Postado em 04 de Junho de 2018 às 11h50

Depois dos 40 ? o que muda no nosso corpo?

Bem-Estar (70)
Depois dos 40 anos nosso corpo muda. Isso é um fato que não pode ser negado. Mas quais são essas mudanças? No que elas afetam o dia a dia das pessoas que estão nesse momento de transição? Calma, a gente vai te explicar quais são e como passar por esse momento.             Os primeiros sinais…

Depois dos 40 anos nosso corpo muda. Isso é um fato que não pode ser negado. Mas quais são essas mudanças? No que elas afetam o dia a dia das pessoas que estão nesse momento de transição? Calma, a gente vai te explicar quais são e como passar por esse momento.

            Os primeiros sinais aparentes são os causados pelo sol, com o aparecimento das primeiras rugas. A radiação ultravioleta do sol desencadeia uma reação que degrada o colágeno do nosso corpo. As fibras que antes eram grossas e fortes, agora tornam-se mais finas e quebradiças, fazendo com que a pele perca a elasticidade e fique flácida. Beber água, cuidar da dieta e até tomar suplementos podem ajudar nesse sentido.

 

            Também é nessa idade que o corpo começa a desacelerar. Depois dos 30, perdemos aproximadamente 10% de massa muscular a cada dez anos. O estilo de vida mais agitado começa a causar a sensação de estresse:mãos geladas, respiração ofegante, palidez na face, sensação de cabeça vazia. Mas, o estresse apenas apressa o envelhecimento, principalmente dos vasos sanguíneos, tornando o revestimento interno nas artérias menos elásticos e endurecidas. A prática de exercícios físicos e boas noites de sono são algumas formas de fazer com que isso aconteça de maneira saudável.

            Outro fator que, geralmente, começa a ser percebido depois dos 40 são os sintomas

da má digestão. Ela acontece por conta da mudança na ação das enzimas. Quando se chega nessa idade, os níveis hormonais são mais baixos, o que pode colaborar para essa alteração. É preciso ficar atento, pois essas alterações podem levar a deficiências nutricionais, como de zinco, ferro e proteínas.

A nossa visão também se modifica. O cristalino, que é uma espécie de lente dos nossos olhos, é formado por células que não se renovam, o que pode causar a popular ?vista cansada?. Isso é muito mais comum do que se imagina, e uma consulta rápida com um oftalmologista para acompanhar essa mudança já o suficiente.

                  Chegar nos 40 não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é preciso estar ciente das situações que serão enfrentadas a partir desse momento. Nosso corpo se adapta às situações que vive, e a idade é uma delas. O importante é sempre cuidar da saúde da melhor forma possível, para conseguir chegar aos 80 com a vitalidade de quem acabou entrar na meia idade.

Veja também

Sua roupa de cama também tem que ter qualidade Eko'712/08/19 Já sabemos que um colchão de qualidade vale mais que mil sonecas no sofá. Mas quando se trata das roupas de cama, sempre ficamos em dúvida sobre qual é a opção mais confortável e ideal para auxiliar uma boa noite de sono. Pois bem, a dica é prestar atenção na quantidade dos fios. Quanto maior…...
Alimentação equilibrada, intestino saudável!13/09/17 Os exageros alimentares e uma alimentação desequilibrada causa uma série de reflexos no organismo, provocando desconfortos e inconvenientes que podem ser prejudiciais à saúde. É comum que esse tipo de situação aconteça nos finais de semana, onde a rotina......
Cross Training: usando o corpo para perder calorias03/04/18 Uma modalidade esportiva que tem chamado atenção nos últimos anos é o Cross Training, um exercício funcional que trabalha a movimentação de todo o corpo e com resultados rápidos. Essa prática iniciou nos anos 2000, com os militares do exército estadunidense......

Voltar para Blog

categorias-noticias