Postado em 04 de Junho de 2018 às 11h50

Depois dos 40 ? o que muda no nosso corpo?

Bem-Estar (63)
Depois dos 40 anos nosso corpo muda. Isso é um fato que não pode ser negado. Mas quais são essas mudanças? No que elas afetam o dia a dia das pessoas que estão nesse momento de transição? Calma, a gente vai te explicar quais são e como passar por esse momento.             Os primeiros sinais…

Depois dos 40 anos nosso corpo muda. Isso é um fato que não pode ser negado. Mas quais são essas mudanças? No que elas afetam o dia a dia das pessoas que estão nesse momento de transição? Calma, a gente vai te explicar quais são e como passar por esse momento.

            Os primeiros sinais aparentes são os causados pelo sol, com o aparecimento das primeiras rugas. A radiação ultravioleta do sol desencadeia uma reação que degrada o colágeno do nosso corpo. As fibras que antes eram grossas e fortes, agora tornam-se mais finas e quebradiças, fazendo com que a pele perca a elasticidade e fique flácida. Beber água, cuidar da dieta e até tomar suplementos podem ajudar nesse sentido.

 

            Também é nessa idade que o corpo começa a desacelerar. Depois dos 30, perdemos aproximadamente 10% de massa muscular a cada dez anos. O estilo de vida mais agitado começa a causar a sensação de estresse:mãos geladas, respiração ofegante, palidez na face, sensação de cabeça vazia. Mas, o estresse apenas apressa o envelhecimento, principalmente dos vasos sanguíneos, tornando o revestimento interno nas artérias menos elásticos e endurecidas. A prática de exercícios físicos e boas noites de sono são algumas formas de fazer com que isso aconteça de maneira saudável.

            Outro fator que, geralmente, começa a ser percebido depois dos 40 são os sintomas

da má digestão. Ela acontece por conta da mudança na ação das enzimas. Quando se chega nessa idade, os níveis hormonais são mais baixos, o que pode colaborar para essa alteração. É preciso ficar atento, pois essas alterações podem levar a deficiências nutricionais, como de zinco, ferro e proteínas.

A nossa visão também se modifica. O cristalino, que é uma espécie de lente dos nossos olhos, é formado por células que não se renovam, o que pode causar a popular ?vista cansada?. Isso é muito mais comum do que se imagina, e uma consulta rápida com um oftalmologista para acompanhar essa mudança já o suficiente.

                  Chegar nos 40 não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é preciso estar ciente das situações que serão enfrentadas a partir desse momento. Nosso corpo se adapta às situações que vive, e a idade é uma delas. O importante é sempre cuidar da saúde da melhor forma possível, para conseguir chegar aos 80 com a vitalidade de quem acabou entrar na meia idade.

Veja também

Tecnologia para o bem15/11/17 Aplicativos que ajudam a cuidar da saúde               Que a tecnologia está presente em boa parte do nosso dia a dia não é segredo para ninguém. Mas você sabia que existem aplicativos para smartphones e tablets que podem ajudar a melhorar nossa saúde? Desde apps que monitoram o percurso percorrido em uma corrida ou caminhada…...
Andar descalço faz bem à saúde14/11/18 Em algum momento da vida você já deve ter escutado a sua mãe ou pai falando a seguinte frase: ?Coloque o chinelo, não faz bem ficar descalço!?. Porém, isso não é bem verdade. O corpo humano tem uma conexão com a natureza desde o início dos tempos e o contato......
Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é......

Voltar para Blog

categorias-noticias