma delas. O importante é sempre cuidar da saúde da melhor forma possível, para conseguir chegar aos 80 com a vitalidade de quem acabou entrar na meia idade.

      Veja também

      Esgotamento digital: uma nova versão da síndrome de burnout17/12/21 Conhecido como esgotamento profissional, a síndrome de burnout, faz parte da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, e agora ganhou uma “nova versão”, conhecida como burnout digital. Você não precisa ir muito longe para conhecer alguém que vive conectado, isso quando essa......
      Estilo Hygge: O bem-estar dentro do lar15/04/19 Com a chegada da nova estação, o cotidiano se transforma. A chegada de baixas temperaturas e a mudança das paisagens dão o ?toque de recolher?. Em nosso lar, é momento de tirar do armário peças mais quentes e confortáveis, a fim de contemplar o prazer de......
      Relação do sono com a pele10/02/22O seu descanso é tão importante quanto o skincare Na onda do skincare, sabia que tão importante quanto utilizar produtos que ajudam no cuidado da pele, é preciso dormir bem? Pilar da saúde, o sono reflete no humor, na mente, produtividade e claro, na pele. Naquelas noites em que......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias